Empregos

Como fazer Currículo

 

 

 

By  | 12/12/2017

Como fazer currículo é uma dúvida que aflige tanto os jovens como os profissionais mais experientes no mercado de trabalho. E o motivo é compreensível, afinal, o currículo é praticamente o espelho do indivíduo que se candidata à função desejada na empresa.

 

E se você também concentra dúvidas sobre como fazer currículo, confira neste artigo algumas dicas.

 

Como fazer um bom currículo

 

Para fazer um bom currículo é essencial que ele seja idealizado com cores, fontes e principalmente com informações objetivas, simples e concisas.

 

Como fazer um currículo simples também está atrelado à necessidade de fazer algo de no máximo duas páginas: afinal, passando disso, poucos o lerão.

 

Entre as informações que não podem faltar na hora de como fazer um bom currículo podemos destacar:

 

1. Dados pessoais: os dados realmente importantes são o seu nome completo, data de nascimento, endereço e contatos. Os números de documentos – assim como informações mais detalhadas sobre seus dados – não são necessárias neste momento.

 

2. Objetivos: se o seu objetivo é gerenciar o setor financeiro da empresa pela qual está se candidatando, deixe isso claro no objetivo. Em uma linha, resuma sua área de atuação.

 

3. Sua formação: neste campo, adicione unicamente seu último nível de qualificação escolar/acadêmica. Além do nome do curso, coloque também o da instituição e data para formação.

 

4. Quais são as suas qualificações? Neste campo, tente ao máximo não utilizar os termos clichês como “dedicado” ou “competente”, por exemplo. Prefira algo original e que realmente represente quem você é.

 

5. Experiências profissionais: neste campo, lembre-se de ser o mais objetivo possível. Adicione o nome da empresa e uma descrição simples sobre sua função. Adicione só as últimas três empresas trabalhadas (ou as mais relevantes no seu segmento de atuação).

VOCÊ VIU?  Portal mais Emprego

 

6. Atividades de aperfeiçoamento: nesse campo você terá maior abertura para adicionar as suas vivências internacionais, trabalhos voluntários, cursos rápidos, participação em congressos da área e outros mais simples, mas que podem fazer uma grande diferença no momento de contratação.

 

Como fazer um currículo para primeiro emprego

 

Mesmo que como fazer um bom currículo já esteja claro na sua cabeça, possivelmente você ainda tenha dúvidas no sentido de montá-lo caso essa seja a sua primeira experiência no mercado de trabalho.

 

E se este for o caso, não se preocupe: afinal, fazer um currículo para primeiro emprego não difere muito nas normas apresentadas anteriormente.

 

Na hora de fazer um currículo para primeiro emprego é ideal que o indivíduo priorize outras informações (que não as experiências profissionais).

 

Neste caso, intercâmbios (realizados durante o colégio ou faculdade), trabalhos voluntários (em ONGs, escolas de crianças carentes, asilos e outros), trabalhos de iniciação científica, trabalhos em centros acadêmicos ou conselhos de estudantes também contam como experiência, e muitas vezes, podem dizer até mais do que um simples emprego.

 

Sendo assim, na hora de fazer um bom currículo, o fundamental é que você não tenha medo de preenchê-lo com base em seus reais objetivos e experiências, já que eles são os responsáveis por mostrar quem você é no mundo corporativo.

VOCÊ VIU?  Sine Goiânia

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *