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Cargos e salários

Professor de artes cênicas no ensino superior – O que faz, Salário, Formação, CBO

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Veja o que faz, quanto ganha um Professor de artes cênicas no ensino superior, onde estão as melhores vagas de emprego para professor de artes cênicas, informações completas do Ministério do Trabalho e Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp com a participação de empresas e profissionais do setor artes cênicas e Recursos Humanos.

A seguir, as informações sobre Professor de Artes do Ensino Superior:

  • Quanto ganha;
  • Jornada de trabalho;
  • Piso salarial;
  • Salário médio;
  • Maior salário;
  • Salário hora;
  • Código da Profissão;
  • Atribuições / descrição do cargo;
  • Formação e experiência;
  • Condições gerais para exercício do cargo;
  • Descrição das atividades;
  • Recursos para exercício do cargo;
  • Cargos relacionados;
  • Participaram da pesquisa;
  • Instituições.

Quanto ganha um Professor de artes cênicas no ensino superior

  • Jornada de trabalho: 36h
  • Piso salarial: R$6.393,27
  • Salário médio: R$9.004,61
  • Maior salário: R$13.608,03
  • Salário hora: R$50,27
  • Código da Profissão: CBO 234905

Atribuições do cargo de Professor de artes cênicas no ensino superior

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes; planejam cursos; desenvolvem pesquisas e criações artísticas; coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico-administrativas.

Formação e experiência para Professor de artes cênicas no ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior ou com formação profissional em nível técnico (cursos técnicos). O pleno exercício das atividades ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.

CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO

Trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.

Código internacional CIUO88
2310 – Profesores de universidades y otros establecimientos de la enseñanza superior

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Nota
Há professores de artes que também atuam como artistas, seja na criação como na execução de obras de artes.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

ATUAR NO ENSINO DA ARTE

  1. Preparar aulas teóricas e práticas
  2. Ministrar aulas teóricas e práticas
  3. Orientar alunos em pesquisas e produções artísticas
  4. Supervisionar alunos em estágios
  5. Prestar atendimento a alunos
  6. Avaliar alunos
  7. Coordenar grupos de estudo

PLANEJAR CURSOS

  1. Definir objetivos de cursos
  2. Elaborar ementas
  3. Identificar pré-requisitos
  4. Definir carga horária
  5. Encaminhar pedido de aprovação de novos cursos
  6. Definir grades curriculares
  7. Definir programas de cursos

DESENVOLVER PESQUISA EM ARTES

  1. Sistematizar conhecimentos em artes
  2. Analisar arte, obra de arte e experiência estética
  3. Pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética
  4. Analisar processos de criação artística
  5. Analisar processos de recepção artística
  6. Desenvolver novas abordagens de criação artística
  7. Articular a arte com outras áreas do conhecimento
  8. Definir metodologias de pesquisa em artes
  9. Elaborar projetos de pesquisa
  10. Coordenar grupos de pesquisa
  11. Concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas
  12. Concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas
  13. Difundir resultados de pesquisa

DIVULGAR CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS EM ARTES

  1. Dar palestras e conferências
  2. Publicar textos teóricos, críticos e de divulgação
  3. Apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos
  4. Dar entrevistas
  5. Participar de debates na mídia
  6. Coordenar publicações
  7. Participar de conselhos editoriais

COORDENAR ATIVIDADES DE EXTENSÃO EM ARTES

  • Organizar exposições
  • Organizar festivais e mostras
  • Organizar concertos e recitais
  • Programar espetáculos
  • Organizar seminários, colóquios e congressos
  • Organizar oficinas e mini-cursos
  • Ministrar oficinas e mini-cursos
  • Constituir equipes de trabalho
  • Participar de comissões julgadoras de concursos artísticos
  • Realizar curadoria
  • Programar palestras e conferências

EXERCER ATIVIDADES ACADÊMICO-ADMINISTRATIVAS

  1. Participar de bancas de defesa de tese e dissertação
  2. Participar de bancas de concurso
  3. Coordenar comissões
  4. Participar de comissões
  5. Dimensionar infra-estrutura de apoio
  6. Solicitar infra-estrutura de apoio
  7. Participar de seminários colóquios e congressos
  8. Avaliar currículos, cursos e disciplinas
  9. Elaborar testes de aptidão para seleção de alunos
  10. Elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais
  11. Coordenar cursos
  12. Elaborar relatórios

ASSESSORAR ATIVIDADES ACADÊMICO-ADMINISTRATIVAS

  1. Supervisionar produções de natureza artística
  2. Assessorar instituições artístico-culturais
  3. Emitir pareceres
  4. Assessorar organizações governamentais e não-governamentais
  5. Assessorar entidades de ensino
  6. Prestar consultoria
  7. Assessorar a mídia
  8. Assessorar editoras
  9. Assessorar agências financiadoras de pesquisa
  10. Assessorar grupos artísticos
  11. Participar da definição de políticas culturais

DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

  1. Demonstrar atitude crítica
  2. Demonstrar capacidade de criar soluções novas
  3. Trabalhar de forma multidisciplinar
  4. Demonstrar percepção estética
  5. Demonstrar capacidade de especulação e experimentação
  6. Demonstrar capacidade pedagógica
  7. Demonstrar capacidade de condução de pesquisa
  8. Trabalhar em equipe

RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO

  1. Tanque, pia e fogão
  2. Material de expediente e de consumo
  3. Instrumentos de corda e sopro
  4. Teclado
  5. Instrumentos de percussão
  6. Colchonete
  7. Salas de artes visuais
  8. Salas de artes cênicas
  9. Salas de música, piano, gravador
  10. Bibliotecas, fonoteca, retroprojetor, mapoteca
  11. Equipamentos de marcenaria
  12. Equipamentos de luz, som, vídeo e periféricos
  13. Computador e periféricos, aparelho de som, lousa
  14. Espelho, máquina fotográfica e filmadora

CARGOS RELACIONADOS

  1. Professor de artes do espetáculo no ensino superior
  2. Professor de artes cênicas no ensino superior
  3. Professor de circo no ensino superior
  4. Professor de dança no ensino superior
  5. Professor de performance no ensino superior
  6. Professor de teatro no ensino superior
  7. Professor de teatro-educação no ensino superior
  8. Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
  9. Professor de música no ensino superior

PARTICIPARAM DA PESQUISA

  • Berenice Albuquerque Raulino De Oliveira
  • Carlos Fernando Fiorini
  • Daniel Luís Barreiro
  • Geralda M. F. S. Dalglich
  • Gilberto Dos Santos Prado
  • Heloísa Cardoso Villaboim De Carvalho
  • Joana D´arc Bizzotto Lopes
  • Joice Saturnino De Oliveira
  • Luíz Otávio Carvalho Gonçalves De Souza
  • Lygia Arcuri Eluf

INSTITUIÇÕES

  • Escola De Belas Artes Da Ufmg
  • Escola De Belas Artes Da Ufmg
  • Instituto De Artes Da Unesp
  • Unicamp – Departamento De Artes Cênicas – Ia
  • Universidade Estadual De Campinas (Unicamp)

Instituição Conveniada Responsável

Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp

Fonte: Ministério do Trabalho

Glossário:

O que é Arte

Arte é a produção consciente de obras, formas ou objetos voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana. obra-de-arte: obra em que a utilização da técnica e o uso dos materiais estão a serviço de comunicar a visão pessoal do artista e de suscitar uma emoção estética no receptor.

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