Conecte-se conosco

Empreendedorismo

Empreendedor Individual

Empreendedor Individual

O Empreendedor Individual representa uma papel fundamental na economia brasileira, isso se deve ao fato de sermos um povo criativo por natureza e que já enfrentou inúmeras crises.

O Brasil sempre esteve entre os primeiros países no ranking do empreendedorismo e segundo pesquisas realizadas em 2015 passou a liderar o ranking com taxa de empreendedorismo 8% maior que a China, segundo colocado.

Isso quer dizer que três me cada 10 brasileiros adultos entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação e um negócio próprio. Os dados são da nova pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM),  fruto da parceria entre a London Business School e o Babson College que tem como parceiras no Brasil o Sebrae e o  Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).

Empreender é bom para a economia, pois mantém o mercado sempre aquecido, e é bom para a sociedade, já que a movimentação de economias locais propicia o desenvolvimento da mesma. E recentemente um tipo de empreendedorismo tem ganhado cada vez mais força no cenário brasileiro: o empreendedor individual.

Na sequência, vamos conhecer aspectos mais específicos deste tipo de empreendedorismo.

Quem pode ser empreendedor individual

Quem pode ser empreendedor individual

De acordo com a Lei, qualquer pessoa maior de 16 anos, que tenha suas capacidades cognitivas completas, que não seja estrangeiro sem visto permanente, que não seja militar da ativa, e que não mantenha altos cargos políticos no poder executivo (nas três esferas do poder), legislativo e em instituições públicas pode ser pode ser empreendedor individual.

É interessante destacar que a lei também veda empresários falidos, médicos para exercício da farmácia e farmacêuticos para o exercício da medicina.

Empreendedor individual declaração anual

Apesar de muitas pessoas acharem que não, o empreendedor individual também deve fazer a declaração do imposto de renda para se manter sempre em dia com a Receita Federal. No entanto, o processo para a declaração anual é diferente do de pessoas físicas e empresas, chamado de Simples Nacional.

Leia  Sebrae RS

Essa declaração, conhecida como Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN – SIMEI), deve ser feita todo o ano através do site governamental “Portal do Empreendedor“. Pode ser feita desde o início de janeiro e seu prazo final é 31 de maio. Uma dica para não se atrapalhar durante a declaração anual é realizar mensalmente o cálculo da receita e guardar todas as notas. Lembre-se que a declaração inclui contratação de funcionários, receita com indústria, serviços intermunicipais e comércio, além da receita bruta total.

Empreendedor individual Sebrae

Empreendedor individual Sebrae

A atividade de ter um negócio próprio é extremamente difícil, ainda mais para um empreendedor individual, que geralmente conta com poucos recursos humanos e financeiros. Para auxiliar na empreita, existe o Sebrae.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas) é um serviço governamental e gratuito voltado exclusivamente aos MEIs, micro e pequenas empresas, através de consultorias e cursos técnicos (muitos deles realizados à distância, via internet).

Com a expertise dos profissionais do Sebrae, é possível traçar um planos de negócio com bases sólidas, tendo em vista tanto o estado em que o ramo de atuação do empreendedor está quanto o seu público-alvo (clientes em potencial).

Empréstimo para empreendedor individual

Para estimular a criação, desenvolvimento ou expansão do negócio, o empreendedor individual conta com uma linha de crédito exclusiva: o microcrédito.

Esta modalidade de crédito possui algumas características específicas, como:

  • Ausência da necessidade de garantias;
  • Maior rapidez e agilidade na concessão;
  • Taxas atrativas.

No entanto, ele somente é concedido na modalidade assistida. Isso significa que depois de feita a solicitação do microcrédito – as instituições financeiras que oferecem crédito nesta modalidade podem ser encontradas no site do BNDES -, profissionais do crédito vão até o local de execução de atividades para realizar avaliação e prestar esclarecimentos ao empreendedor. Geralmente, este crédito é utilizado para investimentos produtivos fixos ou como capital de giro.

Leia  Criatividade e inovação conectam e se somam
Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Posts Recentes

Ganhar dinheiro com Blog Ganhar dinheiro com Blog
Dinheiro8 meses ago

Como ganhar dinheiro com blog

Nos dias de hoje, ganhar dinheiro com blog, trabalhando unicamente no conforto de sua residência pode se tornar uma realidade....

Dinheiro Extra Dinheiro Extra
Dinheiro8 meses ago

Dinheiro Extra

Na hora de organizar as finanças, sabemos que qualquer adicional no final do mês já é capaz de fazer uma...

Dinheiro8 meses ago

Finanças Pessoais

Finanças pessoais para muitos, tornou-se sinônimo de pesadelo. A boa notícia é que não há nenhum segredo oculto para administrar essa...

Crédito Pessoal Crédito Pessoal
Dinheiro8 meses ago

Crédito Pessoal

O crédito pessoal nada mais é do que um empréstimo realizado para pessoas físicas. Diversas empresas e instituições bancárias oferecem...

Dinheiro8 meses ago

Empréstimo Pessoal Online

O surgimento de muitas empresas de crédito propiciaram vantagens ao trabalhador endividado. Uma delas é o empréstimo pessoal, que o...

Gerenciador Financeiro Gerenciador Financeiro
Dinheiro8 meses ago

Gerenciador Financeiro

Controlar com cuidado o próprio dinheiro é a melhor forma de saber onde os gastos estão indo, como melhorar e...

Dinheiro8 meses ago

Simulador de Financiamento

Simular um financiamento é a melhor forma de saber o quanto você terá que pagar em cada parcela, estabelecer a...

Empréstimo Pessoal Empréstimo Pessoal
Dinheiro8 meses ago

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal sempre é uma solução buscada em momentos de grande sufoco e apesar de ser uma alternativa muito...

Dinheiro8 meses ago

Como Juntar Dinheiro

Muitas vezes nossos sonhos demandam de certa quantia de dinheiro para serem realizados. No entanto, juntar esse valor parece ser...

O que fazer para Ganhar Dinheiro O que fazer para Ganhar Dinheiro
Dinheiro8 meses ago

O que fazer para Ganhar Dinheiro

Nem sempre a renda fixa do trabalho é o suficiente para alcançar objetivos financeiros. Por isso, muitas pessoas buscam uma...

Propaganda

Tendências