Como abrir ou montar uma indústria de confecção, facção

Como abrir ou montar uma indústria de confecção, facção
Imagem: Como abrir ou montar uma indústria de confecção, facção  |  © Emprega Brasil

Como abrir ou montar uma indústria de confecção, facção e sucesso sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Indústria de confecção

FICHA TÉCNICA
Setor: Indústria
Tipo de Negócio: Indústria de Confecção

Apresentação do mercado da confecção

Facção é o nome dado à confecções que fazem seus serviços exclusivamente para outras confecções, em outras palavras, uma confecção que não possui marca própria, estilistas, desenhistas, lojas, etc.
A idéia de facção surgiu a partir da tendência de terceirização de serviços que vem ocorrendo em todas as áreas, geralmente, a escolha da opção pelo sistema de facção, é resultado dela ser identificada como uma saída para o empresário que montou uma confecção mas não conseguiu sucesso com sua marca própria. Assim, já que ele possui máquinas e empregados, ele oferece seus serviços a uma confecção de sucesso, que se tiver interesse irá contratá-lo para reproduzir suas próprias roupas.

Mercado da confecção

Atualmente, o sistema de facção é utilizado por grandes redes de lojas departamentalizadas e em grande escala para pequenos e médios lojistas.

Localização sobre confecção

Em cidades grandes existem regiões que se especializam em um determinado tipo de negócio – Polos Industriais, neste caso o lugar ideal, é aquele próximo aos das confecções. No caso das cidades menores, escolher um local razoavelmente central, onde o acesso seja fácil, e de preferência barato, é fundamental.

Estrutura da confecção

Quanto ao imóvel, o ideal é um bom galpão, com algumas salas para a parte administrativa do negócio e um estacionamento razoável, destinado aos clientes e fornecedores. Para a administração, usar salas separadas ou colocar divisórias.

Equipamentos

Irão variar de acordo com o tipo de peça a ser confeccionada. Os equipamentos básicos são:

– Máquinas de corte de tecido;
– Máquinas de costura;
– Máquinas para dar o acabamento às peças;
– Mesas especiais para confecção;
– Móveis de escritório, computadores, etc.

Pessoal

O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, sendo que o número mínimo de funcionários pode girar em torno de 10 (secretária, office-boy, telefonista, costureiras, vigia).

Como funciona

O plano de produção, neste caso, quem faz é o cliente, o empreendedor apenas deve ter a infra-estrutura necessária para executá-lo.

O processo

O processo produtivo segue os seguintes passos:

  •  1º PASSO:  após acertado de forma dinâmica os detalhes (preço, consumo médio por peça, quantidade etc…). O cliente compra o tecido, e entrega na facção;
  • 2º PASSO: consiste no corte, industrialização, lavagem e acabamento, geralmente este processo leva um período de 25 dias;
  • 3º PASSO: após revisão criteriosa as peças são embaladas e despachadas para o cliente com NF de serviço (mão-de-obra + aviamento) juntamente com a NF de devolução do tecido.

Marketing

Fazer a divulgação dos produtos é essencial, esta pode ser feita através de propagandas, frequentar reuniões setoriais (como feiras de moda, por exemplo), mas aproveitar a lista telefônica da cidade para fazer uma mala direta às confecções próximas, tornando o produto, assim, mais conhecido.

Dicas importantes

  • Produção Direcionada. Um fator importante para se obter sucesso com uma facção é especializar-se em um tipo específico de trabalho. Jeans, por exemplo. Ter os profissionais, máquinas e conhecimento para fazer peças em jeans (e as faz com boa qualidade),as chances de sucesso ao fechar contratos com confecções de peças em jeans são altas.
    Qualidade é a palavra-chave, a confecção que contrata uma facção é aquela que já possui um nome no mercado, e ela nunca se arriscará a terceirizar seus serviços caso haja chances de seu padrão de qualidade ficar comprometido.
  • Carta de Clientes Garantida. Outro fator importante é que futuro empreendedor conheça ou tenha um bom conhecimento deste ramo de atividade, não é recomendável abrir uma facção sem que antes já tenha contatado uma boa quantidade de empresários que possuam confecções e já possua contratos em vista. Os empresários que contratam uma facção são aqueles que não querem ter dores de cabeça com a compra de mais máquinas, contratação de pessoal, etc, por isso ele contrata uma facção.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Sites afins

ABRAVEST – Associação Brasileira do Vestuário: http://www.abravest.org.br
ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção: http://www.abit.org.br

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Artigos relacionados: indústria textil, indústria de alimentos, indústria de plástico, indústria farmaceútica, indústria de pisos, indústria e comércio, indústria, indústria  de confecções, indústria de bicicletas, indústria de cosméticos, indústria extrativa, indústria de refrigerante, indústria de chocolates, indústria confecção, as relacionadas com indústria de confecção, indústria confecção, indústria de confecção de roupas, indústria de confeccção em Fortaleza, indústria confecção e facção de uniformes profissionais, indústria de confecção infantil, como montar uma indústria de confecção, indústria de confecção.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Gostou desse artigo? Assine o nosso Feed!

Segredo do Adsense

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Deixe o seu comentário

*


*