Como abrir ou montar uma corretora de seguros

By  |  0 Comments

Como abrir ou montar uma corretora de seguros de sucesso, sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

CORRETORA DE SEGUROS

FICHA TÉCNICA
Setor da economia: Terciário
Ramo de atividade: Serviços
Principal serviço: Seguros – automóvel, residencial, comercial, empresarial, de vida e saúde

HISTÓRICO. Segurar bens não é um hábito desenvolvido no Brasil, grande parte das pessoas limita-se ao seguro do automóvel, por desconhecer outras modalidades de seguros. Há ainda a idéia de que assegurar um bem é algo extremamente caro, o que não corresponde a realidade. Para mudar esta idéia as corretoras de seguros tem papel fundamental.

MERCADO. O mercado de seguros brasileiro movimenta atualmente, em prêmios, cerca de 3% do Produto Interno Bruto – PIB. E as expectativas são de que essa participação dobre em cinco anos, uma vez que o potencial de geração do “negócio seguro” é, sem dúvida, o maior da América Latina e um dos mais atrativos do mundo. A estabilização econômica, a quebra do monopólio de resseguros e a abertura do mercado são fatores decisivos para a expansão da área de seguros que tem, agora, de enfrentar o desafio próprio de qualquer crescimento: a capacitação permanente dos seus profissionais.
Entre os seguros que mais crescem estão os de riscos de engenharia e de seguro garantia.

LOCALIZAÇÃO. A localização neste empreendimento não é o mais importante, pois os clientes são visitados pelos corretores, é recomendável, entretanto, que o local escolhido seja de fácil acesso.

INVESTIMENTO. É variável de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo desta maneira variar em torno de R$ 50.000,00.

ESTRUTURA. A instalação de uma corretora não requer uma área muito grande, porém o espaço físico deve ser suficiente para acomodar toda a estrutura da corretora.

EQUIPAMENTOS. Os equipamentos básicos são:
– Móveis de escritório;
– Telefones e fax;
– Microcomputadores e impressoras;
– Material e expediente;
– Máquinas de escrever e calcular,…

MÃO DE OBRA. O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo iniciar com um número mínimo de 02 corretores e 01 secretária
OBS: Os corretores deverão ser cadastrados junto a SUSEP, como também o empreendedor.

CLIENTES. São tanto pessoas físicas quanto jurídicas, sendo que as pessoas jurídicas utilizam todos os tipos de seguros, enquanto as pessoas físicas limitam-se, normalmente, ao do automóvel, da residência, de vida e de saúde. Ambos buscam uma relação de parceria com a corretora, esperando sempre que lhe ofereça o melhor dentro de suas possibilidades.

FORNECEDORES. São as próprias companhias seguradoras, que devem ser cadastradas junto a corretora.
A seleção desses fornecedores deve ser cuidadosa, pois ao comercializar determinado seguro a corretora estará, indiretamente, “endossando” o produto, sendo portanto responsável por ele perante o cliente.

TIPOS. Alguns tipos de seguros:
– Saúde: É a modalidade de seguro que proporciona ao segurado a cobertura das despesas médico-hospitalares decorrentes das coberturas e padrão de conforto contratados.
– Veículos: Visa garantir ao segurado as perdas decorrentes das garantias contratadas, tais como colisão, incendio, roubo, e terceiros. Para esta modalidade existe uma gama enorme de alternativas visando sempre uma melhor cobertura.
– Residência e Condomínio: Possibilita a cobertura das mais variadas formas de infortúnio, tais como incêndio, queda de raio, explosão, roubo, além da assistência a reparos emergenciais, tais como serviços de hidráulica, elétrica, chaveiro e também serviços para alguns equipamentos eletrodomésticos. Existe ainda a possibilidade da cobertura para pagamento ou perda de aluguel do imóvel.
– Empresarial / Industrial: É a modalidade que possibilita a empresa dentro de sua filosofia de trabalho, resguardar-se das eventuais adversidades, tais como interrupção de seus negócios. Nesta modalidade também existe a possibilidade de se adequar as necessidades da empresa dentro das garantias e coberturas oferecidas pelo mercado, bem como o desenvolvimento de coberturas exclusivas.
– Profissional Liberal: É uma modalidade de seguros que possibilita ao Profissional Liberal a continuidade de sua renda que por ventura foi interrompida em decorrência de algum acidente de causa externa.
– Lucros Cessantes: É uma modalidade de seguros que visa reembolsar ao segurado as perdas decorrentes da interrupção de seu negócio profissional, em decorrência de eventos cobertos pelas garantias contratadas

LEMBRETES. Alguns lembretes importantes:
– Para abrir uma corretora de seguros, é importante conhecer bem os diversos produtos oferecidos pelas seguradoras que atuam no mercado, assim como o público-alvo a que estes produtos são direcionados.
– A atividade, exige do futuro empreendedor conhecimento do mercado e a realização de um bom trabalho em cima de carteira de clientes e no contato com consumidores em potencial.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas;
– Registro na Receita Federal;
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;
– Registro no Sindicato Patronal;
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar o seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização), e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990)
Outro fator importante, é o conhecimento da legislação deste setor:
– Lei Nº 4.594 – de 29 de Dezembro de 1964
Regula a Profissão de Corretor de Seguros.

