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Cargos e salários

Cobradores e afins tabela salários CBO 4213

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Tabela de Salários para cargos da Família “Cobradores e afins tabela salários ”, CBO 4213

4213-05 Cobrador externo 44 h R$ 954,00 R$ 1.209,39 R$ 1.827,67 R$ 5,56
4213-05 Cobrador de aluguéis 44 h R$ 954,00 R$ 1.209,39 R$ 1.827,67 R$ 5,56
4213-05 Representante de cobrança 44 h R$ 954,00 R$ 1.209,39 R$ 1.827,67 R$ 5,56
4213-05 Cobrador pracista 44 h R$ 954,00 R$ 1.209,39 R$ 1.827,67 R$ 5,56
4213-05 Consultor de cobrança 44 h R$ 954,00 R$ 1.209,39 R$ 1.827,67 R$ 5,56
4213-05 Recuperador externo 44 h R$ 954,00 R$ 1.209,39 R$ 1.827,67 R$ 5,56
4213-05 Cobrador viajante 44 h R$ 954,00 R$ 1.209,39 R$ 1.827,67 R$ 5,56
4213-10 Operador de cobrança 38 h R$ 954,00 R$ 1.123,72 R$ 1.698,20 R$ 5,91
4213-10 Cobrador interno 38 h R$ 954,00 R$ 1.123,72 R$ 1.698,20 R$ 5,91
4213-10 Recuperador de ativos 38 h R$ 954,00 R$ 1.123,72 R$ 1.698,20 R$ 5,91
4213-10 Auxiliar de cobrança 38 h R$ 954,00 R$ 1.123,72 R$ 1.698,20 R$ 5,91
4213-10 Recuperador de crédito 38 h R$ 954,00 R$ 1.123,72 R$ 1.698,20 R$ 5,91
4213-10 Operador de telecobrança 38 h R$ 954,00 R$ 1.123,72 R$ 1.698,20 R$ 5,91
4213-10 Assistente de cobrança 38 h R$ 954,00 R$ 1.123,72 R$ 1.698,20 R$ 5,91
4213-10 Recuperador interno 38 h R$ 954,00 R$ 1.123,72 R$ 1.698,20 R$ 5,91
4213-10 Analista de cobrança 38 h R$ 954,00 R$ 1.123,72 R$ 1.698,20 R$ 5,91
4213-10 Monitor de cobrança 38 h R$ 954,00 R$ 1.123,72 R$ 1.698,20 R$ 5,91
4213-15 Localizador (cobrador) 43 h R$ 954,00 R$ 1.175,79 R$ 1.776,89 R$ 5,43
4213-15 Notificador 43 h R$ 954,00 R$ 1.175,79 R$ 1.776,89 R$ 5,43
4213-15 Localizador externo 43 h R$ 954,00 R$ 1.175,79 R$ 1.776,89 R$ 5,43

 

As informações abaixo se referem a todos os cargos da família “Cobradores e afins tabela salários CBO 4213” citados na tabela de salários.

Atribuições do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento; analisam títulos e documentos de cobrança; definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança; contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos; registram informações de negociações com o devedor; elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Formação e experiência

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é ¿quarteirizado¿ por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições gerais para exercício do cargo

Os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.

Descrição das Atividades

Cobrar valores devidos

  1. Apresentar para o devedor títulos devidos;
  2. Negociar formas de pagamento com o devedor;
  3. Fechar negociações com devedor;
  4. Realizar acordos com entradas simbólicas;
  5. Suspender cobrança até o prazo acordado;
  6. Acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  7. Emitir recibos;
  8. Entregar comprovantes de recebimentos de valores;
  9. Recuperar mercadorias não pagas;
  10. Receber outros bens em troca das dívidas;
  11. Encaminhar títulos ao cartório;

Preparar cobrança

  1. Analisar títulos e documentos de cobrança;
  2. Agrupar documentos;
  3. Analisar razões da inadimplência;
  4. Levantar informações sobre o devedor;
  5. Verificar prioridade do débito para o devedor;
  6. Verificar fatos geradores da dívida;
  7. Consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  8. Analisar faixa de atraso, valor e região;
  9. Analisar histórico creditício do devedor;
  10. Definir estratégias de cobrança;
  11. Elaborar itinerário de cobrança;

Comunicar-se com devedor

  1. Operar sistema de telefonia;
  2. Operar meios eletrônicos;
  3. Identificar-se ao devedor;
  4. Adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  5. Adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  6. Identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  7. Manter privacidade da dívida com terceiros;
  8. Conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  9. Verificar situação financeira do devedor;
  10. Contatar fiador ou avalista;

Informar ao devedor

  1. Notificar débito através de carta;
  2. Informar devedor sobre o débito;
  3. Informar sobre campanhas de desconto;
  4. Informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  5. Informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  6. Informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  7. Notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  8. Informar locais de pagamento;

Registrar histórico da ação de cobrança

  1. Registrar ações realizadas no contato com devedor;
  2. Definir data de promessa de pagamento;
  3. Registrar informações da negociação;
  4. Ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
  5. Elaborar relatórios de prestação de contas;
  6. Elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  7. Encaminhar processo ao departamento jurídico;

Atualizar cadastro

  1. Coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  2. Consultar guias de CEP (código de endereçamento postal);
  3. Consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  4. Consultar instituições financeiras;
  5. Consultar instituições públicas;
  6. Levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  7. Confrontar cadastro com coleta de informações;
  8. Verificar veracidade das informações coletadas;
  9. Pesquisar informações omissas no cadastro;
  10. Consultar informações cartográficas;
  11. Localizar o devedor pessoalmente;
  12. Localizar bens dados como garantia de dívida;
  13. Avaliar estado físico do bem;
  14. Requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;

Identificar cobranças indevidas

  1. Solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  2. Localizar pagamento efetuado;
  3. Rastrear localização das mercadorias devolvidas;
  4. Verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  5. Confirmar improcedência da cobrança;
  6. Anexar documentos;
  7. Solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  8. Levantar hipóteses de fraude;

Demonstrar competências pessoais

  1. Demonstrar postura profissional;
  2. Lidar com conflitos;
  3. Demonstrar capacidade de persuasão;
  4. Demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  5. Demonstrar segurança;
  6. Demonstrar capacidade de negociação;
  7. Demonstrar dinamismo;
  8. Demonstrar disciplina;
  9. Transmitir confiança;
  10. Demonstrar desinibição;
  11. Demonstrar objetividade;
  12. Demonstrar polidez;
  13. Demonstrar habilidade numérica;
  14. Demonstrar capacidade de observação;
  15. Demonstrar ambição;
  16. Demonstrar disposição para viagem;
  17. Demonstrar capacidade de intuição;
  18. Demonstrar perseverança;
  19. Demonstrar paciência;

Recursos para exercício do cargo

  1. Recursos de Trabalho;
  2. Telefone;
  3. Computador;
  4. Fax;
  5. Guia de ruas;
  6. Listas telefônicas;
  7. Guias de CEP;
  8. Mapas;
  9. Talão de recibos;
  10. Calculadora;
  11. Meio de transporte;

Cargos relacionados

  1. Cobrador externo – Cobrador de aluguéis, Cobrador pracista, Cobrador viajante, Consultor de cobrança, Recuperador externo, Representante de cobrança;
  2. Cobrador interno – Analista de cobrança, Assistente de cobrança, Auxiliar de cobrança, Monitor de cobrança, Operador de cobrança, Operador de telecobrança, Recuperador de ativos, Recuperador de crédito, Recuperador interno;
  3. Localizador (cobrador) – Localizador externo, Notificador;

Participaram da Pesquisa

Instituição Conveniada Responsável
Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp

Instituições

  • Banco Panamericano S.A.
  • Bcm
  • C C Coop
  • Consulcred Consultoria E Cobrança Ltda.
  • Creditare Assessoria E Consultoria
  • Empenho – Empresa De Cobrança S/c Ltda.
  • Escritório Unidos
  • Expoente Cobrança E Assessoria Ltda.
  • Fininvest S.A.
  • Legião Da Boa Vontade (Lbv)
  • Mabel Artigos De Caça E Pesca Ltda.Montreal Assessoria
  • Operator – Serviços De Cobrança Ltda.
  • Rodoviário Afonso Ltda.
  • Instituição Conveniada Responsável
    Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp

Especialistas

  • Alexandre Gomes Pardal
  • Antonio Ferreira Dos Santos
  • Christy Daniela Martins
  • Devair Molina Da Silva
  • Edemilson Santos De Souza
  • Henrique Dias Navarro
  • Hélio Labonia
  • Jorge Gonçalves De Abreu
  • João De Assis Vasconcelos
  • Luciana Maria Ferreira
  • Maria Do Socorro Rocha Da Franca
  • Maria Tereza Ferreira Miranda
  • Marilucia Teles De Jesus
  • Marlene Alves Nogueira Oliveira
  • Odete De Melo
  • Roberval Pereira Brandi
  • Rubens Magliano

Fonte: Ministério do Trabalho

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