Connect with us

Cargos e salários

Diretores de operações construção civil salário e contribuições CBO 1223

Published

on

  • Jornada de trabalho: 43 h
  • Piso salarial: R$12.198,81
  • Salário médio: R$17.181,42
  • Maior salário: R$25.965,08
  • Salário hora: R$79,88

Nesse artigo você vai encontrar todas as informações sobre o cargo de “Diretores de operações construção civil salário e contribuições – CBO 1223” realizada pela “Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp e Ministério do Trabalho”.

  1. Tabela Salarial;
  2. Atribuições do cargo;
  3. Formação e experiência;
  4. Condições gerais para exercício do cargo;
  5. Descrição das atividades;
  6. Recursos para exercício do cargo;
  7. Cargos relacionados

Dica: Para encontrar o Código Brasileiro de Ocupações (CBO) da sua profissão, abra sua carteira de trabalho na página de registros profissionais).

Se deseja informações sobre outros cargos ou tenha alguma dúvida ou algo a acrescentar, utilize o formulário de comentários ao final do artigo. Nossa equipe de especialistas irá responder em seguida.

ATRIBUIÇÕES DO CARGO

Supervisionam contratos de obras, dirigem, como representantes dos proprietários, acionistas ou por conta própria, as atividades de desenvolvimento e operações de negócios de empresas de construção; participam do planejamento estratégico da empresa, planejam atividades técnicas e definem tecnologias de construção; administram recursos humanos, analisam viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos e gerenciam atendimento pós-venda.

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA

Para ingressar nesse emprego/ocupação é exigido curso superior completo. A formação profissional é feita na prática, com cinco anos ou mais de experiência na área.

CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO

Esses profissionais atuam em todos os setores da construção civil, incluindo as áreas de grandes obras, habitação, saneamento, indústria, comércio, escolas etc. , Tanto no setor público como no privado. Podem ser empregados com carteira, com supervisão ocasional, ou empregadores. Trabalham em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

SUPERVISIONAR CONTRATOS DE OBRAS

  1. Gerenciar relacionamento empresa-clientes privados;
  2. Gerenciar o relacionamento empresa-clientes públicos;
  3. Gerenciar as interfaces com órgãos públicos e concessionárias;
  4. Gerenciar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato;
  5. Aprovar termos aditivos contratuais;
  6. Controlar indicadores de resultados;
  7. Analisar relatórios gerenciais;
  8. Elaborar relatórios para diretoria;
  9. Definir critérios para elaboração de projetos executivos;
  10. Negociar sub-contratações estratégicas;
  11. Negociar aquisições estratégicas;
  12. Acompanhar custos de obras;
  13. Acompanhar cronograma físico-financeiro;
  14. Realizar inspeções às obras;

DESENVOLVER NEGÓCIOS

  1. Prospectar oportunidades de negócios;
  2. Estabelecer contatos com clientes;
  3. Analisar a influência da conjuntura econômica nos negócios;
  4. Formar parcerias;
  5. Propor fontes alternativas de recursos financeiros para clientes;
  6. Realizar estudos técnicos preliminares;
  7. Selecionar editais de licitações;

PARTICIPAR DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA

  1. Analisar mercado;
  2. Propor metas;
  3. Participar da formulação da política de recursos humanos;
  4. Promover programas de qualidade e produtividade;
  5. Avaliar tecnicamente a concorrência;
  6. Monitorar indicadores estatísticos da empresa;
  7. Relacionar-se com entidades de classes;

PLANEJAR ATIVIDADES TÉCNICAS

  1. Definir critérios de elaboração de orçamentos de execução de obras;
  2. Definir critérios de elaboração de memorial descritivo;
  3. Definir nível de autonomia das gerências;
  4. Definir critérios de elaboração de cronogramas físico-financeiro;
  5. Indicar responsáveis por obras;
  6. Reavaliar planejamento de obras;
  7. Aprovar organograma de obras;

DEFINIR TECNOLOGIAS DE CONSTRUÇÃO

  1. Analisar experiências anteriores;
  2. Definir processos de construção;
  3. Pesquisar novos produtos e fornecedores;
  4. Analisar legislação pertinente;
  5. Analisar impacto ambiental;
  6. Desenvolver novas tecnologias e produtos;
  7. Acompanhar implantação de novas tecnologias e produtos;
  8. Participar de feiras, cursos e congressos;

ADMINISTRAR RECURSOS HUMANOS

  1. Implementar políticas de recursos humanos;
  2. Definir metas de qualificação da equipe de trabalho;
  3. Definir diretrizes de segurança e medicina do trabalho;
  4. Supervisionar equipe de trabalho;
  5. Realocar equipes de trabalho;
  6. Aprovar promoções de funcionários;

ANALISAR VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE CONTRATOS E EMPREENDIMENTOS

  1. Analisar projetos;
  2. Analisar custos;
  3. Aprovar propostas técnicas;
  4. Aprovar propostas comerciais;
  5. Analisar contratos;

GERENCIAR ATENDIMENTO PÓS VENDA

  1. Determinar procedimentos para atendimento pós venda;
  2. Participar da definição dos critérios para aferição da satisfação do cliente;
  3. Avaliar o grau de satisfação do cliente;
  4. Determinar medidas preventivas de ocorrências de garantia;
  5. Monitorar ocorrências de garantia;
  6. Levantar subsídios para aprimorar tecnologias em uso;
  7. Analisar custos das ocorrências de garantia;

DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

  1. Demonstrar capacidade de liderança;
  2. Demonstrar criatividade;
  3. Demonstrar capacidade de influenciar pessoas;
  4. Manter-se atualizado;
  5. Demonstrar capacidade de comunicação;
  6. Demonstrar versatilidade;
  7. Demonstrar espírito empreendedor;
  8. Demonstrar capacidade de relacionamento;
  9. Demonstrar capacidade de negociação;
  10. Demonstrar capacidade de adaptabilidade;
  11. Demonstrar iniciativa;

RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO

  1. Telefone;
  2. Computador;
  3. Calculadora;
  4. Agenda;
  5. Veículo;
  6. Epis;
  7. Lápis;
  8. Borracha;
  9. Caneta;
  10. Máquina fotográfica;

CARGOS RELACIONADOS

  1. Diretor de operações de obras pública e civil – Diretor de contratos de obras pública e civil, Diretor de obras pública e civil, Diretor de produção de obras pública e civil, Superintendente de contratos de operações de obras pública e civil.

PARTICIPARAM DA PESQUISA

Alberto Luiz Moreira
Daniel Tombini Kasprzak
Gilson Kucker Arantes
Gustavo Peixoto De Barros Pimentel
Jorge Luiz Correia De Sá
José Carlos Marques
José Julio Kasprzak
Luiz Antônio C. Gordo
Lupércio Simão Conde
Nilton F. Keller
Pierre Marie Bernard De Richter

INSTITUÇÕES

  • Barros Pimentel Engenharia E Comércio, Campinas (Sp)
  • Bautec Construções Incorporações Ltda.
  • Construtora Andrade Gutierrez S.A.
  • Construtora Richter -Joinville-sc
  • Engeterpa Engenharia, Terraplenagem E Pavimentação Ltda.
  • Jorsá Gerenciamento Engenharia E Construção Ltda., Joinville (Sc)
  • Lag Engenharia E Arquitetura Ltda.
  • Meridional Engenharia Ltda.
  • Meridional Engenharia, Porto Alegre
  • Setal Construções- Engenharia & Construções
  • Sistema Engenharia Ltda.

Instituição Conveniada Responsável

Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp

Fonte: Ministério do Trabalho

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *