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Cargos e salários

Professor de Economia – O que faz, Salário, Formação, CBO

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Veja o que faz, quanto ganha um Professor de Economia, as melhores empresas e vagas de emprego para professor de economia, informações completas do Ministério do Trabalho e Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp com a participação de empresas e profissionais do setor de economia e Recursos Humanos.

A seguir, as informações sobre Professor de economia do ensino superior:

  • Quanto ganha;
  • Jornada de trabalho;
  • Piso salarial;
  • Salário médio;
  • Maior salário;
  • Salário hora;
  • Código da Profissão;
  • Atribuições / descrição do cargo;
  • Formação e experiência;
  • Condições gerais para exercício do cargo;
  • Descrição das atividades;
  • Recursos para exercício do cargo;
  • Cargos relacionados;
  • Participaram da pesquisa;
  • Instituições.

Quanto ganha um Professor de economia

  • Jornada de trabalho: 30h
  • Piso salarial: R$6.301,66
  • Salário médio: R$8.875,58
  • Maior salário: R$13.413,04
  • Salário hora: R$58,66
  • Código da Profissão: CBO 234805

Atribuições do cargo de professor de economia

Ministram aulas, preparam cursos, programas, disciplinas e aulas, na área de ciências econômicas, administrativas e contábeis, do ensino superior; assistem e avaliam alunos; produzem trabalhos acadêmicos e orientam a elaboração de teses, monografias, dissertações e trabalhos de uso. Participam de atividades administrativas, bancas examinadoras e eventos acadêmicos; administram departamentos de ensino; realizam atividades de extensão e comunicam-se oralmente e por escrito.

Formação e experiência para professor de economia

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior ou com formação profissional em nível técnico (cursos técnicos). O pleno exercício das atividades ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.

Condições gerais para exercício do cargo

Os profissionais dessa família ocupacional exercem suas funções em instituições e entidades de ensino; trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Podem estar sujeitos a estresse constante, devido à condição de trabalhos sob pressão.

Código internacional CIUO88
2310 – Profesores de universidades y otros establecimientos de la enseñanza superior

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Descrição das atividades do professor de economia

Ministrar Aula

1 – Expor conteúdos referentes a disciplinas de economia, administração e contabilidade;
2 – Adequar o conteúdo programático à realidade;
3 – Aplicar recursos didáticos;
4 – Utilizar recursos técnicos para exposição;
5 – Esclarecer dúvidas de alunos;
6 – Indicar uso de softwares específicos e calculadoras;

Preparar cursos, programas, disciplinas e aulas

1 – Definir conteúdo programático;
2 – Atualizar o conteúdo programático;
3 – Preparar material didático;
4 – Definir bibliografia;
5 – Preparar conteúdo da aula;
6 – Preparar exercícios relativos a economia, administração e contabilidade;
7 – Selecionar recursos técnicos para exposição;
8 – Preparar exames;

Assistir Alunos

1 – Auxiliar na escolha da disciplina;
2 – Fornecer orientação acadêmica e profissional;
3 – Orientar na publicação de trabalho;
4 – Direcionar na obtenção de bolsas de estudo;
5 – Auxiliar na obtenção de estágio;
6 – Orientar monitores;

Avaliar Alunos

1 – Avaliar participação em aula;
2 – Aplicar prova escrita e oral;
3 – Aferir provas e trabalhos;
4 – Avaliar teses, monografias e dissertações;
5 – Registrar freqüência dos alunos;

Produzir trabalhos acadêmicos

1 – Elaborar artigos científicos e acadêmicos;
2 – Elaborar relatórios;
3 – Divulgar resultados de pesquisas;
4 – Elaborar teses e dissertações;

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Orientar teses, monografias, dissertações e trabalhos de uso

1 – Auxiliar na definição de temas de pesquisa;
2 – Orientar aluno quanto à estruturação do pensamento;
3 – Auxiliar na definição de metodologias;
4 – Orientar pesquisa bibliográfica;
5 – Orientar pesquisa teórica;
6 – Orientar pesquisa de campo;
7 – Orientar coleta de dados;
8 – Orientar utilização de normas e formas de apresentação;
9 – Criticar versões dos trabalhos;
10 – Sugerir composição da banca examinadora;

Participar de atividades administrativas

1 – Analisar propostas de pesquisa;
2 – Definir temas e escopo da pesquisa;
3 – Elaborar projetos;
4 – Definir metodologia;
5 – Pesquisar bibliografia;
6 – Definir cronograma;
7 – Organizar equipes;
8 – Atribuir tarefas;
9 – Coletar dados;
10 – Classificar dados;
11 – Analisar dados;
12 – Coordenar execução do projeto;

Participar de Bancas Examinadoras

1 – Julgar trabalhos acadêmicos e científicos;
2 – Propor alterações em teses e dissertações;
3 – Dar parecer em publicações científicas e acadêmicas;
4 – Propor trabalhos para publicação;
5 – Participar de comissões editoriais;

Participar de eventos acadêmicos

1 – Selecionar trabalhos acadêmicos para eventos;
2 – Apresentar trabalhos, artigos e comunicações;
3 – Debater trabalhos;
4 – Coordenar mesas de debates;
5 – Participar de painéis;
6 – Proferir palestras;
7 – Assistir a eventos;

Administrar departamentos de ensino

1 – Participar de atividades administrativas;
2 – Organizar grade curricular e horária;
3 – Indicar professor para contratação;
4 – Organizar eventos;
5 – Elaborar prestação de contas;
6 – Procurar fontes de financiamentos;
7 – Participar da avaliação de cursos;

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Realizar atividades de extensão

1 – Elaborar propostas de projetos técnicos em economia, administração e contabilidade;
2 – Assessorar projetos técnicos de economia, administração e contabilidade;
3 – Participação de programas de orientação profissional;
4 – Orientar empresa júnior e incubadoras de empresas;
5 – Auxiliar elaboração de base de dados;
6 – Propor parcerias de pesquisas com instituições privadas e públicas;

Demonstrar competências pessoais

1 – Demonstrar raciocínio lógico;
2 – Manter-se atualizado;
3 – Demonstrar capacidade de análise crítica;
4 – Interpretar textos em línguas estrangeiras;
5 – Adaptar-se a circunstâncias e situações variadas (flexibilidade);
6 – Cumprir deveres e compromissos com pontualidade;
7 – Agir com responsabilidade;
8 – Motivar;
9 – Demonstrar dinamismo;
10 – Expressar-se oralmente;
11 – Expressar-se com fluência verbal em língua estrangeira;
12 – Expressar-se por escrito com fluência;

Recursos para exercício do cargo

  1. Quadro-negro;
  2. Vídeo;
  3. Material de escritório;
  4. Legislações federais, estaduais e municipais;
  5. Bases estatísticas;
  6. Equipamentos e recursos para videoconferência;

Cargos Relacionados

  1. Professor de economia – Professor de desenvolvimento econômico, Professor de econometria, Professor de economia brasileira, Professor de economia internacional, Professor de finanças públicas, Professor de história do pensamento econômico, Professor de história econômica, Professor de macroeconomia, Professor de matemática financeira (economia), Professor de microeconomia, Professor de pesquisa econômica, Professor de teoria econômica;
  2. Professor de administração – Professor de administração financeira, Professor de administração pública, Professor de finanças (administração), Professor de gestão (administração), Professor de marketing, Professor de matemática financeira (administração), Professor de organização e métodos (administração), Professor de planejamento e desenvolvimento, Professor de planejamento empresarial, Professor de teoria da administração;
  3. Professor de contabilidade – Professor de análise de custos, Professor de auditoria contábil, Professor de contabilidade bancária, Professor de contabilidade financeira, Professor de contabilidade industrial, Professor de contabilidade internacional, Professor de contabilidade pública, Professor de contabilidade societária, Professor de perícia contábil;

Participaram da pesquisa

  • Alberto Weimann Gergull;
  • Alexis Toribio Dantas;
  • André Maia Gomes Lages;
  • Antonio Gledson De Carvalho;
  • Carlos Frederico Leão Rocha;
  • Celso Fernandes De Carvalho;
  • Cleonice De Oliveira Dias;
  • Cristiane Soares;
  • Edison Ryu Ishikura;
  • Francisco José Dos Santos Alves;
  • Francisco Manoel Garcia De Freitas;
  • Jorge Nogueira Brito;
  • Synval Reis Neto;
  • Valéria Pero;
  • Vitória Maneia Da Silva;

Instituições

  • Centro De Políticas Sociais Da Fundação Getulio Vargas (Fgv);
  • Conselho Regional De Contabilidade;
  • Fundação Instituto De Pesquisas Contábeis, Atuariais E Financeiras (Fipecafi);
  • Instituto De Economia Da Ufrj;
  • Prefeitura Da Cidade Do Rio De Janeiro;
  • UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF);
  • Universidade Cândido Mendes – Ipanema;
  • Universidade De São Paulo – Departamento De Economia;
  • Universidade Estácio De Sá;
  • Universidade Federal De Alagoas;
  • Universidade Federal Do Rio De Janeiro (Ufrj);

Instituição Conveniada Responsável

Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp

Fonte: Ministério do Trabalho

Glossário:

O que é Economia

Economia (ciência económica (português europeu) ou ciência econômica (português brasileiro)) é uma ciência que consiste na análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

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É também a ciência social que estuda a atividade económica, através da aplicação da teoria económica, tendo, na gestão, a sua aplicabilidade prática.

O termo economia vem do grego οικονομία (de οἶκος, translit. oikos, ‘casa’ + νόμος , translit. nomos, ‘costume ou lei’, ou também ‘gerir, administrar’: daí “regras da casa” ou “administração doméstica”.[1]

Os economistas estudam as decisões de produção, troca e consumo, como aquelas que ocorrem em um mercado tradicional.

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