Conecte-se conosco

Empreendedorismo

A necessidade do planejamento para captar bons recursos

Planejamento Estratégico

Pela falta de planejamento, o sonho virou pesadelo!

Fato é que em Sergipe mais de 60% das empresas abertas em um ano fecham em pelo menos três anos. É fato ainda, que o principal motivo pelo fechamento dessas é a falta de planejamento em diversos aspectos, a não ser, quanto tenho disponível em dinheiro e o que faço com ele.

Em geral o empreendedor abre seu negócio com o capital recebido após sua demissão, emprestado de parentes, juntado com muito esforço ou ainda de bancos.

Esse capital é aplicado em reforma, compra de móveis, equipamentos e produtos, porém a grande maioria esquece de manter um capital de giro adequado e com prazo suficiente para sustentar o negócio da implantação até a maturação.

Infelizmente, em torno de seis meses, o empreendedor precisa de mais giro para comprar outros insumos, pois ainda não houve tempo para retornar parte do capital aplicado em produtos e por isso, no último minuto, recorrem a bancos, ainda pela falta de planejamento, porém esse capital é insuficiente para a real necessidade.

Nesse momento o empreendedor ganha um folego irreal, pois nos próximos meses precisará de mais capital; além dos produtos, será necessário pagar funcionários, impostos, taxas e multas.

Agora o banco apertará a negociação e apresentará um crédito com juros maiores que os anteriores, negociações dos atrasados com juros abusivos e muitas vezes solicitações de garantias.

O empresário aceitará tal transação pela necessidade de fazer seu negócio andar, afinal na sua visão otimista será apenas uma questão de tempo para sua empresa alavancar. Somente após alguns meses perceberá sua situação e o quão é tarde para refazer o negócio, tendo como consequência a falência, demissão e aquisição de uma dívida impagável.

Leia:  Como encontrar as melhores oportunidades de trabalho

Infelizmente essa é a realidade da grande maioria dos empreendedores que abrem um negócio somente pelo sonho.

O Brasileiro em geral prefere “fazejar” a planejar, é mais rápido, fazer, errar, tentar, refazer, e tentar novamente até acertar, levando tempo, dinheiro e muito esforço.

É relevante mostrar aos empreendedores a importância do planejamento. O que fazer? Quando? Como? Com quem? Onde? São perguntas pertinentes a qualquer situação da vida cotidiana, em especial para quem vai abrir um negócio e lidar com diversas pessoas, sonhos, planos e investimentos alheios.

O planejamento é essencial para se sobrepor as condições dos setores e saber exatamente se trará benefícios ou malefícios para o empreendedor. Ele te mostrará onde estará nos próximos anos, será uma bíblia a ser seguida, um espelho do que será sua empresa.

A implantação de um negócio exige tempo de médio a longo prazo, investimentos consecutivos no negócio, giro mensal, espera de retorno do capital, mais investimento, mais giro e mais espera.

É preciso saber quanto e onde será aplicado o capital, mercado, seus fornecedores, seus clientes, canais de venda e distribuição, tipo de produto ou serviços, valores de compra e venda. É preciso prever os prazos e valores necessários, tempo de maturação, de retorno financeiro, lucros esperados e outras informações de suma importância.

Com o planejamento adequado é possível implantar o negócio com capital específico para investimento em empresas, com montantes, taxas e prazos adequados para a real necessidade do empreendimento.

Uma boa consultoria especializada em captação de recursos como a Ampla Projetos, poderá elaborar um projeto econômico financeiro que fará parte do planejamento e com ele captará recursos em bancos que poderão literalmente dar a tranquilidade para montar sua empresa do zero viabilizando a construção ou reforma, aquisição de máquinas e equipamentos, compra de móveis, utensílios e veículos, podendo ainda atrelar o capital de giro.

Leia:  Como trabalhar na O Telhar Agropecuária

Esse capital permite prazos de até quatro anos de carência e uma média de mais dez anos para pagamentos; tempo suficiente para o negócio gerar lucro. Com esse tipo de financiamento é possível implantar um negócio, iniciar todo o trabalho, garantir o giro necessário, aguardar o tempo de maturação, e só então iniciar os pagamento do financiamento.

Isso possibilita ter um empreendimento sólido, que receberá investimento e manutenção correta, sem retiradas expressivas que possam minar o negócio.

Por todos esses argumentos, entende-se que com planejamento e capital correto é possível ter sucesso, com menos trabalho e dor de cabeça.

ALAELSON CRUZ DOS SANTOS Contador e professor universitário. Especialista em Gestão Coordenador dos Cursos de Especialização (Pósgraduação Lato Sensu) em Auditoria e Perícia Contábil da UNIT. Empresarial. Palestrante e instrutor de cursos na área pública.

 

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendências