Ideias de Negócios

Montar fábrica de Caixas de Papelão gastando pouco

 

 

 

By  | 10/11/2017

Saiba como montar uma fábrica de caixas de papelão lucrativa gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro com fabricação de embalagens de papelão. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Embalagens de papel e papelão

Introdução FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Indústria
Tipo de Negócio: Fabricação de embalagens de papel

Apresentação

A embalagem representa, antes de tudo, a economia aliada aos padrões culturais do homem. É uma reunião de formas, materiais e intenções de usos que, unidas, buscam solucionar gostos, estéticas, transportes, adornos, entre outras necessidades presentes no cotidiano dos grupos sociais.

Em suas diversas formas, as embalagens atestam tecnologias emergentes ou demonstram a continuidade de processos tradicionais.
As embalagens carregam em si o valor da síntese visual. É por isso que elas devem possuir textura, formato e material adequados, tanto ao conteúdo material quanto ao valor simbólico que ele carrega.

Histórico

As primeiras embalagens surgiram há mais de 10.000 anos e serviam como simples recipientes para beber ou estocar. Esses primeiros recipientes, como cascas de coco ou conchas do mar, usados em estado natural, sem qualquer beneficiamento, passaram, com o tempo, a ser obtidos a partir da habilidade manual do homem.

Tigelas de madeira, cestas de fibras naturais, bolsas de peles de animais e potes de barro, entre outros ancestrais dos modernos invólucros e continentes, fizeram parte de uma segunda geração de formas e técnicas de embalagem.
Atualmente existem vários tipos de embalagens e dos mais diversos materiais.

Mercado

A partir de meados da década de 90, o mercado de embalagens passou a sofrer uma forte concorrência estrangeira, desta forma, os fabricantes nacionais de embalagens passaram a investir pesado na qualidade, na funcionalidade e no design dos produtos, a fim de adaptá-los às necessidades do cliente.
Apesar da forte concorrência, o mercado comporta novas empresas, já que a demanda não pára de crescer.

VOCÊ VIU?  Como montar um Estúdio Fotográfico. Passo a Passo

Nichos de mercado

As oportunidades mais atraentes para quem deseja entrar no segmento estão nas áreas de embalagens de papel e papelão ondulado. Nesses campos, os pequenos fabricantes conseguem competir mais facilmente e os investimentos requeridos são menores.

Equipamentos básicos

  • Cortadora-Vincadeira com impressora flexográfica;
  • Tesoura Hidráulica a CNC.

Investimento

Irá variar de acordo com a estruturar do empreendimento.

Funcionamento

Quem optar por esse negócio deve estar preparado para atender a pedidos de urgência, o que significa, muitas vezes, trabalhar até 12 horas por dia.

Cconhecer a concorrência

Conhecer os parâmetros de qualidade e design adotados pela concorrência, poderá ajudar no desenvolvimento de produtos inovadores. Além disso, a atualização tecnológica é cada vez mais necessária para se obter competitividade. E a receita exige, ainda, uma boa dose de criatividade, para o fabricante não virar um mero transformador de matéria-prima;

Exigências

Beleza não basta, é preciso oferecer informação para o comprador. Por isso, seja qual for a embalagem a se fabricar, deve-se consultar as exigências legais para cada tipo de embalagem, seja para alimentos, medicamentos, etc.

Peculiaridades do ramo

Quem quer entrar no negócio de corte e vinco precisa ter bons conhecimentos de produção gráfica, porque basicamente vai trabalhar com papel e papelão.
Além disso, apesar do mercado de embalagens ser bastante próspero não proporciona, por si só, a certeza de sucesso do empreendedor.

Conhecendo a embalagem

As embalagens de papel e papelão estão no grupo de embalagens que compreendem os sacos e papéis de embrulho, formas simples e baratas de embalagem, as caixas e cartuchos de papelão liso e as caixas de papelão ondulado, utilizadas como embalagem por todos os segmentos da indústria de transformação.

As embalagens de papel e de papelão podem ser moldadas em vários formatos, são relativamente leves e ocupam pouco espaço de armazenamento. Por outro lado, não são resistentes a água. Para lidar com esta desvantagem, foram desenvolvidas várias técnicas para modificar o material.

Papeis encerados são comumente usados para embalar alimentos. Caixas de cartão se tornam resistentes à água através de camadas de polietileno.

VOCÊ VIU?  Como fazer joias, processos de fabricação de joias

Fatores que influenciam no sucesso do empreendimento

  • Design. Funcionalidade e bom design fazem a diferença;
  • Produção. Deve-se definir claramente o tipo de embalagem a ser produzido, a clientela-alvo e o maquinário a ser utilizado;
  • Fornecedores. São importantes fontes de informações para a escolha de tecnologias adequadas ao empreendimento;
  • Criatividade. Oferecer embalagens com design criativo. Este é o primeiro passo para se diferenciar da concorrência;
  • Funcionalidade. As embalagens devem ser acima de tudo funcionais, garantindo fácil manuseio, transporte e armazenagem;
  • Diversidade. Diversificar a clientela, direcionar mais de 50% da produção para um único cliente traz risco de quebra, caso o pedido seja cancelado, diversificar a clientela é recomendável até para quem tem grandes pedidos em carteira.
    Concentrar-se em um único cliente é pecado mortal, podendo comprometer o futuro do próprio negócio.
  • Desperdício. É interessante que com a prática, aprenda-se a aproveitar sobras de papel do processo de corte, com as quais fará peças menores, reduzindo desse modo os custos.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Com relação a normalização técnica das embalagens deve-se consultar a ABNT.

VOCÊ VIU?  Como montar uma Borracharia gastando pouco

Entidades

ABPO – Associação Brasileira do Papelão Ondulado http://www.abpo.org.br

ABRE – Associação Brasileira de Embalagem: http://abre.org.br/index.htm

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas: http://www.abnt.org.br/

BRACELPA – Associação Brasileira de Celulose e Papel: http://www.bracelpa.com.br/
Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

1 Comment

  1. Alexandre

    novembro 18, 2015 at 6:42 pm

    Quero ter noção para montar uma cartonagem!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *