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Cargos e salários

Assistente de biblioteca salário e atribuições CBO 3711-05

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Jornada de trabalho: 41 h
Piso salarial: R$ 954,00
Salário médio: R$ 1.342,06
Maior salário: R$ 2.028,16
Salário hora: R$ 6,60

Assistente de biblioteca

Veja nesse artigo, uma pesquisa completa realizada pela “Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp” com todas as informações sobre o cargo de Assistente de biblioteca, salário, atribuições, formação e experiência, condições gerais para o exercício do cargo, descrição das atividades, recursos para exercício do cargo e os cargos relacionados.

Atribuições do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Formação e experiência

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades; os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 – auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.

Condições gerais para exercício do cargo

Trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.

Descrição das Atividades

Participar do processo de disseminação da informação

  1. Orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
  2. Elaborar mural;
  3. Elaborar folhetos;
  4. Elaborar alertas bibliográficos;
  5. Elaborar cartazes;
  6. Participar da elaboração de manuais de procedimentos;
  7. Preparar painel para exposição das novas aquisições;
  8. Orientar o usuário na preservação do acervo;
  9. Participar de redes de discussão em diferentes meios;
  10. Participar na elaboração de publicações;
  11. Divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
  12. Auxiliar nas atividades de ensino à distância;
  13. Auxiliar na organização de teleconferências;
  14. Elaborar clipping;

Atender o usuário na forma presencial e à distância

  1. Orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
  2. Emprestar material do acervo;
  3. Cadastrar o usuário;
  4. Pesquisar por solicitação do usuário;
  5. Realizar serviços de comutação;
  6. Realizar empréstimos entre bibliotecas;
  7. Cobrar devolução de empréstimos;
  8. Controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
  9. Auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
  10. Auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
  11. Aplicar sanções ao usuário;
  12. Fazer levantamentos bibliográficos;
  13. Reservar material bibliográfico;
  14. Orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
  15. Digitalizar materiais;
  16. Monitorar visitas à biblioteca;
  17. Auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
  18. Pesquisar bases de dados;
  19. Localizar material no acervo;
  20. Atualizar o cadastro de usuários;
  21. Controlar agenda de eventos e cursos;
  22. Confeccionar o cartão de identificação do usuário;
  23. Participar do estudo das demandas existentes e potenciais;

Tratar informação e documentos

  1. Auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
  2. Tombar documentos para incorporação ao acervo;
  3. Auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
  4. Participar do processo de consistência da base de dados;
  5. Participar da organização da hemeroteca;
  6. Magnetizar documentos do acervo;
  7. Etiquetar documentos;
  8. Auxiliar na catalogação de documentos;
  9. Alimentar bases de dados;
  10. Arquivar a produção acadêmica;
  11. Cadastrar a produção científica do corpo docente;
  12. Carimbar documentos;
  13. Cadastrar documentos;
  14. Desdobrar fichas catalográficas;
  15. Arquivar fichas catalográficas;
  16. Conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
  17. Prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
  18. Auxiliar na indexação de documentos;
  19. Realizar permutas de material bibliográfico;
  20. Controlar aquisição de documentos;
  21. Controlar doação de documentos;
  22. Auxiliar na elaboração de resumos;
  23. Auxiliar na classificação de documentos;

Realizar a manutenção do acervo

  1. Manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
  2. Higienizar material;
  3. Realizar trabalhos de reparação de documentos;
  4. Participar do remanejamento do acervo;
  5. Guardar os documentos;
  6. Substituir documentos;
  7. Selecionar documentos para a encadernação;
  8. Controlar acervo de duplicatas de documentos;
  9. Auxiliar no descarte de documentos;
  10. Controlar permutas de documentos;
  11. Preparar documentos para encadernação;
  12. Conferir documentos encadernados;
  13. Inventariar o acervo;

Realizar atividades técnico administrativas

  1. Participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
  2. Participar de reuniões de planejamento e avaliação;
  3. Colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
  4. Auxiliar na elaboração de projetos;
  5. Manter cadastro de endereços institucionais;
  6. Organizar arquivos administrativos;
  7. Controlar arquivos administrativos;
  8. Auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
  9. Elaborar relatórios estatísticos;
  10. Auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
  11. Preencher planilhas de dados estatísticos;
  12. Executar serviços de digitação e datilografia;
  13. Realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
  14. Coletar dados estatísticos;
  15. Operar equipamentos áudio-visuais;
  16. Escrever correspondências;
  17. Expedir malotes e correios;
  18. Controlar os estoques de material de consumo;
  19. Auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
  20. Participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
  21. Reproduzir documentos;

Organizar atividades culturais e de extensão

  1. Viabilizar a organização das atividades culturais;
  2. Fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
  3. Auxiliar na busca de parcerias;
  4. Participar na realização de saraus culturais;
  5. Elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
  6. Auxiliar na realização de feiras de livros;
  7. Auxiliar na organização de exposições;
  8. Realizar campanhas de doação;
  9. Apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
  10. Realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
  11. Auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
  12. Realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
  13. Participar da organização de concursos literários;
  14. Realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;

Participar da organização e manutenção do ambiente

  1. Controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente
  2. Organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente
  3. Manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente
  4. Controlar o fluxo do usuário
  5. Elaborar a sinalização do ambiente
  6. Auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos
  7. Avaliar o uso e adequação do ambiente

Demonstrar competências pessoais

  1. Demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
  2. Atualizar-se;
  3. Demonstrar desenvoltura no trato com o público;
  4. Demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
  5. Demonstrar iniciativa;
  6. Trabalhar em equipe;
  7. Proceder com ética;
  8. Demonstrar comprometimento com o trabalho;
  9. Qualificar-se;
  10. Dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
  11. Demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  12. Demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
  13. Demonstrar habilidade no trato com o público;

Recursos para o exercício do cargo

  1. Xerox;
  2. Materiais de papelaria;
  3. Formulários;
  4. Etiquetas;
  5. Carimbos;
  6. Softwares em geral;
  7. Material para restauração;
  8. Material para encadernação;
  9. Máscara descartável;
  10. Luva descartável;
  11. Carrinhos para livros;
  12. Móveis para escritório;
  13. Fitas magnéticas;
  14. Material para serviços gráficos;
  15. Quadro de avisos;
  16. Data show;
  17. Retroprojetor;
  18. Vídeo conferência;
  19. Vídeo cassete;
  20. Projetor de slides;
  21. Scanner;
  22. Computador;
  23. Impressora;
  24. Internet;
  25. Telefone;
  26. Recursos de rede interna;
  27. Calculadora;

Cargos relacionados

  1. Auxiliar de biblioteca – Assistente de biblioteca, Auxiliar de bibliotecário, Auxiliar de serviços bibliotecários;
  2. Técnico em biblioteconomia – Tratador de documentos (biblioteconomia), Técnico de biblioteca, Técnico de documentação e informação, Técnico em documentação;

Participaram da Pesquisa

Instituição Conveniada Responsável
Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp

Instituições

  • Faculdade De Odontologia Da Usp
  • Faculdade Senac De Ciências Exatas E Tecnologia
  • Prefeitura Municipal De Campinas
  • Secretaria Municipal De Cultura
  • Serviço Nacional De Aprendizagem Comercial – Centro De Educação Comunitária (Senac-sp)
  • Sindicato Dos Trabalhadores No Serviço Público Municipal De Campinas
  • Universidade De São Paulo (Usp)
  • Universidade Estadual De Campinas (Unicamp)
  • Instituição Conveniada Responsável
    Ministério Do Trabalho E Emprego – Mte

Especialistas

  • Adriana Do Carmo
  • Cristina Dotta Ortega
  • Dora Lucia Mazzer Vechini
  • Eduardo Varjão De Lima
  • Elisa Campos Machado
  • Fábio Henrique Fedrizzi Custódio
  • Hellen Cristina Damaso
  • Ivete Pieruccini Faria
  • Jeane Dos Reis Passos
  • José Maria Figueira Mendes
  • José Pascoal Dos Santos
  • João Batista De Paula Funchal
  • Marcelo Cardoso Freitas Gonçalves
  • Marli Leão
  • Paulo De Souza
  • Renato Alves De Morais
  • Rosimeiri Da Silva Selles Santos

Fonte: Ministério do Trabalho

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