Empregos

Dicas de entrevista de emprego em tempos de crise

By  | 

Está precisando de dinheiro? Conheça empresa Americana que paga de U$ 2 a 15 mil dólares por trabalho realizado. Faça o cadastro e receba informações!

Dicas de entrevista de emprego em tempos de crise

A crise econômica contribuiu para uma drástica redução no volume de contatações em todo país em 2015 e em 2016 este impacto está cada vez maior e preocupante e como o número de concorrentes não para de crescer, é preciso estar preparado para os processos seletivos cada vez mais competitivos e concorridos.

No processo seletivo, um dos momentos mais críticos é a entrevista de emprego. Este contato direto com o entrevistador é uma peça chave para a conquista da tão esperada contratação.

Entre os primeiros passos a serem seguidos para iniciar um processo seletivo com o pé direito estão:

Pontualidade – chegar no horário é um reflexo do seu nível de comprometimento;

Organização – geralmente há documentos e informações básicas solicitadas, como currículo, dados pessoais e documentos básicos, logo, ter estes documentos a mão, facilita muito a vida do entrevistador.

Boa apresentação – a apresentação pessoal requer cuidado. Tenha atenção à escolha do traje adequado, corte de cabelo, penteado, uso de maquiagem e etc…

Estes passos acima são apenas recomendações básicas e primordiais, mas não são elas que farão com que você sobressaia na entrevista. É preciso apresentar algo a mais para encantar o contratante.

Estratégias para se destacar na entrevista

Prepare-se com antecedência

Ao ser chamada para uma entrevista, antes do contato com o entrevistador, pesquise mais a fundo sobre a empresa, especialmente sobre sua história, posição no mercado, missão, visão e valores.

Durante o contato com o empregador você pode aproveitar para mencionar seus conhecimentos adquiridos na pesquisa e suas afinidades com a missão e os valores. Isto certamente vai surpreender no primeiro contato.

Falando sobre si

“Fale um pouco sobre você” é um questionamento óbvio, presente em todos os processos seletivos. Nesta hora, é importante ser objetivo e eficiente, por isto, treine esta resposta antes de sair de casa e para causar impacto, crie um discurso utilizando o método START (Situação, Tarefa, Ação e Resultado).

Baseado neste método, você deve apresentar-se de forma clara e objetiva e aproveitar o contexto da situação da pergunta para contextualizar as tarefas que já desempenhou anteriormente, apresentar ações que justifiquem sua pró atividade e confirmar seu foco no alcance de resultados.

Apresente suas questões

Numa entrevista, o entrevistado também pode fazer perguntas, por isto, não fique acanhado. Mostre atitude! Você pode perguntar maiores detalhes sobre a rotina da empresa, do cargo e do trabalho ao qual está concorrendo.

Para causar uma boa impressão, tente contextualizar as perguntas com fatos atuais sobre o mercado no qual a empresa atua ou com suas experiências anteriores, por exemplo.

Seja marcante

Tente não cair no abismo do esquecimento após a entrevista, mantendo um contato com a empresa, sem exageros. Para isto, você pode, por exemplo, encaminhar um e-mail ou usar outras formas de contato, para agradecer a oportunidade da entrevista. Só tome cuidado para manter a cordialidade e não ser inconveniente encaminhando várias mensagens.

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *