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Cargos e salários

Pesquisador de ciência social e humana – O que faz, Salário, Formação, CBO

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Veja o que faz, quanto ganha um Pesquisador de ciência social e humana, as melhores empresas e vagas de emprego para pesquisadores de ciências sociais e humanas, informações completas do Ministério do Trabalho e Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp com a participação de empresas e profissionais do setor de pesquisas,ciência social e Recursos Humanos.

A seguir, as informações sobre Pesquisador de ciência social e humana:

  • Quanto ganha;
  • Jornada de trabalho;
  • Piso salarial;
  • Salário médio;
  • Maior salário;
  • Salário hora;
  • Código da Profissão;
  • Atribuições / descrição do cargo;
  • Formação e experiência;
  • Condições gerais para exercício do cargo;
  • Descrição das atividades;
  • Recursos para exercício do cargo;
  • Cargos relacionados;
  • Participaram da pesquisa;
  • Instituições.

Quanto ganha um Pesquisador de ciência social e humana

  • Jornada de trabalho: 38h
  • Piso salarial: R$1.987,78
  • Salário médio: R$2.799,68
  • Maior salário: R$4.230,97
  • Salário hora: R$14,81
  • Código da profissão: CBO 203505

Atribuições do cargo de Pesquisador de ciência social e humana

Formulam objeto de estudo e pesquisa sobre relações humanas e sociais nas áreas das ciências sociais e humanas. Realizam procedimentos para coleta, tratamento, análise de dados e informações e disseminam resultados de pesquisa. Planejam e coordenam atividades de pesquisa. Podem dar aulas.

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA

As ocupações requerem, para o seu exercício, no mínimo o curso universitário completo e mestrado ou cursos de especialização nas áreas de conhecimento abrangidas nesta família, quais sejam: Filosofia, História, Psicologia, Teologia, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, Ciências políticas, Educação, Economia, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da informação, Comunicação, Demografia, Direito, Museologia, Planejamento urbano e regional, Serviço social e turismo. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à área pública. De uma forma geral, considera-se que os titulares das ocupações devam ter desenvolvido suas atividades durante, pelo menos, três a quatro anos, sob supervisão de outros pesquisadores.

CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO

Atuam em uma grande gama de atividades econômicas, dentre as quais os serviços sociais e de saúde, a administração pública, as atividades recreativas, esportivas e culturais, a pesquisa e desenvolvimento, o ensino. Costumam trabalhar em fundações, instituições de pesquisa, universidades e organizações não-governamentais (ONGs), empresas ou instituições federais, estaduais e municipais de planejamento e estatística, como assalariados registrados, estatutários e também como autônomos, prestando serviços. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes compostas por profissionais com formação em diversas áreas do conhecimento.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

FORMULAR OBJETO DE ESTUDO E PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS E SOCIAIS

  1. Revisar bibliografia;
  2. Formular problemática de pesquisa;
  3. Justificar relevância da pesquisa;
  4. Especificar objetivos de pesquisa;
  5. Especificar referencial teórico;
  6. Formular hipóteses;
  7. Especificar metodologia de pesquisa;
  8. Especificar resultados esperados de pesquisa;

PROCEDER AO TRATAMENTO, ANÁLISE DE DADOS E INFORMAÇÕES DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

  1. Realizar procedimentos de crítica e validação de dados coletados;
  2. Selecionar dados e informações;
  3. Classificar dados e informações;
  4. Organizar dados e informações;
  5. Organizar acervos;
  6. Analisar dados e informações de fontes primárias e secundárias;
  7. Cotejar hipóteses e resultados de pesquisa;
  8. Desenvolver métodos e procedimentos de pesquisa;
  9. Analisar impactos da pesquisa para sociedade;
  10. Formular teorias;

COLETAR DADOS E INFORMAÇÕES DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

  1. Determinar procedimentos para obtenção de dados primários;
  2. Elaborar instrumentos para obtenção de dados primários;
  3. Elaborar questionários e roteiros;
  4. Pré-testar instrumentos e procedimentos para obtenção de dados primários;
  5. Definir amostra;
  6. Coletar informações de fontes secundárias;
  7. Coletar dados e informações de fontes primárias;
  8. Dirigir dinâmicas de grupo;
  9. Realizar entrevistas;
  10. Coletar depoimentos;
  11. Realizar observação participante;
  12. Administrar testes pedagógicos e psicológicos;
  13. Supervisionar trabalho de campo;
  14. Sistematizar dados e informações;

DISSEMINAR RESULTADOS DE PESQUISA

  1. Elaborar instrumento de acesso a acervo;
  2. Elaborar relatórios de pesquisa;
  3. Elaborar trabalhos científicos;
  4. Elaborar boletim informativo;
  5. Apresentar resultados de pesquisa em meios de comunicação;
  6. Apresentar resultados de pesquisa em encontros e seminários;
  7. Fornecer subsídios para formulação de políticas públicas;
  8. Restituir resultados aos sujeitos pesquisados;
  9. Participar de grupos de estudos e discussão;
  10. Emitir parecer sobre trabalhos científicos;

PLANEJAR ATIVIDADES DE PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS E SOCIAIS

  1. Definir metas de pesquisa;
  2. Definir atividades de trabalho;
  3. Identificar aspectos éticos e legais para viabilização da pesquisa;
  4. Definir recursos humanos e materiais;
  5. Definir cronograma físico e financeiro;
  6. Orçar custos de pesquisa;
  7. Identificar fontes de financiamento de pesquisa;
  8. Formatar projeto de pesquisa;
  9. Captar recursos financeiros;
  10. Planejar avaliação de andamento da pesquisa;
  11. Definir forma de divulgação de resultado de pesquisa;

COORDENAR ATIVIDADES DE PESQUISA

  1. Compatibilizar necessidades materiais aos recursos financeiros;
  2. Selecionar equipe de trabalho;
  3. Solicitar compra de materiais, contratação de pessoal e de serviços;
  4. Treinar equipe de trabalho;
  5. Supervisionar cumprimento de atividades de pesquisa;
  6. Avaliar andamento de pesquisas;

DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

  1. Demonstrar criatividade;
  2. Demonstrar capacidade de reflexão;
  3. Desenvolver capacidade de análise crítica;
  4. Demonstrar alteridade;
  5. Evidenciar sensibilidade social;
  6. Trabalhar em equipe;
  7. Desenvolver expressão escrita;
  8. Desenvolver expressão oral;
  9. Promover interdisciplinaridade;

RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO

  1. Computador;
  2. Gravador;
  3. Luvas;
  4. Máscara;
  5. Guarda-pó;
  6. Pranchetas;
  7. Instrumentos de escavação;
  8. Máquina fotográfica
  9. Livros e periódicos;
  10. Teses e dissertações;
  11. CD-ROM com arquivos de informações;
  12. Internet;
  13. Câmera de vídeo;
  14. Telefone;
  15. Fax-símile;
  16. Brinquedos pedagógicos;
  17. Material de laboratório;
  18. Vídeo cassete;
  19. Televisão;
  20. Legislações;
  21. Documentos;
  22. Retroprojetor;
  23. Material de expediente;
  24. Balança;
  25. Programas de computador;
  26. Automóvel;
  27. Móveis e utensílios;
  28. Quadro;

CARGOS RELACIONADOS

  1. Pesquisador em ciências sociais e humanas;
  2. Pesquisador em economia;
  3. Pesquisador em ciências da educação;
  4. Pesquisador em história – Historiador;
  5. Pesquisador em psicologia;

PARTICIPARAM DA PESQUISA

  • Alfredo Guillermo Martin;
  • Ana Maria Hermeto Camilo De Oliveira;
  • Artur Emílio Reginaldo;
  • Aída Lúcia Ferrari;
  • Cristina Pereira Nunes;
  • Elisa L. Caillaux;
  • Janete Gonçalves Evangelista;
  • José Martins De Medeiros;
  • Martha Maria De Castro E Silva;
  • Érika De Faria Reis;

INSTITUIÇÕES

  • Arquivo Público Mineiro;
  • Centro De Desenvolvimento E Planejamento Regional (Cedeplar);
  • Centro De Memória Do Sistema Federação Das Indústrias Do Estado De Minas Gerais (Fiemg);
  • Fundação João Pinheiro;
  • Instituto Brasileiro De Geografia E Estatística (Ibge);
  • Instituto De Pesquisas Econômicas Administrativas E Contábeis De Minas Gerais;
  • (Ipead-face Ufmg);
  • Instituto Félix Guattari;
  • Lúmen Instituto De Pesquisa Da Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc) Puc Minas;
  • Museu De História Natural Da Ufmg;
  • Museu Histórico Abílio Barreto;

Instituição Conveniada Responsável

Centro De Desenvolvimento E Planejamento Regional – Cedeplar – Fundep – Ufmg

Fonte: Ministério do Trabalho

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