Dinheiro

Controle Financeiro

 

 

 

By  | 13/11/2017

O controle financeiro é essencial para uma vida tranquila, sem problemas envolvendo as finanças. É o tipo de informação que já deveria ser ensinada desde a infância, para que na vida adulta fique mais fácil conseguir economizar e saber gerir o dinheiro, seja em casa ou na empresa.

 

No entanto, nunca é tarde para aprender a ter controle financeiro e buscar por dicas para facilitar nesta empreitada. A tecnologia é uma grande aliada nesta hora, afinal, já é possível usar aplicativos para controlar as finanças. A planilha também é uma boa opção.

 

Controle financeiro pessoal

 

Vamos começar pelo mais importante: o controle das finanças pessoais. Não dá para ser um excelente gestor de uma empresa, sem antes conseguir controlar seu próprio dinheiro.

 

Uma das maneiras mais usadas para o controle das finanças pessoais é a boa e velha planilha de controle financeiro, no Excel. O Google drive também é uma boa opção, com os recursos quase iguais ao Excel, mas que pode ser acessado online. Basta inserir os meses do ano nas colunas e inserir as despesas usando a primeira coluna, colocando uma despesa logo abaixo da outra. Depois é só inserir as despesas em cada mês, para ter a noção exata de quanto está gastando, se está dentro do orçamento e o que pode ser cortado para economizar mais. Se quiser ir além, faça um planejamento de gastos e coloque a coluna ao lado da coluna do mês, assim você consegue ver melhor o que está fugindo do seu controle.

 

Há também a opção de usar programas e aplicativos para gerir as finanças. Para quem gosta de ter tudo no celular, o app controle financeiro é excelente, pois te acompanha no momento exato das compras. Alguns já são bastante conhecidos, como Guia Bolso, que já lista seus gastos colocando uma sua categoria, ao pegar os dados do bankline. A calculadora do cidadão do Banco Central também pode ajudar na hora de renegociar dívidas e fazer financiamentos. Aplicativos são sempre bem-vindos e todo dia aparece um novo, para ajudar em muitas coisas, inclusive no controle financeiro pessoal.

VOCÊ VIU?  Como ganhar dinheiro com blog

 

Controle financeiro empresarial

 

Empreender é o sonho de muitas pessoas, mas boa parte das novas empresas não obtém sucesso devido à falta de controle financeiro. O primeiro passo para conseguir alcançar os objetivos é ter um bom planejamento. Depois é precisar seguir o planejamento, tendo também um sistema de contabilidade eficiente e o controle das ações financeiras do empreendimento.

 

No início, quando a empresa é pequena, dá para fazer o controle dos ganhos e gastos em uma planilha. Quando a empresa começa a crescer, o ideal é contar com um sistema de gestão para o controle financeiro empresarial.

 

É essencial controlar o fluxo de caixa, para pensar nos investimentos corretos, que não comprometam a saúde financeira da empresa. Traçar os demonstrativos de resultados é outro ponto importante, para ter a apuração correta do lucro. O controle das finanças precisa ser rigoroso, conferindo o lançamento das notas fiscais todos os dias, para evitar problemas e gastos que não eram necessários. No mercado há sistemas para trabalhar o controle financeiro da empresa e obter os relatórios detalhados. O Sebrae oferece guias para a gestão financeira dos negócios, que valem a pena.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *