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Cargos e salários

Piloto de Avião – O que faz, Salário, Formação, CBO

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Veja o que faz, quanto ganha um Piloto de Avião, onde estão as melhores vagas de emprego para piloto de avião, informações completas do Ministério do Trabalho com a participação de empresas de aviação, profissionais do setor de aeronáutica e Recursos Humanos.

A seguir, as informações sobre Piloto de Avião:

  • Quanto ganha;
  • Jornada de trabalho;
  • Piso salarial;
  • Salário médio;
  • Maior salário;
  • Salário hora;
  • Código da Profissão;
  • Atribuições / descrição do cargo;
  • Formação e experiência;
  • Condições gerais para exercício do cargo;
  • Descrição das atividades;
  • Recursos para exercício do cargo;
  • Cargos relacionados;
  • Participaram da pesquisa;
  • Instituições.

Quanto ganha um Piloto de Avião

  • Jornada de trabalho: 39h
  • Piso salarial: R$4.125,54
  • Salário médio: R$5.810,62
  • Maior salário: R$8.781,18
  • Salário hora: R$29,44
  • Código da profissão: CBO 215305

Atribuições do cargo de Piloto de Avião

Pilotam aviões ou helicópteros de grande porte para transporte de passageiros ou cargas em vôos nacionais ou internacionais; conduzem a navegação operando os sistemas da aeronave, seguindo plano de voo pré-estabelecido e aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança; ministram instruções de voo teóricas e práticas em aeroclubes ou em empresas aéreas; realizam ensaios de vôos em protótipos com a finalidade de aprovar novos modelos e tipos de aeronaves; executam vôos especiais em aeronaves recém saídas das linhas de produção ou das oficinas de manutenção.

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA

Para ingressar nessas ocupações é necessário, no mínimo, o ensino médio completo, de três a quatro anos de experiência profissional e curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula para o Instrutor de voo e mais de quatrocentas horas-aula para os demais. Esta família é composta por profissionais que atingem níveis de experiência e competência técnica exigidos pelo DAC – Departamento de Aviação Civil para serem habilitados como PLA – Pilotos de Linha Aérea (avião) ou PLAH – (helicóptero). Com o incremento da indústria de aviação brasileira, foi criado no CTA, o curso de piloto de provas, que é habilitado pelo DAC.

CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO

Esses trabalhadores atuam em áreas ligadas ao transporte aéreo, pesquisa e desenvolvimento, administração pública, defesa e seguridade social, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira. Trabalham com supervisão ocasional, de forma individual e em equipe, em veículos e em horários irregulares. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse, passam longos períodos em posições desconfortáveis, em grandes alturas, confinados e expostos a materiais tóxicos, altas temperaturas, ruído intenso e raios solares.

Código internacional CIUO88
3143 – Pilotos de aviación y afines

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Nota
Norma Regulamentadora: Lei nº 7.183, de 05 de abril de 1984 – Regula o exercício da profissão de Aeronauta e dá outras providências. Portaria Interministerial nº 3.016, de 05 de fevereiro de 1988 – Expede instruções para a execução da lei nº 7.183, de 05 de abril de 1984, que dispõe sobre o exercício da profissão de Aeronauta. Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986 – Dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronauta. OBS¹ : A lei nº 7.183/84 define que são tripulantes: comandante, co-piloto, mecânico de vôo, navegador, radioperador de vôo e comissário.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

PILOTAR AERONAVES

1 – Acompanhar abastecimento da aeronave;
2 – Realizar inspeção externa da aeronave;
3 – Conferir ações e procedimentos de cada etapa do vôo através da lista de verificação;
4 – Preparar sistemas da aeronave;
5 – Manusear controles da aeronave;
6 – Monitorar sistemas da aeronave;
7 – Pilotar aeronave dentro dos limites operacionais;
8 – Cumprir orientações de tráfego aéreo;
9 – Taxiar aeronave;
10 – Decolar aeronave;
11 – Realizar subida até o nível de cruzeiro;
12 – Conduzir vôo de cruzeiro (navegação);
13 – Proceder descida da aeronave;
14 – Pousar aeronave;
15 – Arremeter aeronave;
16 – Agir em situações de emergência;
17 – Preparar aeronave para pernoite;

PLANEJAR VÔO

1 – Consultar manuais operacionais da aeronave;
2 – Consultar publicações e informações aeronáuticas;
3 – Conferir documentação da aeronave;
4 – Interpretar informações meteorológicas;
5 – Calcular quantidade de combustível;
6 – Conferir manifesto de carga e passageiros;
7 – Calcular peso e balanceamento da aeronave;
8 – Providenciar serviços de apoio e material de conforto para passageiros;
9 – Preencher plano de vôo;

GERENCIAR O VÔO

1 – Representar o operador da aeronave;
2 – Administrar conflitos;
3 – Atuar conforme regulamentação pertinente;
4 – Coordenar atividades da tripulação;
5 – Otimizar plano de vôo (rota, altitude, velocidade);
6 – Informar-se sobre condições meteorológicas da rota e do destino;
7 – Lançar ocorrências no livro de bordo;

ESTABELECER COMUNICAÇÃO

1 – Utilizar fraseologia padrão;
2 – Estabelecer comunicação com órgãos de tráfego aéreo;
3 – Solicitar autorização de tráfego aéreo;
4 – Informar posições;
5 – Estabelecer comunicação com outras aeronaves;
6 – Estabelecer contato com a empresa;
7 – Prestar informações aos passageiros;
8 – Produzir informações aeronáuticas;
9 – Sincronizar atividades com a tripulação;
10 – Informar situações de emergência;
11 – Confeccionar relatórios;

