Abrir Empresa

Como abrir uma empresa do zero

 

 

 

By  | 20/10/2017

As principais atitudes antes de abrir uma empresa de sucesso no Brasil

Atualmente existem milhões de empresas no Brasil e ao contrário do que muitos podem pensar, este índice não é liderado pelas grandes empresas ou multinacionais, a maior parte desta estatística é formada por pequenas e médias empresas.

Deste total, 95% são lideradas por pequenos empresários com vocação empreendedora e coragem para se dedicarem ao grande sonho pela independência profissional e financeira.

Dados como estes confirmam a posição do Brasil como um dos destaques mundiais do empreendedorismo, uma constatação reforçada também pelo levantamento feito pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com apoio do SEBRAE em parceria com Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).

Nesta pesquisa, que define a vocação e o potencial empreendedor de diversos países. O Brasil lidera com 34% dos votos, seguido pela China, com 26,7%. Outros países superados são os Estados Unidos (20%), Reino Unido (17%), Japão (10,5%) e França (8,1%).

Atitudes empreendedoras para tornar o sonho real

Apesar desta posição de destaque pelo número de empreendedores, muitos negócios acabam não resistindo muito tempo devido ao despreparo dos novos empresários, por razões como a falta de preparo e a sequência de decisões erradas.

Para que você não se torne mais um nestas estatísticas de fracassos, é importante começar atento aos pontos mais críticos que podem impedir seu desenvolvimento como empreendedor.

Identificar e conhecer os principais fatores e atitudes que precisa desenvolver ajudará na sua formação como futuro empresário de sucesso. Se você não tem ideia de por onde começar, saiba que há pelo menos 3 características comuns aos empresários bem sucedidos. São elas:

Visão e oportunidade

Para começar um negócio de sucesso é preciso desenvolver a habilidade de resolução de problemas. Como em muitos momentos vários problemas poderão ocorrer ao mesmo tempo, ter visão e saber reconhecer oportunidades para transformar a dificuldade em algo positivo poderá fazer toda a diferença.

Como desenvolver esta habilidade: Uma das formas de se capacitar neste ponto é treinando diariamente a habilidade de analisar situações e problemas diários e criar ou sugerir soluções inteligentes e adequadas para todos eles.

VOCÊ VIU?  CNPJ - Inscrição de Primeiro Estabelecimento (Matriz)

Proatividade

A proatividade é a habilidade de se contornar situações atuando com o senso de urgência aliado à práticas que garantam a satisfação constante do público que será atendido.

Como desenvolver esta habilidade: Uma maneira de tornar esta característica um diferencial é mantendo a atenção a todas as tarefas ao redor e sempre que identificar uma demanda, criar formas de coordena-las e cumpri-las, sem acumular pendências.

Criatividade

Desenvolver soluções alternativas distintas das comuns para problemas e necessidades é um importante diferencial.

Como desenvolver esta habilidade: A única forma de exercitar a criatividade é praticando diariamente e mesmo que não surjam problemas diretamente ligados ao seu negócio, você pode se exercitar analisando soluções e ofertas de concorrentes seus e pensar em formas diferentes de fazê-las.

Como definir seu perfil empreendedor

Após dar o primeiro passo em prol da decisão de empreender, conhecer os principais desafios e ter começado a traçar um plano pessoal para vencê-los, conforme orientamos no artigo “.As principais atitudes para abrir uma empresa de sucesso no Brasil; para se tornar dono do seu próprio, antes de definir o planejamento da sua empresa é preciso identificar se possui vocação empreendedora.

Todo empresário precisa se enquadrar em um dos perfis de empreendedores. Se conhecer bem, entendendo seu próprio perfil empreendedor e saber com segurança quais seus pontos mais fortes e fracos ajudará no desenvolvimento de estratégias e ações ainda mais inteligentes nos negócios.

Como ter certeza se tem vocação para empreender

Nem todos que sonham empreender estão realmente prontos para se tornarem empresários bem sucedidos. Como o sucesso “não cai do céu” para ninguém, entre os primeiros passos para abir uma empresa vencedora estão a perseverança, muita força de vontade e liderança.

Além destas características, é importante conhecer os aspectos fundamentais da personalidade do empreendedor que são:

  1.  Criatividade
  2. Liderança
  3. Perseverança
  4. Flexibilidade
  5. Vontade de trabalhar
  6. Automotivação
  7. Desejo por conhecimento
  8. Organização
  9. Senso Crítico

É importante saber que entre estas 9 características, para dar um passo seguro na decisão de abrir a própria empresa você precisa reconhecer em si pelo menos 6 delas. Caso encontre dificuldades em se adaptar a estas necessidades, atenção! Repense com calma para verificar se realmente tem vocação para se tornar um empresário.

VOCÊ VIU?  Como montar uma Consultoria

Identificando seu perfil empreendedor

Para escolher o modelo de negócio compatível com suas características pessoais e profissionais, um bom caminho é definindo precisamente seu perfil empreendedor.

Como nem sempre é fácil analisar o próprio perfil sem ser parcial ou tendencioso, para manter a imparcialidade e o foco direcionado na direção correta, você pode contar com a ajuda de testes para descoberta do seu perfil empreendedor.

Entre algumas opções de testes gratuitos online que você pode utilizar para identificar seu perfil estão:

  • Teste de perfil empreendedor do Movimento Empreenda
  • Teste de perfil do Endeavor
  • Teste de perfil do Sebrae – RS

Além destas, há muitas outras versões e apesar dos diferentes formatos, é possível encontrar um senso comum entre elas que destacam em média até 9 perfis de empreendedores com os quais você pode se identificar. São eles:

Desbravador – um empreendedor ambicioso que foca nos resultados financeiros e nem sempre possui os recursos necessários, mas mesmo assim se lança rumo à oportunidade.

Para ser vitorioso em seus empreendimentos, precisa principalmente de capacitação e formação constante para tomar decisões seguras, assumindo riscos controlados.

Empolgado – “antenado” com as novidades, com perfil mais jovem e adaptado às novas tecnologias, este empreendedor tem como motivação principal a independência financeira.

Provedor – em geral, quem tem este perfil é o responsável por prover as necessidades de uma família. Muitas vezes guiado pela necessidade, são pessoas mais maduras e que assumem riscos baixos ou controláveis.

Apaixonado – Aquele que decide empreender por encontrar uma oportunidade de negócio com a qual possui alto grau de identificação. Devido a esta motivação diferenciada, pode também se destacar em projetos com foco social e ligados à economia colaborativa.

Antenado – Em geral são pessoas mais jovens e que estão em constante contato com informações e novidades. Como estão em contato com inúmeras novidades e possibilidades, pode ser necessário que passem por processos de mentoria para auxiliar a manter o foco na direção empreendedora certa.

VOCÊ VIU?  Gestão Comercial - Guia completo, custos, planejamento, marketing

Independente – aquele empreendedor que iniciou as atividades sozinho, possui perfil mais maduro e utiliza canais mais tradicionais para se abastecer com informações relevantes.

Arrojado – em geral são pessoas que já possuem experiência ou pelo menos conhecimentos prévios em gestão e por isto estão dispostos e disponíveis para assumir riscos e encarar oportunidades mais arrojadas.

Pragmático – empreendedores que possuem seus conceitos e valores bem definidos, preferem trabalhar sozinhos e buscam constantemente por alternativas e conteúdos práticos e inspiracionais.

Lutador – empresários que foram motivados geralmente por necessidades. Podem ter passado por fracassos anteriores, mas não desistem e permanecem seguindo em frente.

Se você não sabe o que abrir ou deseja conhecer novas ideias de negócios, leia essas 5 dicas para escolher o negócio certo.

5 dicas para escolher o negócio certo para investir

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *