Como abrir ou montar uma loja de ração para animais

Como abrir ou montar uma loja de ração para animais
Imagem: Como abrir ou montar uma loja de ração para animais  |  © Emprega Brasil

Como abrir ou montar uma loja de ração para animais de sucesso, sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Setor da Economia: Secundário
Ramo de Atividade: Comércio
Tipo de Negócio: Comércio de Rações para Animais
Produtos Ofertados/Produzidos: Rações em geral

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Ração para animais

Mercado

O carinho que muitos donos têm pelos seus animais, considerando-os muitas vezes um membro da família, justifica a proliferação de negócios relacionados a eles.
Hoje, as lojas que ofertam produtos para animais se proliferaram pelo Brasil, as loja de rações são uma delas.

O mercado de alimentos para animais continua oferecendo espaço para novos empreendimentos. Mas vale ressaltar que, quando se fala em bichos, não precisa-se necessariamente limitar a vendas no varejo para pessoas que possuem um animal de estimação, mas pode-se também pensar que existe a possibilidade de vendas no atacado, com o fornecimento desses produtos para canis e criadores de diversos outros tipos de animais.

Localização

É bom levar em consideração as facilidades de acesso e a disponibilidade de vagas para estacionar próximo ao ponto comercial. Se houver possibilidade, deve-se oferecer estacionamento no local ou convênio com estacionamentos nas redondezas. Essas lojas têm um raio de alcance pequeno e atingem, em sua maioria, as pessoas que moram nas proximidades.

Estrutura

Manter uma estrutura de comercialização conforme o que determina a lei, significa: mantê-la separada das dependências residenciais ou outras estranhas à finalidade específica do estabelecimento, bem como disponibilizar dependências adequadas à correta conservação e manutenção de limpeza, desinfecção e refrigeração dos produtos.

Equipamentos básicos

  • Balcão de atendimento;
  • Prateleiras;
  • Banquetas/cadeiras;
  • Balanças;
  • Veículo;
  • Telefone, calculadora, microcomputador e material de escritório, etc.

Investimento

Será fundamental fazer uma avaliação precisa do capital disponível, para que se possa dimensionar o negócio corretamente. Lembrando que, o investimento irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

Pessoal

Deverão ser pessoas que tenham conhecimentos sobre animais, de como manejá-los e detectar doenças. É conveniente ter como sócio um veterinário, já que a legislação exige a presença desse profissional no caso de comercialização de produtos veterinários. Com isso, o estabelecimento terá um diferencial para competir com as redes atacadistas.

Produto

O produto básico é a ração, sendo que esta é específica para cada animal, tais como, ração para:

– Aquicultura;
– Bovino;
– Caprinos e ovinos;
– Domésticos;
– Equinos;
– Linha de aves de corte e postura;
– Suinos, etc.

Tipos de rações

  • Completas: cobrem todas as necessidades nutricionais do animal. Garantem qualidade na quantidade certa de ração diária.
  • Específicas: são destinadas as necessidades fisiológicas particulares: aleitamento e lactação, por exemplo.

Lembretes importantes

  • O mais importante da atividade é adquirir conhecimentos a respeito não somente das rações que se deseja comercializar, mas também do tipo de clientela que se pretende atender e, no caso, um requisito essencial é gostar de lidar com bichos;
  • É importante lembrar que, quem compra não consome, mas exige que seu animal de estimação fique plenamente satisfeito com o produto escolhido.

Diversificando

Para quem estiver pensando somente em revender rações, a dica é ofertar outros tipos de produtos e serviços para atrair a clientela, aproximando-se do perfil de um pet shop.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;
– Registro no ministério da agricultura para comercialização de rações, vacinas e outros produtos veterinários;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

OBS. Se for prestar serviços de vacinação, banho e tosa, será necessária a contratação de um veterinário, neste caso é obrigatória a supervisão de um profissional da área,( Conselho Regional de Medicina Veterinária – Veterinário), visto que a legislação exige a presença desse profissional, ( RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL – Estabelecimentos que armazenem, distribuem, comercializem, importem ou apenas exportem produtos veterinários, estão obrigados a ter um médico veterinário como responsável).

Sites afins

Conselho Federal de Medicina Veterinária: http://www.cfmv.org.br
IBAMA: http://www.ibama.gov.br
SINDIRAÇÕES – Sindicato Nacional das Industrias de Alimentos Animais: http://www.sindiracoes.com.br
Aliança Internacional do Animal: http://www.aila.org.br
Revista de Cães e Cia: http://www.petbrasil.com.br
Ração Animal Pet Love: http://www.petlove.com.br
Mercearia do Animal‎: http://www.merceariadoanimal.com.br
Ração para Cães: http://www.bondfaro.com.br/racao‎

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

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