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MINISTRAR INSTRUÇÃO DE VÔO

1 – Programar instrução do aluno;
2 – Instruir aluno no planejamento e gerenciamento de vôo;
3 – Ministrar cursos teóricos;
4 – Orientar aluno sobre cada fase do vôo (taxiamento, decolagem, subida, descida, aterrissagem);
5 – Explicar manobras;
6 – Posicionar aluno na cabine;
7 – Demonstrar instrumentos e suas finalidades;
8 – Demonstrar manobras;
9 – Auxiliar aluno na execução de manobras;
10 – Supervisionar aluno na execução de manobras;
11 – Adequar programa de instrução ao aluno;
12 – Avaliar aluno;
13 – Liberar aluno para vôo solo;
14 – Registrar desempenho do aluno;
15 – Encaminhar aluno para exame de proficiência;

EXECUTAR VÔO DE ENSAIO

1 – Abrir domínio de vôo da aeronave;
2 – Medir desempenho da aeronave;
3 – Avaliar qualidade de vôo;
4 – Executar manobras limites;
5 – Avaliar limites operacionais;
6 – Aprovar funcionalidade dos sistemas da aeronave;
7 – Validar procedimentos normais;
8 – Validar procedimentos de emergência;
9 – Voar em formação;
10 – Acompanhar ensaios de risco;
11 – Coordenar equipe de segurança de ensaio;
12 – Comprovar conformidade com regulamentos;

PARTICIPAR DE PROJETOS DE AERONAVES

1 – Definir leiaute de cabine;
2 – Validar modelos de simulação;
3 – Definir métodos de comprovação de regulamentos;
4 – Participar da análise de conseqüências de possíveis falhas;
5 – Elaborar procedimentos normais e de emergência;
6 – Aprovar manual de vôo;
7 – Analisar níveis de risco;
8 – Mitigar riscos;
9 – Aprovar programas de ensaios;
10 – Analisar resultados de ensaios;

EFETUAR VÔO DE PRODUÇÃO E DE MANUTENÇÃO

1 – Conferir desempenho da aeronave;
2 – Conferir qualidade de vôo;
3 – Verificar funcionalidade dos sistemas;
4 – Verificar conformidade com projeto aprovado;

DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

1 – Tomar decisões;
2 – Demonstrar disciplina;
3 – Demonstrar auto-controle;
4 – Demonstrar capacidade física e psicológica;
5 – Trabalhar em equipe;
6 – Demonstrar humildade;
7 – Demonstrar raciocínio rápido;
8 – Dominar idioma inglês;
9 – Demonstrar orientação espacial;
10 – Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
11 – Demonstrar expressão oral e escrita;
12 – Demonstrar coordenação motora;
13 – Demonstrar auto- confiança;
14 – Demonstrar adaptabilidade ao meio;
15 – Demonstrar persistência;

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RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO

  1. Fone e microfone de ouvido;
  2. Simulador de vôo;
  3. Cronômetro;
  4. Computador e periféricos;
  5. Registrador de vôo;
  6. Régua de cálculo para navegação;
  7. Cartão de abastecimento;
  8. Vestimenta resistente ao fogo;
  9. Documentação pessoal e da aeronave;
  10. Lanterna;
  11. Material de escritório;
  12. Agenda;
  13. Capacete;
  14. Telefone/celular;
  15. Para-quedas;
  16. Prancheta;
  17. Publicações e manuais;
  18. Protetor de ouvido;
  19. Mapas e cartas de navegação aérea;
  20. Óculos escuros;
  21. Protetor solar;

CARGOS RELACIONADOS

1 – Piloto de aeronaves – Aviador civil, Piloto de avião, Piloto de helicóptero, Piloto de linha aérea regular;
2 – Piloto de ensaios em vôo – Piloto de provas;
3 – Instrutor de vôo – Instrutor de pilotagem (aviação), Instrutor de pilotagem de aviões, Instrutor de pilotagem de helicópteros;

PARTICIPARAM DA PESQUISA

  • Adriano Gava;
  • Adriano José Lages De Faria;
  • Amauri Tavares Outeiro;
  • Daniel Rodrigues Ribeiro;
  • Douglas Alexandre Rodrigues De Oliveira;
  • Herbert Busse Rodrigues;
  • Jeirgem Prust;
  • João Bosco Da Cunha Ferreira;
  • João Marcelo Curti Del Picchia;
  • Leonardo Magalhães Carlos Magno;
  • Manoel Fernando De Oliveira;
  • Márcio Matarese Sader;
  • Otávio De Paschoal Filho;
  • Rodrigo Amaral Flaquer Duarte;
  • Tiago Lucas De Mesquita;
  • Welton Sotero Martins;

INSTITUIÇÕES

  • Aeroclube De Bauru;
  • Aeromaster Táxi Aéreo Ltda.;
  • Bra Transportes Aéreos;
  • Centro Técnico Aeroespacial – Fdh/ifi;
  • Gol Transportes Aéreos Ltda.;
  • Helicópteros Do Brasil S.A. (Helibras);
  • Lider Táxi Aéreo Ltda.;
  • Markem Intermediação De Negócios S/c Ltda.;
  • Master Escola De Pilotagem De Helicópteros;
  • Pantanal Linhas Aéreas;
  • Rio Sul Linhas Aéreas;
  • Tam Linhas Aéreas S.A.;
  • Tecplan Escola De Pilotagem;
  • Varig S.A. Viação Aérea Rio Grandense;

Instituição Conveniada Responsável

Ministério Do Trabalho E Emprego – Mte

Fonte: Ministério do Trabalho

Glossário
CTA – Centro Técnico Aeroespacial.

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