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Ideias de negócios

Como montar um Estúdio de Gravação. Passo a Passo

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Saiba como montar um estúdio de gravação lucrativo gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro com gravação, aluguel de estúdio e instrumentos. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Estúdio de gravação

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Serviços
Tipo de Negócio : Serviços de gravação e similares.
Serviços : Gravação de CD’s e fitas, aluguel de estúdio e de instrumentos para ensaios remasterização de discos e colocação de arranjos.

Apresentação

Um velho sonho de todos os músicos já é rotina para uma boa parcela deles e de quem se habilitar a ganhar dinheiro com esse negócio. Ter em casa um estúdio de gravação, onde se possa gravar os próprios trabalhos, seja como fonte de renda, ou para registrar as idéias quando elas ainda estão frescas, recém-saídas da inspiração.
Muitos músicos, pelo mundo afora, têm seu próprio estúdio, geralmente instalado em um quarto ou sala, em casa, alguns são bastante sofisticados, com gravação de áudio digital em 24 pistas ou mais, mesas de som automáticas e muito poderosas, vários samplers, sintetizadores, supercomputadores, tratamento acústico, enfim, recursos compatíveis com os estúdios comerciais de médio ou até grande porte.

Mercado

Com a liberalização alfandegária para a importação de equipamentos eletrônicos, o mercado cresceu rapidamente. As lojas de instrumentos se modernizaram e aumentaram em quantidade e qualidade.
A gigantesca multiplicação do número de estúdios caseiros decorreu de alguns inventos, que surgiram com a tecnologia digital, no início dos anos 80, esses inventos evoluíram de modelos que vinham sendo desenvolvidos nas duas décadas anteriores.
O antigo sonho de compositores, cantores e instrumentistas se converteu em um mercado promissor.

Estrutura

É importante que o empreendimento tenha um bom estacionamento ou algum espaço para descarregar os equipamentos dos músicos e cantores. Por outro lado, é bom lembrar que a maioria dos estúdios é montada em espaços pequenos, como garagens ou cômodos vazios da casa do empreendedor. Obviamente, o tamanho varia conforme o capital disponível. Imprescindível, no entanto é cuidar da forração acústica, para evitar problemas com a qualidade do som e com os vizinhos.

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Investimento

O investimento irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo este variar em torno de R$ 80 mil.

Equipamentos

Ultimamente as máquinas, ferramentas e software para se gravar música em casa são lançados freneticamente em um mercado que não pára de se expandir.
Dos inventos desenvolvidos nos anos 60 e 70, o mais conhecido é o protocolo MIDI – a interface que comunica sintetizadores a computadores. Foi em 1983, que a indústria resolveu criar um protocolo unificado, e aberto a inovações futuras, a Musical Instrument Digital Interface, ou MIDI.

Os equipamentos básicos são:

– Seqüenciadores por computador;
– Microfones;
– Mesa de som;
– Sistema de amplificação;
– Processadores de efeitos sonoros;
– Microcomputadores;
– Bateria e outros instrumentos.

Pessoal

Irá variar de acordo com a estrutura, sendo que o número mínimo de funcionários são dois, um pode cuidar do trabalho externo, como divulgação e atendimento, e o outro, da parte operacional, como a manutenção dos equipamentos.

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Os produtos

Alguns produtos que os estúdios podem oferecer:

– Criação e produção de trilhas sonoras;
– Vinhetas;
– Sonorização para Multimídia;
– Rádio e TV, etc.

Divulgação

A propaganda para divulgar o negócio pode ser feita em internet, em revistas especializadas e jornais, não esquecendo nunca da propaganda boca-a-boca.

Alternativas

Alguns atrativos podem incrementar o empreendimento e aumentar o faturamento, como um bar ou uma loja. Mas existem outras “praias” a explorar. Como por exemplo captar anunciantes para programas radiofônicos.

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Minnistério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário,

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