OBS: Para maiores informações, consultar a SUSEP.

Registro Especial

Trâmites para Habilitação.
– FUNENSEG: Habilita candidatos a Corretores de Seguros, através de prova de capacitação técnica, em exame específico;
– SINCOR’s: Distribuem formulários e recebem os documentos que compõem os pedidos de novas concessões de registro ou de alterações cadastrais;
– FENACOR: Analisa, aprova e inclui ou altera dados cadastrais no Sistema Informatizado;
– SUSEP: Defere os pedidos; fornece números de registro; e emite identidades profissionais e títulos de habilitação, em casos de novas concessões ou em casos de 2ª vias, ou em casos de alterações cadastrais.
– FENACOR/SINCOR’S/DELEGACIAS REGIONAIS: Entregam as identidades profissionais e os títulos de habilitação aos corretores de seguros;
– FENASEG: Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados recebe da SUSEP, semanalmente, o Cadastro Nacional de Corretores de Seguros atualizado para divulgação ao mercador segurador;
O prazo para recebimento das carteiras/títulos é de até 30 (trinta) dias, a partir da data do protocolo inicial nos SINCOR’S;
Somente após o competente registro na SUSEP é que o Corretor de Seguros poderá iniciar suas atividades no Mercado da Corretagem de Seguros.
– CIRCULAR SUSEP Nº 146 e RESOLUÇÃO CNSP Nº 45 de 21.12.2000 – Trata da habilitação técnico-profissional e do registro do corretor de seguros , onde altera e regula tal habilitação e registro.

OBS. Para maiores informações consulte o FENACOR.

Entidades
Funenseg – Fundação Escola Nacional de Seguros
Rua São Vicente, 181 – Bela Vista – São Paulo – SP
01314-010
Tel. (11) 605 3140 / 3149

Susep – Superintendência de Seguros Privados do Ministério da Fazenda.
Rua Buenos Aires, 256 – centro – Rio de Janeiro – (RJ)
20.061-000
Tel. (21) 3806 9800 / 0800 21.8484

Fenacor – Federação Nacional dos Corretores de Seguros
AV. Rio Branco, nº 147, 6º Andar – Centro – Rio de Janeiro – (RJ)
20.040-006
Tel. (21) 507 0033

Fenaseg – Federação Nacional das Seguradoras
Rua Senador Dantas, 74/12º andar – Centro – Rio de Janeiro – (RJ)
Tel. (21) 524 1204

Fornecedores:
AGF Brasil Seguros S.A
Rua Luiz Coelho, 26 – Cerqueira Cezar – São Paulo – (SP)
01309-900
Tel. (11) 3171 6000 / 3171 6171

ALLIANZ-BRADESCO Seguros S/A
Rua Barão de Itapagipe, 225 – Rio Comprido – Rio de Janeiro – (RJ)
20269-900
Tel. (21) 563 1101 / 293 9489

BRADESCO Seguros S.A.
Rua Barão de Itapagipe, 225 – BL. B – Rio de Janeiro – (RJ)
20269-900
tel. (21) 503 1101 / 293 9489

CCF BRASIL Seguros S/A AV.
Brigadeiro Faria Lima, 3064- 2ºANDAR – São Paulo – (SP)
01451-020
Tel. (11) 827 5309 / 827 5321

EXCEL CIGNA Seguradora S.A
Rua Cincinato Braga, 340 – 8º ANDAR- São Paulo – (SP)
01333010
Tel. (11) 243 6600

FINASA Seguradora S.A
Rua Itapeva,782 – 3º andar – São Paulo – (SP0
01310917
Tel. (11) 3145 3399

ITAU Seguros S/A
Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha, 100 – BL. A – São Paulo – (SP)
04390-900
Tel. (11) 5582 3530 / 0800.164444

OBS: Para maiores informações consultar o site da FENASEG.

Endereços na Internet:

Site da Fundação Escola Nacional de Seguros.

http://www.funenseg.org.br/

Site da Superintendência de Seguros Privados do Ministério da Fazenda.

http://www.susep.gov.br/

Site da Federação Nac. dos Corretores de Seguros.

http://www.fenacor.com.br/

Site da Federação Nacional das Seguradoras.

http://www.fenaseg.org.br/

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>