Dinheiro

Finanças Pessoais

 

 

 

By  | 21/10/2017

Finanças pessoais para muitos, tornou-se sinônimo de pesadelo. A boa notícia é que não há nenhum segredo oculto para administrar essa importante área e, por consequência, ter uma vida menos estressante, sem aquelas preocupações financeiras que são capazes de tirar o sono à noite.

 

Na hora de lidar com suas finanças, “controle” é a palavra-chave. Se tudo está indo de mal a pior, basta repensar seus gastos e achar a resposta. Para isso, existem várias ferramentas que podem lhe ajudar. E a melhor parte é que muita coisa não irá custar nada! Basta realmente querer deixar o caos financeiro para trás e reorganizar seus hábitos, pensando melhor o uso do seu dinheiro.

 

Controle de finanças pessoais

 

Um dos grandes vilões das finanças pessoais é o cartão de crédito, pois é uma forma muito prática de gastar. E quanto mais você gasta, mais crédito obtém. Essa praticidade parece cegar a maioria para o fato de que os juros são exorbitantes. Somando os fatores, obtém-se uma bola de neve com potencial desastroso: crédito disponível, gastos impensados, incapacidade de pagar a totalidade da dívida, soma-se os juros, e assim por diante.

 

Se você quer superar esse obstáculo, é preciso ter em mente que empréstimos e compras a prazo não vão te permitir evoluir no controle financeiro. É necessário aprender a lidar com seu salário líquido da melhor forma possível: pense primeiro nas necessidades básicas (como o aluguel), depois nas prioridades (como a quitação de uma dívida), guarde uma parte a fim de obter um confortável “pé de meia” e só então pense no lazer.

 

E caso lidar somente com seu salário realmente não seja viável e você precise se valer de crédito, opte por um empréstimo consignado, com taxas menos abusivas. Abandone o dinheiro de plástico e suas vantagens ilusórias.

VOCÊ VIU?  Como Juntar Dinheiro

 

Aplicativo finanças pessoais

 

Diversos segmentos de nossas vidas foram beneficiados pela tecnologia. Quando se trata do controle de finanças pessoais, a coisa não é diferente. Existem vários aplicativos para celular que irão lhe ajudar a ter uma vida financeira mais saudável.

 

Algumas opções gratuitas para Android são: Mobilis Finance Manager, Easy Money, Money Lover; para iPhone, pode optar, entre outros, pelo Moni ou Finance. Cada um possui suas especificidades, e a gratuidade desses aplicativos permite testar qual melhor vai lhe servir.

 

Planilha finanças pessoais

 

Uma alternativa mais clássica ao uso dos aplicativos para celular são as planilhas financeiras, que também existem aos montes, com modelos variados e opções próprias para quem deseja controlar os gastos.

 

Uma boa pedida para o seu controle financeiro é o Orçamento Pessoal, desenvolvida por Mauro Calil, da Academia do Dinheiro, para ser usada através do Excel. Essa planilha divide os gastos entre essenciais e impulsivos, o que permite manter suas finanças em rédea curta e monitorar a si mesmo quanto às despesas desnecessárias.

 

E se você é do tipo que não se dá muito bem com o Excel, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor oferece uma opção com várias instruções de uso, que gera um resumo dos gastos e receita, fazendo um comparativo do que foi previsto e o que de fato foi gasto, indicando o que mais tem lhe prejudicado.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *