Empreendedorismo

O que é empreendedorismo

 

 

 

By  | 22/06/2017

Quem nunca teve a vontade de empreender que atire a primeira pedra. Ser o seu próprio chefe, ter maior flexibilidade de horário e maiores lucros são as principais razões pelas quais ter o próprio negócio soa atraente.

 

E se você também está interessado neste segmento do mercado do trabalho, confira neste artigo o que é empreendedorismo e alguns de seus principais formatos.

 

O que é empreendedorismo

Empreendedorismo é a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios. É a inciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, ger. com alterações que envolvem inovação e riscos.

 

O empreendedorismo está muito relacionado na questão de inovação, onde têm determinado objetivo de criar algo novo dentro de um setor ou criar um novo, diversas startups por exemplo, inovam dentro de um setor existente

 

O que é empreendedorismo social

 

O empreendedorismo social é uma vertente do ato de empreender que gera não só lucro (por meio da oferta de serviços e produtos), mas também, bem-estar, desenvolvimento e qualidade de vida para determinada comunidade social.

 

O empreendedorismo social consiste então em um negócio que seja não só lucrativo financeiramente, mas também, para a sociedade em que aquela empresa se insere.

 

O ato de empreender para a sociedade não deve ser confundido com o trabalho de ONGs e outras instituições meramente sem fins lucrativos. Isso porque o que é empreendedorismo social reflete também em mecanismos de mercado – mas com o diferencial da busca por soluções de problemas sociais, como é o caso de combate à pobreza, inclusão social, melhor qualidade de vida para determinada sociedade, geração de renda e assim por diante.

 

O que é empreendedorismo digital

 

Já o empreendedorismo digital consiste em um modelo de negócios baseado na oferta de serviços e produtos essencialmente digitais.

 

Sendo assim, no empreendedorismo digital todo o ato de empreender ocorre via internet: desde o desenvolvimento do modelo de negócios, a criação dos produtos e serviços, disseminação, divulgação e até mesmo comercialização e uso dos mesmos.

 

 

E o que é empreendedorismo digital no sentido de seus produtos/serviços?

 

Entre os principais infoprodutos (ou seja, produtos que resultam do trabalho do empreendedor digital) podemos destacar: e-books, podcasts, vídeos-aula, cursos-online, infográficos e outros formatos utilizados e distribuídos unicamente em formato digital.
Um dos grandes benefícios do empreendedorismo digital é a possibilidade de trabalhar no conforto de casa – o que dá ao indivíduo uma flexibilidade de tempo ainda maior. Mas lembre-se: para a internet, não há mais, necessariamente, a premissa do “horário comercial e de segunda a sexta”. Se o seu cliente tiver um problema às 23h da noite em um domingo, você terá que solucionar.

 

O que é empreendedorismo sustentável

 

Por fim (mas não menos importante) outro entre os principais tipos de empreendedorismo é o sustentável. Mas afinal, o que é empreendedorismo sustentável?

 

O empreendedorismo sustentável é aquele que tenta combinar (ao mesmo tempo) responsabilidades sociais, econômicas e ambientais. Sendo assim, os lucros da empresa aqui são baseados em técnicas, normas e missões sociais sustentáveis, que sejam importantes para a sociedade como um todo.

 

Dessa forma, na hora de definir o que é empreendedorismo sustentável cabe destacar que ele está diretamente atrelado a necessidade de empresas de diferentes portes e segmentos do mercado de atuarem a favor da sociedade, principalmente no sentido de diminuir (ou eliminar de vez) o mau uso dos recursos naturais pelo homem. Por isso, o empreendedorismo sustentável é considerado um aliado do meio ambiente.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *