Empregos

Como enviar currículo por email

 

 

 

By  | 10/11/2017

Quando se está à procura de emprego, é fundamental ter um currículo atualizado e bem feito. Essa apresentação possui reflexo direto nas suas chances de conseguir a vaga desejada.

 

Em um cenário competitivo, o documento é analisado muitas vezes em associação com os perfis em redes sociais. Justamente por ser tão importante no processo seletivo, muitos candidatos ainda se sentem inseguros na hora de enviar um currículo por e-mail. Para saber como conduzir essa ação e evitar os erros mais recorrentes, acompanhe as recomendações reunidas abaixo.

 

Hoje, o contato inicial entre contratante e candidato costuma acontecer por e-mail, com o envio do currículo. Sendo assim, a mensagem precisa ser agradável e profissional para causar uma primeira impressão positiva. Se o texto de apresentação estiver adequado, a tendência é que o recrutador avalie a sua aplicação com boa vontade.

 

Como enviar currículo por e-mail o que escrever no assunto

 

Os empreendedores costumam estar sempre com as caixas de entrada cheias de mensagens. Por isso, seja direto quando for enviar currículo por e-mail. Já no título, adicione a palavra currículo ou CV para que o destinatário saiba imediatamente do que se trata. Sem essa precaução, há riscos da comunicação se perder entre SPAMS e outros e-mails indesejados. Afinal, a sua intenção é que o currículo seja ao menos lido com atenção e não vá direto para a lixeira.

 

Se possível, especifique o cargo que você almeja no título da conversa, tendo em vista que é comum as empresas oferecerem mais de uma posição no mesmo período. Outra sugestão é colocar o seu nome e sobrenome no título junto com a posição e a sigla CV. Por fim, veja se a companhia não faz nenhum tipo de exigência no anúncio. Certos contratantes demandam um código específico no assunto do e-mail para que ele não acabe no lixo eletrônico.

VOCÊ VIU?  Vagas

 

Como enviar currículo por e-mail, o que escrever

 

No entanto, a maior dúvida dos aspirantes a uma vaga é sobre o que escrever no corpo da mensagem. O ideal é iniciar cumprimentando o seu recrutador de maneira educada. Para não errar no tratamento, use “olá” ou “prezado” seguido do nome e sobrenome do destinatário. Caso você não saiba o nome do leitor, “olá” é uma alternativa polida e eficiente. Evite saudações como “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite”, pois não tem como prever em qual o horário o recrutador verá a sua aplicação.

 

Comece o texto apresentando-se brevemente. Ou seja, diga o seu nome, explique para qual posto você está se candidatando e conte como teve conhecimento da disponibilidade. Aqui, mencione também se foi encaminhado por algum funcionário da entidade.

 

No segundo parágrafo, descreva de modo sucinto as suas qualificações e experiências profissionais relevantes para o cargo.

 

Em seguida, aproveite o terceiro parágrafo para valorizar o trabalho realizado pela empresa, mas sem pesar nos adjetivos. Muitos elogios podem soar como puxa-saquismo.

 

Por fim, agradeça antecipadamente a chance de se candidatar e coloque-se à disposição para fornecer maiores informações sobre você e sobre o currículo. Despeça-se com cordialidade e deixe os meios de contato ao fim da mensagem.

 

Como enviar currículo por e-mail em anexo

 

VOCÊ VIU?  Trabalho em Equipe

Ao salvar o currículo, certifique-se de que a descrição do documento especifique o seu nome e a palavra CV. Isso porque muitos recrutadores têm receio de abrir arquivos em anexo sem saber o assunto. Antes de incorporar o currículo, veja se está encaminhando a versão mais recente e saliente no texto que tal arquivo foi adicionado em anexo.

 

Dicas de como enviar currículo por e-mail

 

Enviar currículo por e-mail exige um pouco de atenção, mas não é difícil. Para além das recomendações já feitas, uma dica vital é ler mais de uma vez o seu texto introdutório e os dados no CV. Erros de ortografia são muitos graves, sobretudo quando se almeja um emprego.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *