Ideias de Negócios

Móveis de junco – Saiba como fazer

 

 

 

By  | 10/11/2017

Saiba como fazer Móveis de Junco gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro fabricando móveis, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

 

Fabricação de móveis de junco

 

Ficha Técnica
Setor da Economia: Indústria
Ramo de Atividade: Fabricação de Móveis
Tipo de Negócio: Fabricação de Móveis de Junco

 

Móveis de Junco

 

Os móveis de junco, há muito tempo, deixaram de ser vistos somente como soluções para casas de campo ou praia. Estão sendo usados e bem aceitos em casas e apartamentos. Uma tendência que tem seus motivos pois trata-se de um produto natural cuja a extração de sua matéria prima não provoca danos ambientais e possui renovação natural e constante.  Além disso podemos dizer que são móveis funcionais e podem ser facilmente adaptados aos mais variados ambientes.

 

Mercado – Móveis de Junco

 

Infelizmente, não há números disponíveis sobre o mercado de móveis de junco, já que os fabricantes nem sequer possuem uma associação. Mas sabe-se que a exportação desses produtos por indústrias brasileiras ainda é pouco competitiva, em função do alto custo da mão-de-obra e do transporte, em comparação com os artigos asiáticos.

 

Segundo estimativas feitas pelos consultores, o preço do metro quadrado da fibra já tecida e transportada da Ásia é cerca de oito vezes inferior ao da fibra brasileira. Eles lembram, porém, que o sucesso da indústria asiática de rattan demonstra que há potencial para esses produtos no mercado mundial. A saída, em sua opinião, é procurar apoio e capital de organizações não lucrativas e agências de desenvolvimento, para estimular pesquisas de tecnologias de produção que tornem competitivos os móveis brasileiros de fibras naturais.

 

Concorrência – Móveis de Junco

 

Para você que deseja entrar efetivamente no ramo de móveis de fibras naturais, recomenda-se um bom investimento na divulgação. Segundo ele, as empresas já existentes e que têm sucesso no mercado usam a Internet e revistas especializadas em decoração para esse fim e procuram mudar os modelos com frequência, geralmente a cada três meses. A Internet, assim como viagens internacionais, também são bons recursos para buscar lançamentos no exterior e conhecer as novas tendências de mercado. Essas estratégias mais sofisticadas, porém, não costumam ser usadas por produtores do Norte e Nordeste, onde o trabalho é feito em oficinas menores e basicamente ancorado no artesanato puro.

 

Processo – Móveis de Junco

 

O móvel de junco é confeccionado em armação de ferro e trançado em junco. Após a escolha do modelo do móvel (sofá, cadeira, etc.) a ser produzido, é feita uma armação sobre a qual trabalham os artesãos, preenchendo-a com a fibra escolhida. Em geral essa armação é feita de tubos de ferro soldados, os quais exigem apenas uma soldadeira e uma furadeira para sua produção. Serralherias externas são usadas apenas quando o produto final desejado é uma peça mais sofisticada, de design aprimorado.

VOCÊ VIU?  Montar uma fábrica de brinquedos gastando pouco

 

Etapas de preparação do móvel de Junco

 

Armação – Móveis de Junco

Corte por Abrasão – Móveis de Junco

 

É utilizado na indústria metalúrgica por ser rápido e barato, porém não proporciona um bom acabamento na face cortada, essa deverá melhor acabada com a esmerilhadeira manual (lixadeira), para evitar rebarbas;

 

Rebolo Abrasivo – Móveis de Junco

 

Os rebolos são ferramentas cortantes, constituídas de partículas abrasivas, ligadas entre si por material aglutinante. Tratando-se de uma ferramenta universal, abrange um vasto campo de aplicação, sendo utilizada em máquinas para operações de corte, afiação e retificação de superfícies, produzindo acabamento dentro das tolerâncias dimensionais e de rugosidade preestabelecidas ou eliminando excesso de material em peças fundidas, forjadas ou estampadas. O princípio de ação do rebolo consiste no desgaste causado pela penetração superficial dos grãos abrasivos, ocasionando a remoção de partículas do material.

 

Curvatura por Aquecimento – Móveis de Junco

 

Para facilitar a dobra do tubo e da viga usa-se um sistema de aquecimento conhecido popularmente como maçarico. O aço quando submetido a um aumento de calor fica com maior maleabilidade(flexibilidade) permitindo assim uma dobra sem muito esforço.

(OBS: É aconselhável a construção de gabaritos de dobra para que se obtenha móveis iguais numa produção em série);

 

Soldagem – Móveis de Junco

 

Soldagem é o processo de união de materiais usado para obter a união localizada de metais e não- metais, produzida por aquecimento até uma temperatura adequada, com ou sem a utilização de pressão e/ou material de adição. Para que a soldagem realmente se realize, os metais a serem unidos devem ter uma propriedade imprescindível: a soldabilidade, que é a facilidade que os materiais têm de se unirem por meio de soldagem e de formarem uma série contínua de soluções sólidas coesas, mantendo as propriedades mecânicas dos materiais originais.

 

Preparação do Junco – Móveis de Junco

 

Para que se possa utilizar o junco na fabricação de móveis, ele precisa passar por determinados processos que envolvem desde a separação do miolo da palha, cozimento e clareamento.

 

Separação – Móveis de Junco

 

A separação do miolo da palha, consiste na quebra do junco e posterior separação do miolo. Essa operação é feita manualmente;

 

Cozimento – Móveis de Junco

 

Após separado, o junco passa por um processo de cozimento em um recipiente com água e soda cáustica. Normalmente utiliza-se 200 litros de água para 2 pacotinhos de soda cáustica. O cozimento se dá até que a água entre em ebulição;

 

Clareamento – Móveis de Junco

 

Com o objetivo de conseguir móveis em tons suaves é preciso clarear o junco. O procedimento deverá ser o seguinte: depois que o junco passou pelo processo de cozimento deixe-o de molho no cloro até que ele fique mais claro;

 

Trançagem – Móveis de Junco

 

A trançagem do junco é feita através do processo manual. O junco deve estar sempre umedecido, caso contrário seu manuseio fica dificultado. É nesta etapa que se dá o formato desejado aos móveis.

VOCÊ VIU?  Isopor - Saiba como fazer

 

Cuidados – – Móveis de Junco

 

Os principais riscos envolvem as operações de soldagem são: incêndios e explosões, queimaduras, choque elétrico, inalação de fumos e gases nocivos e radiação. Para evitá-los o operador do equipamento de soldagem deverá proteger as mãos com luvas feitas com raspas de couro; o tronco, com um avental de raspa de couro, ou aluminizado; os braços e os ombros com mangas e ombreiras também feitas de raspas de couro; a cabeça e o pescoço, protegidos por uma touca; os pés e as pernas, com botinas de segurança providas de biqueira de aço e perneiras com polainas que, ao cobrir o peito dos pés, protegem contra fagulhas ou respingos que possam entrar pelas aberturas existentes na botinas. Além disso, é sempre bom lembrar que manter o local de trabalho sempre limpo e ventilado, retirar todo o material inflamável do local de trabalho antes de iniciar a soldagem, restringir o acesso de pessoas estranhas ao local da soldagem, isolando-o por meio de biombos; usar sempre o equipamento de proteção individual.

 

Alguns equipamentos utilizados – Móveis de Junco

 

-Máquina de Corte por Abrasão (Poli- Corte): está máquina assemelha-se a uma serra de disco de marcenaria diferenciando-se pelo disco abrasivo e o processo onde a peça é fixada em uma morsa ou gabarito e o disco é movimentado, acionado manualmente ou mecanicamente. É aconselhável a construção de um gabarito de corte por encosto para obtenção de maior precisão na dimensão do comprimento e viabilização da produção de peças em série;

 

-Esmerilhadeira Manual (Lixadeira): Máquina usada geralmente na metalurgia especificamente em caldeiraria e serralheria. Assemelha-se com politris automobilística mas funciona por abrasão (disco Abrasivo);

 

– Cilindro de oxigênio; reguladores da pressão; cilindro de acetileno; mangueiras e maçarico;

 

Matéria Prima – Móveis de Junco

 

Junco; Soda Cáustica; Cloro e Tubo de Aço SAE 1020; A matéria-prima para uso deve estar armazenada em local com sombra e não exige maiores cuidados.

 

Pessoal – Móveis de Junco

 

O trabalho de produção é bastante artesanal. São aproveitados artesãos rurais, que vão aprimorando suas habilidades durante a própria produção.
Registro Especial.

 

Solicitar Licença Ambiental junto à Secretaria do Meio Ambiente.

 

ENTIDADES PARA CONTATO
. Núcleo Regional de Informação Tecnológica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (NRI-SP/IPT)
(0xx11) 3767-4456/4126,
e-mail: nri-sp@htcid.ipt.br.

 

Fornecedores – Móveis de Junco

. Matérias Primas
.. Gerdau – Tel.: (011) 3874-4000 / Fax: (011) 3874-4362
E- Mail: Gp@Gerdau.Com.Br
Site: Www.Gerdau.Com.Br

 

..Red Metal (Alumínio, Bronze, Cobre, Latão)
Rua Marcial, 184/194/200 – Moóca- S.P.
Telefax: (011) 291.0500

VOCÊ VIU?  Como montar uma Ótica

 

..Açoferro Com. E Repr. Ltda.
Rua Iririu, 2060 – Sala/5- Iririu – Cep 89224-000
Joinville – Santa Catarina – Fone: (047) 437.1386

 

..Dicon – Distribuidora De Ferro E Aço
Rua Ouro Verde De Goiás, 600 – Cumbica- Guarulhos – SP
Cep – 07221-080 / Tel/Fax: (011) 6488-0224
Tel/Fax: (019) 422-5400 –Piracicaba.

 

Maquinário – Móveis de Junco

 

..Indústrias Romi S.A .
Rua Coriolano, 710 – Tel.: (011) 873-3388 – São Paulo/SP
Caixa Postal 8352 / Telex 1183922 – Fax: (011) 65-9510 – Cep:05047-000 (em Porto Alegre – 051-342-5066

..Traub
Rua Arnaldo Magniccaro, 364 – Cep :04691-902
Área Industrial De Jurubatuba – Santo Amaro/SP

 

Fone: Pabx 246-6933 / Telex: 011-57644 Spo
Telefax: (011) 522-2998
Endereço Telegráfico: Traubomatic

 

..Sorg Indústria E Comércio De Máquinas Ltda.
Rua Martino Dragone,461- Jardim Santa Bárbara – Limeira/SP
Cep 13480-308 – Fone/Fax: (0194) 51.2177

 

. Junco:

 

..Comércio De Vime Mika Ltda., Rua Dona Elfrida, 99, Cep 02462-000, São Paulo, Sp, Tel. (0xx11) 298-8285
Gs Móveis Ltda., Rua Ângelo Stival, 128, Cep 82400-080, Curitiba, Pr, Tel. (0xx41) 372-1216.

 

..Índia Móveis

Rua Barão Do Bom Retiro, 2315 – Grajaú–Rio De Janeiro/RJ ep CEP 20540-360
Telefone: (0xx21) 577-5213
Fax: (0xx21) 577-5689
E- Mail.: india@indiamóveis.com.br

 

Endereços na Internet:

http://www.infolink.com.br/~fibrasarte/

http://www.juncolar.cjb.net/

http://parabolica.com/kashmir/

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *