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Ideias de negócios

Como montar uma Choperia – Passo a Passo

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Saiba como montar uma Choperia lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro comercializando bebidas e refeições rápidas. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Choperia

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio
Tipo de Negócio: Choperia
Produtos ofertados/Produzidos: Comércio de bebidas alcoólicas e não alcoólicas e refeições rápidas.

História da Choperia

Egípcios, babilônicos, assírios e sumérios já fabricavam e degustavam sua cerveja há 6.000 anos. Era para tratamento de doenças e para cerimônias religiosas ou festivas. Era também alimento. Em Sumério a palavra cerveja significa pão líquido, pois os ingredientes para preparo de ambos são praticamente os mesmos. Gregos e romanos através dos mosteiros, difundiram as técnicas egípcias pela Europa, e também contribuíram para melhoria do sabor introduzindo o uso do lúpulo em substituição a outras ervas até então usadas.

Mercado

Um campo seleto dentro do mercado da cerveja está aberto a quem dispõe de alguma ciência para lidar com bebidas e cultua o charme do chope. No momento esta fatia representa apenas 3,5% do que o Brasil produz em termos de cerveja, mas o crescimento é evidente. O chope está sendo redescoberto, diante disto um novo mercado a ser explorado.

Estrutura

Sugere-se como área mínima 80 m2, e que na elaboração do projeto e no direcionamento da decoração leve-se em conta a faixa etária do consumidor habitual.
Ter estacionamento em frente ou próximo.
O arranjo físico deve ser harmonioso tanto na distribuição dos espaços como na decoração. Internamente o ambiente deve ser dividido em duas partes, uma destinada ao atendimento ao público (balcão, mesas, etc..), e outra para a cozinha e o estoque.

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Equipamentos necessários

– Chopeiras elétricas;
– Balcões de frios;
– Balcões frigoríficos;
– Geladeiras;
– Liquidificadores;
– Freezers,…. etc.

Observações

A compra da chopeira merece atenção: a elétrica é mais econômica e prática, mas a mecânica – com câmara frigorífica e serpentina longa – garante qualidade à bebida.

Pode-se levar em conta a possibilidade de que uma das companhias fabricantes de chope mostre interesse em subsidiar desde a compra da chopeira até os letreiros luminosos caso haja previsão de movimento significativa.

Investimento

É variável de acordo com a estrutura a ser adotada, pode variar entre R$ 90 a R$ 250 Mil.

Pessoal

O número de funcionários é variável de acordo com a estrutura a ser adotada pelo empreendedor, sendo que, o número mínimo é de 4 funcionários.

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Diferença entre cerveja e chopp

Basicamente até a filtração só existe um único produto. Depois de filtrada, parte da produção vai para as latas e garrafas e serão pasteurizadas – é a cerveja. Outra parte irá para barris e não será pasteurizada – o chopp.

A diferença está na pasteurização. E ela influi negativamente no paladar da cerveja. Contudo grandes fabricantes nacionais, objetivando redução de custos, passaram a pasteurizar também seu chopp visando garantir maior prazo de validade, permitindo transporte a maiores distâncias, redução nos cuidados de conservação, redução nas reclamações dos clientes, e ampliação na freqüência de limpeza de equipamentos de extração

Manuseio

O cuidado é item essencial na manipulação do chope, que ao contrário da bebida em garrafa, é semi-pasteurizado e , portanto, requer mais zelo. Esta característica tira parte da responsabilidade do fabricante pela qualidade final do chope e lança um desafio para quem trabalha com o produto.

Cuidados para qualidade do produto

Evitar a todo custo a excessiva movimentação dos barris durante o transporte; “tirar” o chope de uma só vez, com colarinho, (conserva a temperatura e mantém o sabor); não manter estoques por muito tempo (depois de três dias, o chope já não tem o mesmo sabor), dentre outros, são detalhes que podem assegurar o sucesso do empreendimento.

Risco

O grau de risco é baixo, dependendo das estratégias de marketing e atendimento empregadas, mas o retorno do investimento não deve ser esperado para antes de 24 meses após a abertura do negócio.

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Fatores que influenciam no sucesso

Alguns fatores são de extrema importância para o sucesso deste empreendimento:

– Boas instalações físicas do ambiente;
– Localização do estabelecimento;
– Higiene;
– Cardápio complementar;
– Forma de atendimento;
– Qualidade da música (ambiente ou ao vivo), dentre outros pontos que definem o sucesso de uma choperia.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Obs. A legislação que rege o mercado de bebidas oscila basicamente entre o Min. da Saúde (ANVISA), e Min. da Agricultura, como também algumas são estaduais e municípais.

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Algumas leis que o empreendedor deve ter conhecimento:
* Nível Federal
– LEI Nº 8918/94. Dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas, autoriza a criação da Comissão Internacional de Bebidas e da outras providências.
* Nível Municipal
– LEI Nº 4742/98. Dispõe sobre horário de funcionamento dos estabelecimentos prestadores de serviços, comerciais e industriais no município de Vitória
– LEI Nº 4 987/99. Dispões sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, no município de Vitória.

Entidades

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária: http://www.anvisa.gov.br
Ministério da Agricultura e do Abastecimento: http://www.agricultura.gov.br/

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.
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0 Comments

  1. jesus a b deges

    14/10/2015 at 18:32

    gostaria muito de montar uma choperia gostaria de ideias novas com pouco investimento

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