Connect with us

Dinheiro-social

Plano de Negócios

Published

on

Todas as atividades para que sejam bem desempenhadas e gerarem bons resultados precisam de um bom planejamento desde o início das atividades. Se você possui um sonho de abrir o próprio negócio, antes de abrir as portas precisa criar um plano de negócios.

O que é um plano de negócios?

Ele é um documento que tem como finalidade auxiliar no planejamento de todas as etapas do negócio. Nele são descritos os objetivos, passos a serem seguidos, metas a serem alcançadas e demais situações que ajudam o empreendedor, empresas ou investidores a diminuírem os riscos e aumentarem as chances de sucesso.

Porque é necessário ter um plano de negócios?

Plano de negócio pronto

Este plano é necessário para ajudar a organizar ideias. Com ele será possível construir uma espécie de mapa, onde constarão as principais atividades para a criação e condução dos negócios.

Com a ajuda de um plano de negócios é possível pesquisar e organizar informações detalhadas sobre pontos importantes de um negócio como o ramo, produtos, serviços, clientes, concorrentes, estudo de mercado, marketing, finanças e muito mais.

Também será possível identificar os pontos mais fortes e fracos do negócio e assim desenvolver estratégias para se destacar da concorrência e superar dificuldades, aprimorando o desenvolvimento da empresa.

Advertisement

Com um planejamento bem estruturado será possível ter maior certeza e segurança sobre a viabilidade ou não do negócio, além de facilitar a previsão e prevenção de possíveis problemas em etapas futuras.

Modelo de plano de negócios

Plano de negócios modelo

Para quem está iniciando, uma boa alternativa é recorrer aos cursos e modelos disponibilizados pelo SEBRAE. Há um curso que apresenta uma série de informações que ajudam empreendedores e futuros empresários a criarem os planejamentos de seus negócios. Entre as questões esclarecidas no curso estão:

●      Conhecimentos sobre o que e como fazer para iniciar um novo negócio.

●      Compreensão do negócio como um processo.

●      Noções de produtos e serviços com a qualidade exigida pelo mercado.

Advertisement

●      Dicas sobre comportamentos empreendedores capazes de impulsionar o empreendimento rumo ao sucesso.

●      Técnicas para a elaboração de pesquisas de mercado, que possibilitarão maior conhecimento dos clientes, fornecedores e concorrentes, e orientações para a construção de um plano de negócio para os pequenos empreendimentos.

O curso conta com um material em PDF que pode ser na Biblioteca do Sebrae e também poderá ser feito à distância e conta também com materiais em vídeo e áudio aulas, com dicas de especialistas e pode ser acessado no EAD Sebrae

Plano de negócios: exemplos de modelos

Diante de tantas informações relevantes, para que você consiga iniciar seu plano de negócios ainda hoje, separamos uma série de referências com modelos disponíveis online que podem servir como base. Consulte as opções a seguir e escolha a que for mais simples para sua utilização.

Modelo 1 – Plano de negócios disponibilizado pelo BNDES (https://www.bndes.gov.br)

Advertisement

Modelo 2 – Plano de negócios disponibilizado pelo SEBRAE (http://www.sebraepr.com.br)

Modelo 3 – Modelo de Plano de negócios para negócios digitais, disponibilizado pela Exame.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *