Empreendedorismo

Empreender

 

 

 

By  | 20/09/2017

O empreendedorismo pode ser uma ótima alternativa para pessoas que estão cansadas de ter horários determinados, cumprir metas pré-estabelecidas (e muitas vezes impossíveis de serem atingidas), ser controlado por um patrão e ter que seguir as políticas da empresa muitas vezes sem se identificar com as mesmas ou realizar o sonho de ter um negócio próprio e fazer a diferença no mercado e, consequentemente, na vida das pessoas.

 

Colocado desta forma, a atividade de empreendedor possui tamanha sedução que fica difícil não querer largar tudo e começar um negócio próprio. No entanto, nem tudo é tão simples. Ser um empreendedor significa ser responsável por algo bastante grande e complexo, incluindo as dinâmicas do mercado, as oscilações da economia, a concorrência cada vez mais acirrada e a disciplina para realizar a gestão de forma correta e produtiva. Mas isso não significa que isto é um sonho impossível: pelo contrário, é totalmente acessível, e os números sobre o setor, que serão vistos mais abaixo, provam isto. Mas afinal o que é empreender? É justamente isto que iremos descobrir na sequência.

 

O que é empreender

 

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ser um empreendedor significa produzir ideias novas, aliando imaginação e criatividade. Essa noção é muito interessante pois nos mostra a diferença entre um empreendedor e um empresário.

 

Um empresário é um profissional que possui um negócio próprio e que consegue lidar com as demandas de seu ramo de atuação, algo bastante simples de ser feito. Já um empreendedor é alguém que pauta toda a atuação profissional sua e da empresa por meio da criatividade e imaginação, o que indica que é alguém que tem a capacidade de seduzir as pessoas, explorar nichos de mercado pouco explorados e mesmo criar novos nichos, criar soluções inovadoras para antigos e novos problemas. Isso sim é ser um empreendedor. Mas como realizar tudo isso ou, dito em outras palavras, como empreender? É isso que veremos na próxima seção.

VOCÊ VIU?  Sebrae RS

 

Como empreender

 

A premissa básica do mercado é: um serviço ou produto só existe porque a demanda, ou seja, a pessoas que os compram. Por isso, toda e qualquer empresa deve surgir a partir da identificação de um nicho de mercado. Feito isso, é hora de colocar a mão na massa e formalizar o negócio para começar a trabalhar, e hoje existe um grande número de recursos para auxiliar nestas tarefas.

 

A criação do Simples Nacional, regime tributário diferenciado para MEI, micro e pequenas empresas é de grande ajuda. Em relação ao financiamento, vários bancos trabalham com linhas de crédito voltadas especificamente para os tipos de empreendedores descritos. Ideias altamente inovadoras podem se beneficiar do crowfounding, no qual um ou mais investidores, convencidos de que sua ideia tem potencial, financiam a execução do projeto.

 

Em termos de desenvolvimento do negócio, o Sebrae é de grande ajuda, já que auxilia traçar um plano de negócio com base em informações sólidas e realistas, diminuindo as chances de o empreendimento fracassar.

 

Ideias para empreender

 

Não existe uma forma pronta para ter ideias para empreender. Como já dito, tudo depende da identificação do nicho de mercado. Para aguçar sua imaginação, vamos dar dois exemplos de empreendimentos inovadores, mas completamente diferentes entre si.

 

A Netflix é uma espécie de tv on demand, na qual é possível assistir os conteúdos a hora que quiser e onde quiser. E o melhor de tudo: sem nenhum anúncio. Este é um empreendimento baseado na tecnologia, já que uma plataforma de stream de vídeo necessita de investimentos desta natureza.

 

Já o Brasilerinho também é uma empresa com alto grau de inovação, mas que não necessita de nenhuma tecnologia. Oferece comida caseira tradicional (arroz, feijão, bife, batata frita, salada, etc.) para as pessoas que não tem tempo ou habilidade para cozinhar, ou seja, é uma ideia ao mesmo tempo simples e altamente inovadora.

VOCÊ VIU?  Empreendedor Individual

 

Esperamos que com estes exemplos você tenha ideias para empreender em seu negócio próprio. Conte com nossas dicas e boa sorte!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *