Abrir Empresa

Controle de Estoque – Guia Completo

 

 

 

By  | 22/06/2018

O controle de estoque é fundamental para manter a saúde do negócio. Muitas são as possibilidades estratégicas para viabilizar um controle eficiente, com custos reduzidos, que garanta uma entrega eficiente e também minimize ao máximo erros e desperdícios.

Planejamento de Estoques

Entre as alternativas de técnicas para administrar bem o estoque uma das opções que pode ser usada para gerenciar é a Curva ABC. Um sistema que permite a classificação de informações de controle, permitindo a separação dos itens de maior importância ou impacto.

Esta classificação lógica de importância utiliza as letras A, B e C. Cada classificação obedece a seguinte regra:

 Classe A – os principais itens em estoque, que possuem alta prioridade.

Nesta classificação devem constar 20% dos itens que correspondem a 80% do valor.

Classe B – neste segmento, o destaque vai para outros itens ainda economicamente preciosos, que compõem cerca de 30% dos itens e correspondem a 15% do valor.

Classe C – Nesta classificação, cabem os itens com menor valor, que representam 5% do valor total do estoque e 50% dos itens estocados.

Com este processo de controle, o ponto de recompra será denominado pelo nível de estoque disponível. O princípio contábil usado para administrar é o de Custo de Aquisição, que determina que se incluam no planejamento o custo dos materiais, o preço e demais custos relacionados a  compra.

Método de avaliação de estoque

Entre os métodos usados para avaliar a gestão do estoque estão:

  • PEPS
  •  UEPS
  • Custo Médio

PEPS –  Primeiro que Entra, Primeiro que Sai (first in, first out).

No método PEPS, usa-se o custo do lote mais antigo quando da venda da mercadoria até que se esgotem as quantidades desse estoque, com isto, parte-se para o segundo lote mais antigo e assim sucessivamente.

VOCÊ VIU?  Comércio Exterior - Aprenda a importar e exportar fácil

UEPS: Último a Entrar, Primeiro a Sair.

Neste método de avaliação de estoque, o custo é determinado considerando-se as unidades adicionadas ao estoque mais recentemente (últimas a entrar).  Com o UEPS, o custo dos itens vendidos/saídos tende a refletir o custo e os preços dos itens mais recentemente comprados.

Custo Médio

Neste método, é considerado um cálculo da média ponderada ou média móvel, baseando-se na aplicação de custos médios no lugar dos custos efetivos. No Brasil, a legislação do imposto de renda não autoriza apenas o controle através do PEPS e da Média Ponderada Móvel para fins de contábeis.

Planejamento Estratégico

Após todos os pontos mencionados anteriormente serem bem estruturados, chega o momento de começar a usar os dados coletados e organizados, de forma estratégica, pensando no desenvolvimento futuro.

O histórico de controle gerencial administrativo básico, que envolve questões como finanças e controle de estoque, serve como diretriz e amostra para cálculos e previsões futuras, baseadas em dados exatos e não em possibilidades estimadas de forma avulsa.

A partir destes dados, devem ser estruturados planejamentos estratégicos completos que devem incluir, por escrito pontos como:

1. Planejamento Estratégico consistente e realista, que ajudará a empresa na definição de como e para onde serão voltados seus esforços e quanto de recursos e finanças serão necessários para conquista dos objetivos presentes neste planejamento.

2. Orçamento Empresarial – controle que permitirá a definição de metas financeiras a serem incorporadas no planejamento estratégico.

3. Simulações de Cenários – uma análise que prevê ações estratégicas e planejamentos correspondentes a momentos e situações diferentes do mercado. Cada cenário deve possuir seu próprio plano de ação. Quando bem planejadas, estas simulações garantem diferenciais de grande valor diante da concorrência.

VOCÊ VIU?  5 dicas para escolher o negócio certo para investir

Comprar ou vender para outros países pode ser uma vantagem competitiva e não ficar somente na mão do mercado nacional, leia nosso guia sobre comércio exterior, aprendendo a importar e exportar.

Comércio Exterior – Aprenda a importar e exportar fácil

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *