Connect with us

Cargos e salários

Professor de ensino superior na área de didática – O que faz, Salário, Formação, CBO

Published

on

Veja o que faz, quanto ganha um Professor de ensino superior na área de didática, onde estão as melhores vagas de emprego para professores da área didática, informações completas do Ministério do Trabalho e Fundação Instituto De Pesquisas Econômicas – Fipe – Usp com a participação de empresas e profissionais do setor de educação e Recursos Humanos.

A seguir, as informações sobre Professor de ensino superior na área de didática:

  • Quanto ganha;
  • Jornada de trabalho;
  • Piso salarial;
  • Salário médio;
  • Maior salário;
  • Salário hora;
  • Código da Profissão;
  • Atribuições / descrição do cargo;
  • Formação e experiência;
  • Condições gerais para exercício do cargo;
  • Descrição das atividades;
  • Recursos para exercício do cargo;
  • Cargos relacionados;
  • Participaram da pesquisa;
  • Instituições.

Quanto ganha um Professor de ensino superior na área de didática

  • Jornada de trabalho: 19h
  • Piso salarial: R$1.850,24
  • Salário médio: R$2.605,97
  • Maior salário: R$3.938,22
  • Salário hora: R$27,59
  • Código da profissão: CBO 234505

Atribuições do cargo de Professor de ensino superior na área de didática

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação; planejam atividades relativas a cursos e pesquisas; realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional; supervisionam formação pedagógica em estágios; orientam alunos; avaliam o trabalho acadêmico científico; coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho; prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal); participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.

CONDIÇÕES GERAIS PARA O EXERCÍCIO DO CARGO

Os profissionais dessa família ocupacional exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada; organizam-se em equipes de trabalho; atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Código internacional CIUO88
2310 – Profesores de universidades y otros establecimientos de la enseñanza superior

Advertisement

Nota
No mercado de trabalho é comum ocorrerem casos de profissionais que exercem, concomitantemente, funções de professor universitário e pesquisador. Para codificá-los, considerar as atividades principais.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

ENSINAR, ARTICULANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

1 – Proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
2 – Promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
3 – Desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
4 – Discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
5 – Discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
6 – Problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
7 – Sistematizar conteúdos;
8 – Desenvolver atividades interativas;
9 – Desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
10 – Desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
11 – Problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
12 – Discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
13 – Analisar pesquisas educacionais;
14 – Orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
15 – Analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;

REALIZAR PESQUISAS CIENTÍFICAS SOBRE O CAMPO EDUCACIONAL

1 – Elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
2 – Prever fontes de financiamento;
3 – Constituir grupos de pesquisa;
4 – Treinar auxiliares de pesquisa;
5 – Realizar revisão da literatura na área;
6 – Coletar dados e materiais para pesquisa;
7 – Sistematizar dados e materiais de pesquisa;
8 – Analisar dados e materiais de pesquisa;
9 – Redigir relatórios de pesquisa;
10 – Redigir publicações científicas;
11 – Divulgar resultados de pesquisas;

ATUALIZAR-SE NA ÁREA

1 – Estudar a produção científica da área;
2 – Estudar diferentes formas de comunicação;
3 – Estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
4 – Estudar formas de interação presentes nas situações semi presenciais e virtuais de educação;
5 – Participar de atividades culturais;
6 – Estudar a legislação educacional;
7 – Participar de congressos e eventos científicos;
8 – Realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc);
9 – Estudar propostas e políticas educacionais;
10 – Estudar a constituição de profissões no campo educacional;
11 – Estudar outros idiomas;

PLANEJAR ATIVIDADES RELATIVAS A CURSOS E PESQUISAS

1 – Elaborar programas e cronogramas;
2 – Planejar aulas;
3 – Planejar pesquisas;
4 – Planejar estágios;
5 – Desenvolver propostas de avaliação;
6 – Planejar a produção de materiais didáticos;
7 – Prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
8 – Planejar os ambientes de aprendizagem;
9 – Planejar eventos e seminários;
10 – Planejar projetos de intervenção pedagógica;
11 – Planejar projetos de extensão;
12 – Planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
13 – Planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;

Advertisement

SUPERVISIONAR FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM ESTÁGIOS

1 – Acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
2 – Orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
3 – Supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
4 – Mapear campos para estágio;
5 – Orientar alunos sobre campos de estágio;
6 – Supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
7 – Mediar a relação do estagiário com a instituição;
8 – Supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;

ORIENTAR ALUNOS

1 – Orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
2 – Atender alunos, individualmente e em grupo;
3 – Indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
4 – Orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
5 – Ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
6 – Orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
7 – Orientar monitores;
8 – Orientar alunos de iniciação científica;

AVALIAR O TRABALHO ACADÊMICO CIENTÍFICO

1 – Avaliar o desenvolvimento das aulas;
2 – Avaliar o desempenho dos alunos;
3 – Auto-avaliar-se;
4 – Avaliar cursos;
5 – Avaliar currículos e propostas pedagógicas;
6 – Avaliar planos de ação pedagógica;
7 – Avaliar projetos de pesquisa;
8 – Avaliar a própria prática de pesquisa;
9 – Atribuir notas e conceitos;
10 – Avaliar material didático;
11 – Avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
12 – Avaliar projetos de extensão;
13 – Avaliar trabalhos científicos;
14 – Colaborar em comissões de avaliação;
15 – Avaliar currículos de alunos;
16 – Avaliar políticas educacionais;
17 – Utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
18 – Discutir resultados de avaliação;

COORDENAR ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

1 – Coordenar cursos;
2 – Coordenar projetos pedagógicos;
3 – Coordenar pesquisas;
4 – Coordenar estágios;
5 – Coordenar grupos de pesquisa;
6 – Coordenar equipes de trabalho;
7 – Coordenar convênios;
8 – Coordenar reuniões;
9 – Coordenar projetos de extensão;
10 – Coordenar eventos;
11 – Coordenar áreas, disciplinas e turmas;

PRODUZIR MATERIAL DE TRABALHO

1 – Produzir planos de cursos e de aulas;
2 – Produzir textos para uso pedagógico;
3 – Produzir instrumentos de avaliação;
4 – Produzir artigos para divulgação;
5 – Organizar coletâneas;
6 – Produzir transparências;
7 – Produzir vídeos;
8 – Produzir cartazes;
9 – Produzir hipertextos;
10 – Integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
11 – Integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
12 – Organizar publicações;

Advertisement

PRESTAR ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS DA COMUNIDADE, NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR

1 – Realizar eventos;
2 – Prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
3 – Prestar assessoria a órgãos públicos;
4 – Programar cursos para atendimento a demandas externas;
5 – Ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
6 – Elaborar pareceres;
7 – Proferir palestras;
8 – Atuar em debates;
9 – Atuar em banca examinadora docente e discente;
10 – Atuar no processo de seleção de alunos e professores;
11 – Elaborar projetos de extensão;
12 – Atuar em projetos de extensão;
13 – Atuar em comissões editoriais;

PARTICIPAR DE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

1 – Participar de comissões;
2 – Participar de colegiados;
3 – Gerenciar convênios;
4 – Gerenciar projetos;
5 – Exercer cargos de representação;
6 – Exercer cargos de direção;
7 – Preencher relatórios de atividades;
8 – Participar de reuniões;
9 – Sugerir composição de bancas examinadoras;

COMUNICAR-SE

1 – Dialogar com os alunos;
2 – Dialogar com os professores da instituição;
3 – Dialogar com as entidades representativas;
4 – Estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
5 – Estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
6 – Estabelecer relações com os órgãos de fomento;

DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

1 – Dominar a língua portuguesa;
2 – Trabalhar com diferentes formas de interação humana;
3 – Participar de associações científicas;
4 – Dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
5 – Participar de associações de classe;
6 – Trabalhar em equipe;
7 – Compromissar-se social e politicamente;
8 – Analisar os problemas da realidade brasileira;
9 – Demonstrar postura ética;
10 – Demonstrar postura crítica;

RECURSOS PARA EXERCÍCIO DO CARGO

  1. Cadeiras adequadas ao ensino superior;
  2. Lousa;
  3. Máquina fotográfica;
  4. Softwares educacionais;
  5. Computador;
  6. Quadro-negro;
  7. Quadro-branco (magnetoplan);
  8. Cartazes;
  9. Fotos;
  10. Livros;
  11. Portfólios;
  12. Transparências;
  13. Giz;
  14. Disquetes;
  15. Fitas cassetes;
  16. Fitas de vídeo;
  17. Jogos pedagógicos;
  18. Gravador;
  19. Revistas;
  20. Textos;
  21. Episcópio;
  22. Jornais;
  23. Impressora;
  24. Retroprojetor;
  25. CD-ROM;
  26. Papéis diversos;
  27. Material referente ao Método Montessori;
  28. Material referente ao Método Decroly;
  29. Maquetes;
  30. Equipamentos de laboratório de informática;
  31. Aparelho de TV;
  32. Instrumento e equipamento de salas de projeção;
  33. Canetas especiais;
  34. Micro system;
  35. Flip-chart;
  36. Aparelho de videocassete;
  37. Projetor de slides;
  38. Datashow;

CARGOS RELACIONADOS

  1. Professor de ensino superior na área de didática – Docente de ensino superior na área de didática, Professor de didática (ensino superior), Professor universitário na área de didática;
  2. Professor de ensino superior na área de orientação educacional – Docente de ensino superior na área de orientação educacional, Professor universitário na área de orientação educacional;
  3. Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional – Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional, Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa, Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação, Professor de pesquisa educacional (ensino superior), Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação, Professor universitário na área de pesquisa educacional;
  4. Professor de ensino superior na área de prática de ensino – Docente do ensino superior na área de prática de ensino, Professor de ensino superior na área de estágio supervisionado, Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado, Professor de prática de ensino (ensino superior), Professor universitário de estágio supervisionado, Professor universitário de metodologia do ensino, Professor universitário na área de prática de ensino;

PARTICIPARAM DA PESQUISA

  • Adriana Rocha Bruno;
  • Alex Moreira Carvalho;
  • Celso Luiz Aparecido Conti;
  • Denise Soares Miguel;
  • Emília Freitas De Lima;
  • Francinete Massulo Corrêa;
  • Helena Caharik Chamlian;
  • Helenice Ciampi Ribeiro Fester;
  • João Hilton Sayeg De Siqueira;
  • Judith Guimarães Cardoso;
  • Leda Maria De Oliveira Rodrigues;
  • Luiz Alberto Favret;
  • Luzia Angelina Marino Orsolon;
  • Maria Eliane Miranda Monteiro;
  • Marília Claret Geraes Duran;
  • Mônica Ferreira Mayrink;
  • Norinês Panicacci Bahia;
  • Vani Moreira Kenski;
  • Vera De Faria Caruso Ronca;

INSTITUIÇÕES

  • Fundação São Paulo- Pontifícia Universidade Católica (Puc);
  • Fundação São Paulo- Pontifícia Universidade Católica (Puc);
  • Universidade De São Paulo (Usp);
  • Universidade Do Estado De Santa Catarina (Udesc);
  • Universidade Federal De Mato Grosso (Ufmt);
  • Universidade Federal De São Carlos (Ufscar);
  • Universidade Federal Do Amazonas;
  • Universidade Metodista De São Paulo (Umesp);
  • Universidade São Francisco (São Paulo);

Instituição Conveniada Responsável

Fundação de Desenvolvimento da Unicamp – Funcamp

Fonte: Ministério do Trabalho

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *