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Cargos e salários

Diretores e gerentes da área da educação salário e atribuições CBO 1313

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  • Jornada de trabalho: 41h
  • Piso salarial: R$3.117,06
  • Salário médio: R$4.390,22
  • Maior salário: R$6.634,63
  • Salário hora: R$21,37
  • CBO 1313

Nesse artigo você vai encontrar todas as informações sobre o cargo de “Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais salário e atribuições – CBO 1313” realizada pela “Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp e Ministério do Trabalho”.

  1. Tabela Salarial;
  2. Atribuições do cargo;
  3. Formação e experiência;
  4. Condições gerais para exercício do cargo;
  5. Descrição das atividades;
  6. Recursos para exercício do cargo;
  7. Cargos relacionados

Dica: Para encontrar o Código Brasileiro de Ocupações (CBO) da sua profissão, abra sua carteira de trabalho na página de registros profissionais).

Se deseja informações sobre outros cargos ou tenha alguma dúvida ou algo a acrescentar, utilize o formulário de comentários ao final do artigo. Nossa equipe de especialistas irá responder em seguida.

ATRIBUIÇÕES DO CARGO

Planejam e avaliam atividades educacionais; coordenam atividades administrativas e pedagógicas; gerenciam recursos financeiros; participam do planejamento estratégico da instituição e interagem com a comunidade e com o setor público.

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior e o tempo requerido para o desempenho pleno das atividades é de mais de cinco anos de experiência profissional.

CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO

Exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados; desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos; em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

PLANEJAR ATIVIDADES EDUCACIONAIS

  1. Definir grade curricular;
  2. Adequar cursos à legislação vigente;
  3. Analisar viabilidade econômica das atividades;
  4. Organizar calendário escolar;
  5. Organizar horários de cursos;
  6. Estabelecer metas financeiras;
  7. Estabelecer metas de matrículas;
  8. Definir indicadores de avaliação;
  9. Avaliar disponibilidade de recursos materiais;
  10. Avaliar disponibilidade de docentes;
  11. Alocar professores;
  12. Alocar recursos audiovisuais e equipamentos;

COORDENAR ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

  1. Estabelecer normas de funcionamento da instituição;
  2. Supervisionar processo de admissão de alunos;
  3. Controlar assiduidade e pontualidade de professores;
  4. Supervisionar registros escolares;
  5. Responder por documentos escolares;
  6. Alocar recursos físicos;
  7. Participar na contratação de profissionais;
  8. Decidir sobre contratação e demissão de professores;
  9. Definir processos de promoção funcional;
  10. Decidir sobre realocação de pessoal;
  11. Aplicar normas disciplinares;

COORDENAR ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

  1. Disponibilizar recursos instrucionais;
  2. Acompanhar cumprimento do programa educacional;
  3. Supervisionar equipes técnico-pedagógicas;
  4. Integrar ações pedagógico-administrativas;
  5. Propor serviços educacionais;
  6. Efetivar ações complementares de ensino;
  7. Coordenar reuniões com corpo docente;
  8. Instituir programas de treinamento e desenvolvimento;
  9. Efetivar a aplicação de metodologias de ensino;
  10. Monitorar desempenho de professores;
  11. Avaliar desenvolvimento profissional do professor;
  12. Analisar indicadores de qualidade, evasão e repetência;

AVALIAR ATIVIDADES EDUCACIONAIS

  1. Avaliar as tendências da demanda por educação;
  2. Analisar concorrência;
  3. Definir nichos de mercado;
  4. Avaliar as expectativas dos clientes;
  5. Propor novas atividades de ensino;

INTERAGIR COM A COMUNIDADE E SETOR PÚBLICO

  1. Participar da construção da missão institucional;
  2. Participar na construção de visão de futuro da instituição;
  3. Participar na definição dos objetivos da instituição;
  4. Configurar cenários institucionais;
  5. Participar da identificação de oportunidades e riscos de mercado;
  6. Definir projetos prioritários;
  7. Participar da definição de estratégias de marketing;
  8. Elaborar planos de contingência;
  9. Estabelecer sistema de qualidade;
  10. Elaborar plano diretor;
  11. Propor projetos para geração de novos recursos;
  12. Participar da elaboração de propostas pedagógicas;

GERIR RECURSOS FINANCEIROS

  1. Participar na elaboração do orçamento;
  2. Acompanhar execução de orçamentos;
  3. Realizar prestação de contas;
  4. Administrar caixa escolar e outros recursos financeiros;
  5. Acompanhar relatórios financeiros;
  6. Analisar níveis de inadimplência;
  7. Autorizar despesas;

DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

  1. Evidenciar empatia;
  2. Agir com paciência;
  3. Agir com flexibilidade;
  4. Demonstrar capacidade de resolução de problemas;
  5. Trabalhar com comprometimento;
  6. Demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  7. Exercer liderança;
  8. Manter estabilidade emocional;
  9. Evidenciar comunicabilidade;

RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO

  1. Material de escritório;
  2. Livros;
  3. Computador;
  4. Internet;
  5. Telefone;
  6. Fax;
  7. Máquina copiadora;
  8. Regulamentações;

CARGOS RELACIONADOS

  1. Diretor de instituição educacional da área privada – Diretor adjunto de escolas privadas, Diretor de centro de educação infantil (creche e pré-escola) privado, Diretor de centro de formação profissional privado, Diretor de colégio privado, Diretor de escola privada, Diretor de escola religiosa privada, Diretor de estabelecimento de ensino fundamental privado, Diretor de estabelecimento de ensino médio privado, Diretor de estabelecimento de ensino superior privado, Diretor de internato privado, Diretor de unidade integrada de pré-escola privada, Subdiretor de ensino privado;
  2. Diretor de instituição educacional pública – Diretor de caic público, Diretor de centro de educação infantil público, Diretor de centro de ensino especial público, Diretor de centro de ensino fundamental público, Diretor de centro de ensino médio profissionalizante público, Diretor de centro de ensino médio público, Diretor de centro de ensino supletivo público, Diretor de colégio público, Diretor de escola de classe pública, Diretor de escola pública, Vice-diretor de centro de educação infantil público, Vice-diretor de centro de ensino especial público, Vice-diretor de centro de ensino fundamental público, Vice-diretor de centro de ensino médio público, Vice-diretor de centro de ensino médio, profissionalizante público, Vice-diretor de centro de ensino supletivo público, Vice-diretor de centro interescolar de línguas público, Vice-diretor de colégio público, Vice-diretor de escola de classe pública, Vice-diretor de escola pública, Vice-diretor de grupo escolar público;
  3. Gerente de instituição educacional da área privada – Chefe de centro de formação profissional privado, Chefe de departamento em escolas privadas, Gerente de apoio educacional em escolas privadas, Gerente de centro de educação profissional em escolas privadas, Gerente de centro de formação profissional em escolas privadas;
  4. Gerente de serviços educacionais da área pública;

PARTICIPARAM DA PESQUISA

  • Adriana Alvarez Monteiro
  • Fernando Antonio Da Costa Oliveira
  • Ivo Machado Soares
  • Lucia Helena Dos Anjos Porto
  • Marcia Regina Da Silva Castelucio
  • Marcos Luiz Cavalcanti De Miranda
  • Neander Kraul De Miranda Pinto
  • Raul Brunere Monteiro Neto
  • Rolf Josef Kenel
  • Suely Romero Da Costa
  • Tania Maria Sayão Prior
  • Wânia Regina Coutinho Gonzalez

INSTITUIÇÕES

  • Centro De Tecnologia Da Indústria Química E Têxtil (Cetiqt)
  • Centro De Tecnologia Euvaldo Lodi (Senai – Rr)
  • Escola Municipal Baptista Pereira
  • Escola Municipal ´Joaquim Nabuco´
  • Escola Suiço-brasileira
  • Senai-cetiqt – Centro De Tecnologia Da Indústria Química E Têxtil
  • Universidade Do Rio De Janeiro (Unirio)
  • Universidade Estácio De Sá

Instituição Conveniada Responsável

Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp

Fonte: Ministério do Trabalho

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