Cursos e Concursos

Concurso Inss

 

 

 

By  | 11/11/2017

Devido às excelentes remunerações e os diversos benefícios oferecidos, o concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está entre os mais concorridos do país. Qualquer pessoa com 18 anos ou mais, desde que tenha concluído o ensino médio, pode fazer o concurso do INSS. A instituição oferece salários que vão desde R$4.886,87, para Técnicos, até R$7.496,09 para as vagas de Analista, voltadas exclusivamente para os que possuem formação em nível superior.

 

Tanto os Analistas quanto os Técnicos trabalham com jornada semanal de 40 horas. Em relação ao processo seletivo, o concurso público do INSS oferece 20% das suas vagas para cotistas negros e 5% para deficientes. Composta por provas escritas objetivas, a etapa seletiva está entre as mais concorridas do Brasil e, por isso mesmo, é fundamental se preparar e estudar bastante para ter bom desempenho no exame.

 

Quer saber mais sobre o concurso do INSS? Então, fique de olho nas dicas e informações que selecionamos para você nesse post! Veja abaixo:

 

Concurso INSS Edital

 

O edital do concurso público do INSS é o documento no qual estão todas as informações no que se refere à data, horário e as cidades brasileiras onde ocorrerão as provas. Além disso, no edital estão todas as informações em relação aos conhecimentos e disciplinas que serão cobradas no exame do INSS. O primeiro edital é sempre o “Edital de Abertura”, pelo qual os candidatos do concurso podem ficar sabendo tudo o que precisam para se preparar para a prova.

 

Concurso INSS Inscrição

 

Para participar do concurso do INSS, é preciso estar atento às informações divulgadas pela instituição, através de edital, e preencher a ficha de inscrição, que sempre é disponibilizada através da internet. Normalmente, o concurso público do INSS é realizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE), no qual você deve fazer a sua inscrição através do site (www.cespe.unb.br). Por lá, você também pode solicitar a isenção do pagamento da inscrição, se for o caso.

VOCÊ VIU?  Dicas de entrevista de emprego em tempos de crise

 

Concurso público INSS

 

O processo seletivo do INSS ocorre, de forma simultânea, em todos os estados do Brasil. Normalmente, a prova tem duração de três horas e meia, sendo que os candidatos à vaga de Técnico realizam o concurso no turno da manhã, enquanto os candidatos à vaga de Analista fazem a prova no turno da tarde. Os conteúdos cobrados no concurso para Técnico e no concurso para Analista são diferentes, de acordo com o que é informado através do edital. O gabarito é publicado alguns dias após o exame.

O que estudar para o concurso do INSS?

 

No exame de seleção dos candidatos às vagas no INSS são cobrados conteúdos como Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária e Noções de Informática. Portanto, o ideal é que o candidato estude essas disciplinas específicas e, caso necessário, realize algum curso preparatório para o concurso do INSS. Atualmente, são diversos materiais e cursos que estão disponíveis, inclusive, em módulo de Educação à Distância (EaD).

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *