Empreendedorismo

Empreendedorismo Social

 

 

 

By  | 11/11/2017

Nesse artigo vamos abordar um tipo específico de empreendedor:o empreendedor social, mais especificamente o que é empreendedorismo social, o que caracteriza sua atividade, status do empreendedorismo social no Brasil, exemplos que deram certo no Brasil e órgãos de apoio à atividade.

 

.

Nesse artigos vamos abordar especificamente o empreendedorismo social, o que caracteriza sua atividade, caso queira saber mais sobre todos os tipos de empreendedorismo acesse a o artigo “O que é Empreendedorismo”

 

O que é empreendedorismo social

  1. O empreendedorismo social é uma vertente do ato de empreender que gera não só lucro (por meio da oferta de serviços e produtos), mas também, bem-estar, desenvolvimento e qualidade de vida para determinada comunidade social.
  2. empreendedorismo social é uma atividade com fins lucrativos, ou seja, trata-se de uma empresa com foco na oferta de produtos e/ou serviços que visam atender uma necessidade social latente

O primeiro ponto a ser esclarecido é a confusão recorrente (e completamente justificável) que muitas pessoas fazem entre o empreendedorismo social e as iniciativas sociais, como as ONGs (Organizações Não Governamentais) e Casas de Assistência. Essas últimas são entidades filantrópicas, ou seja, não possuem fins lucrativos e são mantidas através da assistência financeira de pessoas físicas, jurídicas e do Estado e da boa vontade de seus voluntários.

Os objetivos das entidades filantrópicas são sempre a resolução de problemas sociais graves, como o acolhimento de idosos e crianças abandonadas, pessoas vivendo e convivendo com doenças graves como a AIDS, assistência aos moradores de rua, dentre outras causas.

Já o empreendedorismo social consiste então em um negócio que gera lucro financeiro e também lucro social para a sociedade em que aquela empresa se insere. Para melhor entendimento citamos nesse artigo alguns exemplos de empreendedorismo social de sucesso.

VOCÊ VIU?  Microempreendedor Individual

Apesar de parecer bastante utópico, este modelo de negócios é uma realidade no Brasil e vem quebrando muitos paradigmas até então tidos como inalteráveis no mundo do negócio.

Empreendedorismo social exemplos

O Brasil é por natureza um país de pessoas empreendedoras – segundo dados oficiais, estima-se que 3 a cada 10 pessoas possuem negócio próprio -, e como o empreendedorismo social não é diferente. Há diversos exemplos de empreendedores sociais que deram certo e hoje servem como modelo para a criação de empreendimentos de natureza social, tanto no Brasil quanto no exterior. Abaixo listamos alguns desses exemplos.

– Re:char: Colocado em prática na África Ocidental e criado pelo empreendedor social Jason Aramburu, este projeto tem como objetivo ensinar técnicas para que os agricultores da região driblem as mudanças climáticas e com isso consigam produzir mais alimentos, diminuindo os índices de fome na microrregiões e no continente. Para ter uma ideia do sucesso do empreendimento, os agricultores que o integram produzem 26% a mais utilizando 80% menos fertilizantes químicos.

– Groundswell: Voltado ao incentivo do uso de energia produzida a partir de fontes sustentáveis, como a eólica e a solar. Para tanto, são misturados conhecimentos do campo profissional e do campo acadêmico, sendo que o empreendimento também permite a interação entre as pessoas que adotaram a energia sustentável.

Apesar de estes serem exemplos bastante conhecidos, há milhares de iniciativas na área, como a dos estudantes Lucas Strasburg e Eduardo Trierweiler Boff, criadores de próteses para deficientes físicos, feitas a partir de garrafas pet, o que a torna mais acessível.

Você viu?
- Vagas
de Emprego Pagando em Dólares

- Saiba o que fazer para trabalhar no Exterior

- Descubra agora como trabalhar na Globo

VOCÊ VIU?  Negócio Próprio - Monte o seu!

- Descubra agora como trabalhar no Itaú

- Descubra agora como trabalhar na Oi

- Descubra agora como trabalhar na Vivo

- Como abrir uma empresa do Zero

- MEI – Microempreendedor Individual, impostos, taxas e contribuições

Empreendedorismo social SEBRAE

Como se trata de um campo relativamente novo é necessário recorrer a órgãos para obter ajuda. E nenhum com mais expertise que o Sebrae (Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas).

Além de ajuda no desenvolvimento do negócio através de pesquisas de mercado e planos de negócio, por exemplo, o Sebrae também oferece uma cartilha com informações valiosas sobre negócios sociais, exemplos de negócios que partem desta premissa, insights para a abertura de negócios sociais e mesmo um concurso que premia as iniciativas mais inovadoras da áreas, realizado pelo Sebrae/SC.

Agora você já sabe o que é empreendedorismo social. Conhece outras pessoas que também sonham em empreender? Então compartilhe esse artigo nas redes sociais.

O que é Empreendedorismo, definição e exemplos

Como abrir uma empresa do zero

MEI – Microempreendedor Individual, impostos, taxas e contribuições

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *