Connect with us

Abrir empresa

Saiba como definir a natureza jurídica e comercial da empresa

Natureza Jurídica

Há diferentes formatos de natureza jurídica que você pode escolher para o seu negócio. Esta definição varia de acordo com a categoria e o porte da empresa. Além disso, a escolha certa ainda pode render benefícios e descontos fiscais, através do Simples Nacional.

Definindo a natureza jurídica e comercial da sua empresa

Tipos de natureza jurídica:

  1. MEI – Micro empreendedor Individual
  2. Empreendedor Individual
  3. Sociedade Limitada
  4. Empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI)

MEI

Esta é a sigla define o Microempreendedor Individual, que configura uma empresa individual, com direito a CNPJ, constituída por uma única pessoa. Foi uma solução criada para ajudar na formalização de profissionais autônomos.

Criado pela Lei Complementar nº 123/2006, esta empresa possui faturamento anual de até R$ 60 mil. Caso opte por este modelo, saiba que não é possível ter sócio ou participação em outra empresa e a contratação de funcionários está limitada a apenas um empregado, com direito a receber um salário-mínimo ou o piso da categoria.

Entre as principais vantagens para quem se tornar um MEI estão os benefícios tributários, o pagamento unificado de taxas com preços fixos e baixos, além do acesso a benefícios previdenciários como licença médica, maternidade e acesso a aposentadoria pelo INSS.

Empresário Individual

Nesta forma jurídica, a empresa é formada por uma única pessoa física e o nome do empresário também passa a compor o nome da empresa, de forma completa ou abreviada. Apesar deste vínculo, há separação jurídica do patrimônio do proprietário e da empresa.

O dono, em caso de dívidas contraídas durante o exercício da atividade, responde de forma ilimitada e assim se torna responsável pelo pagamentos a credores, tendo que utilizar seu patrimônio ou os do seu cônjuge, caso seja necessário.

Sociedade Limitada

Neste caso, há reunião de dois ou mais sócios com o propósito de explorar atividades econômicas organizadas e os sócios podem atuar produzindo ou comercializando bens e serviços, e no caso de dívidas e pendências com credores, respondem de forma limitada pelo capital social, tendo seu capital e bens pessoais protegidos.

Leia  Tem poder quem age

EIRELI

Este formato de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) foi criado por lei desde 2010 e constituída no dia 9 de janeiro de 2012. Através dela é possível constituir sociedades limitadas com a participação de parentes próximos (filhos, cônjuge) como sócios ou outras pessoas próximas, para cumprir a exigência do percentual mínimo necessário.

Para abrir uma EIRELI é preciso ser maior de 18 anos (ou menor emancipado), ter capital mínimo 100 vezes superior ao maior salário mínimo do país. Também não é possível possuir mais de uma empresa neste formato. Para conhecer maiores informações e as restrições para abrir uma EIRELI, consulte as informações no Portal do Empreendedor.

Principais impostos pagos por empresas

Além da definição da natureza jurídica, também é importante definir quais serão as principais taxas, impostos e despesas presentes na condução do seu negócio, o atraso ou a pendência de pagamentos pode inviabilizar seu sonho.

Há despesas cujo recolhimento é direcionado a órgãos federais, estaduais e municipais e de acordo com o ramo da atividade explorada, podem surgir cobranças ainda mais específicas. No caso de pequenas e médias empresas, é possível optar pelo Simples Nacional, um regime tributário que permite o recolhimento de diversos impostos através do pagamento de uma única via.

Apesar do atraso no pagamento destas despesas não cancelar o CNPJ, esta inadimplência pode impedir o fechamento de negócios que exijam a apresentação da Certidão Negativa de Débitos, além de penalidades severas para quem não cumpre com obrigações como a ausência de apresentação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, com a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) e da Escrituração Contábil Digital.

Os principais tributos e contribuições a serem pagas:

Leia  Gestão e Rastreabilidade valorizam a sua marca

Federais

  1. IRPJ – Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas – maiores informações sobre este imposto, no site do Banco Central;
  2. CSLL – Constribuição Social sobre o Lucro;
  3. PISPasep – Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público;
  4. Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
  5. INSS – Previdência Social;
  6. IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados.

Estaduais

  • ICMS – Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicações

Municipais

  • ISS – Imposto sobre Serviços

A necessidade e escolha de um contador

O processo burocrático para abertura de uma empresa envolve inúmeras pequenas etapas, e cada uma delas contém diversas exigências legais a serem cumpridas, por isto, o ideal é não embarcar nesta sozinho. É fundamental escolher um contador para que ele providencie, dentro das conformidades, todas as etapas necessárias.

Se você acha que as etapas para abertura de uma empresa são poucas e acredita que conseguiria economizar bastante sem a ajuda de um profissional, conheça a seguir todos os passos e responsabilidades atribuídos a um contador no processo de abertura da empresa.

Definição dos dados básicos da empresa

Que incluem informações como a razão social, endereço, pesquisa e seleção dos CNAE’s (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), organização do quadro societário e escolha da tributação mais adequada.

Busca prévia de local

A escolha do local exige uma pesquisa muito detalhada, que deve levar em consideração não apenas o movimento do local, mas também a atividade do negócio, formato de trabalho, os requisitos para emissão de alvará e pagamento de tributos e impostos regionais.

Confecção do Contrato Social

O contrato social é fundamental para registrar a empresa na Junta Comercial e também para obter o CNPJ junto à Receita Federal. Nele devem estar contidos dados básicos como endereço, participação societária e funções de cada sócio.

Leia  Gestão e Controle Financeiro para Empresa - Guia Completo

Além do suporte do contador, neste momento é aconselhável tratar com um advogado, pois em casos futuros de dissolução de sociedade, as definições presentes neste contrato podem ajudar a definir questões polêmicas importantes, mantendo o equilíbrio entre as partes.

Emissão do Certificado Digital

Após tudo acertado com o Contrato Social e depois dele ter sido enviado para a Junta Comercial e a Receita Federal, será providenciada a certificação digital, processo obrigatório para muitas atividades.

Alvará

Este documento representa a efetiva autorização do funcionamento de qualquer tipo de empresa. Ele é emitido pela prefeitura da cidade onde foi feito o registro inicial da empresa. Para obtenção do mesmo, é preciso seguir determinações e regras da empresa, passar por vistorias do Corpo de Bombeiros e outros órgãos, como a vigilância sanitária, por exemplo.

Nota Fiscal Eletrônica

Com esta etapa do alvará também concluída, chega o momento de cadastrar sua empresa no sistema de emissão de nota fiscal eletrônica. Com esta etapa cumprida, burocraticamente a empresa já estará completamente habilitada para iniciar suas operações.

Além de oferecer suporte em todas as fases dos processos mencionados acima, um contador ainda será peça fundamental durante a condução da empresa. Ele ajudará a manter os recolhimentos de impostos regulares, ajudará na emissão de guias e demais trâmites contábeis muitas vezes presentes na rotina diária do negócio.

Agora que já tem ideia da natureza jurídica da empresa o próximo passo é fazer o contrato social, portanto, leia sobre o significado as estratégias e os cuidados na elaboração do contrato social.

Contrato Social, significado, estratégias e cuidados na elaboração

Receba Artigos e Vagas por E-mail

Insira seu e-mail:

1 Comment

1 Comment

  1. paulo

    23 de abril de 2018 at 17:46

    PARABÉNS PELA CLAREZA e Objetividade nas informações. Muitos sites só enrolam.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Posts Recentes

Ganhar dinheiro com Blog Ganhar dinheiro com Blog
Dinheiro5 meses ago

Como ganhar dinheiro com blog

Nos dias de hoje, ganhar dinheiro com blog, trabalhando unicamente no conforto de sua residência pode se tornar uma realidade....

Dinheiro Extra Dinheiro Extra
Dinheiro5 meses ago

Dinheiro Extra

Na hora de organizar as finanças, sabemos que qualquer adicional no final do mês já é capaz de fazer uma...

Dinheiro5 meses ago

Finanças Pessoais

Finanças pessoais para muitos, tornou-se sinônimo de pesadelo. A boa notícia é que não há nenhum segredo oculto para administrar essa...

Crédito Pessoal Crédito Pessoal
Dinheiro5 meses ago

Crédito Pessoal

O crédito pessoal nada mais é do que um empréstimo realizado para pessoas físicas. Diversas empresas e instituições bancárias oferecem...

Dinheiro5 meses ago

Empréstimo Pessoal Online

O surgimento de muitas empresas de crédito propiciaram vantagens ao trabalhador endividado. Uma delas é o empréstimo pessoal, que o...

Gerenciador Financeiro Gerenciador Financeiro
Dinheiro5 meses ago

Gerenciador Financeiro

Controlar com cuidado o próprio dinheiro é a melhor forma de saber onde os gastos estão indo, como melhorar e...

Dinheiro5 meses ago

Simulador de Financiamento

Simular um financiamento é a melhor forma de saber o quanto você terá que pagar em cada parcela, estabelecer a...

Empréstimo Pessoal Empréstimo Pessoal
Dinheiro5 meses ago

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal sempre é uma solução buscada em momentos de grande sufoco e apesar de ser uma alternativa muito...

Dinheiro5 meses ago

Como Juntar Dinheiro

Muitas vezes nossos sonhos demandam de certa quantia de dinheiro para serem realizados. No entanto, juntar esse valor parece ser...

O que fazer para Ganhar Dinheiro O que fazer para Ganhar Dinheiro
Dinheiro5 meses ago

O que fazer para Ganhar Dinheiro

Nem sempre a renda fixa do trabalho é o suficiente para alcançar objetivos financeiros. Por isso, muitas pessoas buscam uma...

Advertisement

Tendências