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Cargos e salários

Geólogos, oceanógrafos, geofísicos e afins salários e atribuições CBO 2134

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Jornada de trabalho: 42h
Piso salarial: R$6.539,18
Salário médio: R$9.210,11
Maior salário: R$13.918,59
Salário hora: R$43,95

ATRIBUIÇÕES DO CARGO

Realizam levantamentos geológicos e geofísicos coletando, analisando e interpretando dados, gerenciando amostragens, caracterizando e medindo parâmetros físicos, químicos e mecânicos de materiais geológicos, estimando geometria e distribuição espacial de corpos e estruturas geológicas, elaborando mapas e relatórios técnicos e científicos. Prospectam e exploram recursos minerais, pesquisam a natureza geológica e geofísica de fenômenos, efetuam serviços ambientais e geotécnicos, planejam e controlam serviços de geologia e geofísica. Podem prestar serviços de assessoria e consultoria.

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA

As ocupações da família requerem o curso superior completo ou de curta duração – tecnólogo. É comum a presença de profissionais com pós-graduação e cursos de especialização. O exercício pleno das atividades requer entre três e cinco anos.

CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO

O trabalho é exercido principalmente em atividades econômicas de extração de carvão mineral, petróleo e gás e de minerais em geral, e, mais recentemente, na proteção ambiental e nos estudos relativos à água. Quando atuam em pesquisa e desenvolvimento e no ensino são classificados como pesquisadores e professores. Podem trabalhar como empregados ou prestadores de serviços. Trabalham com supervisão permanente e suas atividades se desenvolvem em equipe, tanto em laboratórios como no campo. Pode ocorrer que, no exercício de algumas atividades, alguns profissionais estejam sujeitos aos efeitos da permanência prolongada em posições desconfortáveis; podem também estar expostos a altas temperaturas, materiais tóxicos, áreas ínvias e de ocupação sub-normal.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

ESTUDAR AMBIENTES TERRESTRES E AQUÁTICOS

  1. Planejar estudos;
  2. Coordenar projetos;
  3. Caracterizar a geomorfologia;
  4. Inventariar recursos minerais, hídricos e combustíveis fósseis;
  5. Coletar dados geológicos, geofísicos, meteorológicos, oceanográficos e batimétricos;
  6. Processar dados oceanográficos, meteorológicos e batimétricos;
  7. Interpretar fotos aéreas e imagens de sensoriamento remoto;
  8. Interpretar dados geológicos, geofísicos, oceanográficos e batimétricos;
  9. Estudar o comportamento de poluentes em corpos hídricos e suas interfaces;
  10. Elaborar perfis geológicos e geofísicos;
  11. Caracterizar materiais geológicos;
  12. Medir parâmetros físicos, químicos e mecânicos de materiais geológicos;
  13. Estimar geometria e distribuição espacial de corpos e estruturas geológicos;
  14. Elaborar mapas e cartas;
  15. Elaborar relatórios técnicos e científicos;
  16. Realizar diagnósticos e prognósticos;

EXPLORAR RECURSOS VIVOS (PESCADO, ALGAS E FITOPLÂNCTON) E NÃO VIVOS – MINERAIS (ROCHAS, ÁGUA, COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS)

  1. Desenvolver técnicas de exploração;
  2. Gerenciar prospecção/exploração;
  3. Estimar o potencial exploratório dos recursos;
  4. Orientar ordenamento da atividade extrativista;
  5. Qualificar recursos;
  6. Estudar viabilidade técnico-econômica;
  7. Construir poços e furos de sonda;
  8. Executar ensaios de bombeamento em aquíferos;
  9. Descrever testemunhos de sondagem;
  10. Proceder perfilagem geológica e geofísica;
  11. Integrar resultados analíticos de testemunhos de sondagem e de perfilagem;
  12. Testar equipamentos;

PESQUISAR NATUREZA GEOLÓGICA, GEOFÍSICA E OCEANOGRÁFICA

  1. Pesquisar processos geodinâmicos e oceanográficos;
  2. Pesquisar origem e movimentos de fluídos na crosta terrestre;
  3. Descrever processos naturais em curso;
  4. Modelar processos e produtos geológicos e oceanográficos;
  5. Desenvolver métodos de aproveitamento de recursos vivos e não-vivos;
  6. Identificar minerais, rochas e fósseis;
  7. Descrever minerais, rochas e fósseis;
  8. Classificar minerais, rochas e fósseis;
  9. Identificar sítios e monumentos geológicos e paleontológicos;
  10. Supervisionar laboratórios de pesquisa;
  11. Pesquisar métodos, técnicas e instrumentos laboratoriais e de campo;
  12. Desenvolver métodos, técnicas e instrumentos laboratoriais e de campo;
  13. Adaptar métodos, técnicas e instrumentos laboratoriais e de campo;
  14. Criar programas computacionais aplicados à geologia, geofísica e oceanografia;

GERIR ATIVIDADES DE PROTEÇÃO, CONSERVAÇÃO E REABILITAÇÃO AMBIENTAL

  1. Avaliar vulnerabilidade dos ecossistemas e/ou seus recursos;
  2. Estabelecer zoneamentos ambientais e/ou geotécnicos;
  3. Propor medidas de proteção, conservação e reabilitação dos ecossistemas e/ou suas partes;
  4. Propor medidas e ações de prevenção e mitigação de impactos ambientais;
  5. Propor medidas de reabilitação de áreas degradadas;
  6. Propor medidas de prevenção de contaminação de aquíferos;
  7. Avaliar passivos e impactos ambientais;
  8. Elaborar planos de controle e monitoramento ambiental;
  9. Preparar projetos de disposição de resíduos;
  10. Preparar avaliações e cartas de risco naturais e antrópicos;
  11. Implementar planos de manejo, controle e monitoramento;
  12. Delimitar áreas de proteção de sítios e monumentos geológicos e paleontológicos;
  13. Elaborar propostas de criação de áreas protegidas;
  14. Elaborar planos para atendimento de emergências ambientais;
  15. Elaborar planos de manejo para unidades de conservação;
  16. Elaborar planos de conservação de espécies;
  17. Preparar relatórios ambientais e/ou geotécnicos;

CONTROLAR SERVIÇOS DE GEOLOGIA, GEOFÍSICA E OCEANOGRAFIA

  1. Fiscalizar atividade de prospecção e explotação de recursos vivos e não-vivos;
  2. Controlar qualidade e quantidade de recursos vivos e não-vivos;
  3. Controlar qualidade dos procedimentos;
  4. Controlar aproveitamento de recursos hídricos subterrâneos;
  5. Controlar amostragem e resultados de ensaios físicos, mecânicos e químicos de amostras;
  6. Controlar minério na frente de lavra;
  7. Controlar lavra experimental;
  8. Controlar obra geotécnica experimental;
  9. Controlar observância dos direitos e deveres minerários;
  10.  Auditorar resultados;

EFETUAR SERVIÇOS GEOTÉCNICOS

  1. Determinar propriedades físicas, mecânicas e químicas de rocha, solo e água;
  2. Preparar plano de instrumentação hidro geotécnica;
  3. Avaliar resultados de instrumentação hidro geotécnica;
  4. Instalar poços de monitoramento de aquíferos;
  5. Propor medidas de estabilização de maciços;

FOMENTAR ATIVIDADES DE AQUICULTURA

  1. Avaliar a capacidade de suporte da área de cultivo;
  2. Identificar áreas propícias à aquicultura;
  3. Identificar espécies propícias para cultivo;
  4. Desenvolver técnicas e métodos de cultivo;
  5. Desenvolver técnicas e métodos de conservação e beneficiamento de produtos aquícolas;
  6. Monitorar a sanidade das estruturas e organismos de cultivo;
  7. Controlar a qualidade ambiental dos sistemas aquícolas;
  8. Transferir métodos e técnicas de cultivo;

PRESTAR ASSESSORIA E CONSULTORIA

  1. Assessorar órgãos públicos na elaboração de políticas ambientais;
  2. Assessorar em assuntos legais de mineração;
  3. Assessorar a regulação, licenciamento e fiscalização ambiental das atividades e empreendimentos;
  4. Assessorar negociação de bens e áreas minerais;
  5. Assessorar órgãos de gestão quanto ao suporte geológico de cidades;
  6. Assessorar a implantação e operação de empreendimentos nos ambientes costeiros, marinhos e de transição;
  7. Prestar assessoria em projetos de economia mineral;
  8. Definir modelos de gestão para recursos hídricos;
  9. Emitir pareceres e laudos técnicos;
  10. Realizar perícia e arbitramento técnicos;
  11. Requerer direitos minerários;
  12. Sugerir estratégias de política mineral e de recursos hídricos subterrâneos;

DIFUNDIR CONHECIMENTO GEOLÓGICO, GEOFÍSICO E OCEANOGRÁFICO

  1. Organizar material informativo e educativo;
  2. Organizar coleções e exposições;
  3. Organizar encontros científicos e técnicos;
  4. Organizar roteiros e expedições científicas;
  5. Orientar programas de turismo, geo turismo e turismo ecológico;
  6. Elaborar programas de educação ambiental;

DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

  1. Demonstrar visão espacial;
  2. Demonstrar senso crítico;
  3. Demonstrar capacidade de observação;
  4. Demonstrar adaptabilidade;
  5. Demonstrar capacidade de lidar com situações de risco;
  6. Demonstrar tolerância ao isolamento;
  7. Demonstrar capacidade de visão sistêmica;
  8. Demonstrar visão temporal;
  9. Trabalhar em equipe;
  10. Demonstrar pró-atividade;
  11. Demonstrar criatividade;
  12. Demonstrar capacidade de agir sob pressão;
  13. Trabalhar com segurança;

RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO

  1. Correntógrafo;
  2. Garrafas de nansem;
  3. Salinômetro;
  4. Navios e lanchas oceanográficas;
  5. Ctd- condutividade , temperatura e profundidade;
  6. Adcp acustic doppler current profiler;
  7. Gps;
  8. Radar;
  9. Sonar;
  10. Garrafa de van dorn;
  11. Garrafa go flow;
  12. Redes de plancton;
  13. Ecosondas;
  14. Dragas;
  15. Bússola;
  16. Martelo;
  17. Estereoscópio;
  18. Materiais para amostragens;
  19. Veículos de transporte e levantamento;
  20. Máquina fotográfica;
  21. Bases topográficas;
  22. Kit de sobrevivência;
  23. Rádio comunicador;
  24. Computador;
  25. Equipamentos de medida físico-química;
  26. Epi-equipamento de proteção individual;
  27. Caderneta de campo;
  28. Equipamentos geofísicos;
  29. Equipamentos de topografia;
  30. Equipamentos laboratoriais;
  31. Lupa;
  32. Canivete;
  33. Placa de traço;
  34. Kit de reagentes;
  35. Ímã;
  36. Ondógrafos;

CARGOS RELACIONADOS

  1. Geólogo;
  2. Geólogo de engenharia;
  3. Geofísico;
  4. Geoquímico;
  5. Hidrogeólogo;
  6. Paleontólogo;
  7. Petrógrafo;
  8. Oceanógrafo – Oceanólogo;

PARTICIPARAM DA PESQUISA

  • Alexandre Pereira Cabral;
  • Antonino Juarez Borges;
  • Diógenes De Almeida Campos;
  • Eduardo Antônio Ladeira;
  • Edézio Teixeira De Carvalho;
  • Fernado Antônio Peixoto De Villanova;
  • Fernando Luiz Diehl;
  • Fernando Shimomura Chen;
  • Francisco Alves Dos Santos;
  • Hélio Antônio De Sousa;
  • Jaime Duchini Junior;
  • João Henrique Grossi Sad;
  • Leandro Hartleben Cordeiro;
  • Luiz Alberto Pimenta Borges Bastos;
  • Luiz Carlos Krug;
  • Marco Aurélio Lemos Latge;
  • Maria Antonieta Ancântara Mourão;
  • Maria José Resende Oliveira;
  • Mauricio Da Rocha Fragoso;
  • Paulo Fernando Garreta Harkot;
  • Paulo Fernando Pereira Pessoa;
  • Ricardo Soavinski;
  • Ronald Fleischer;
  • Silvia Dias Pereira;
  • Uirá Calvalcante Oliveira;

INSTITUIÇÕES

  • Acquaplan Tecnologia E Consultoria Ambiental;
  • Agência Nacional De Transportes Aquaviários – Antaq;
  • Anglogold Brasil Ltda.;
  • Centro De Hidrografia Da Marinha (Chm-dhn);
  • Centro De Pesquisas Da Petróleo Brasileiro S.A. (Cenpes-getex);
  • Chevron Brasil Petróleo Ltda;
  • Cia De Pesquisa De Recursos Minerais (Cprm);
  • Departamento Nacional De Produção Mineral;
  • Fundação Universidade Federal Rio Grande;
  • Fvgro Oceansatpeg S.A;
  • Geolurb – Geologia Urbana De Reabilitação Ltda.;
  • Geosol – Geologia E Sondagens Ltda.;
  • Geotecmin – Geologia E Tecnologia Mineral Ltda.;
  • Hidrovia Hidrogeologia E Meio Ambiente Ltda.;
  • Ibama – Instituto Brasileiro Do Meio Ambiente E Dos Recursos Naturais Renováveis
  • Instituto Chico Mendes De Conservação Da Biodiversidade
    Mapear Ltda.;
  • Prooceano Serviço Oceanográfico E Amb Ltda.;
  • Serviço Geológico Do Brasil (Cprm)
    Simbiose Oceanografia Educação E Sustentabilidade;
  • Universidade Do Estado Do Rio De Janeiro – Uerj;

Instituição Conveniada Responsável

Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp

Fonte: Ministério do Trabalho

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