Empregos

Como se preparar para ter um emprego em tempo de crise?

 

 

 

By  | 20/10/2017

Como se preparar para ter um emprego em tempo de crise?

A crise, infelizmente já está presente há algum tempo, quando a situação mundial começou a se complicar, o Brasil já começou a perceber alguns sinais das dificuldades que poderiam chegar, mas somente a partir de 2015 é que a situação realmente se agravou de tal modo que alcançou mais de 10 milhões de trabalhadores.

Com tantos desempregados atualmente e com uma redução severa no número de vagas disponível no mercado de trabalho, devido a quebra de muitas empresas, é preciso montar uma estratégia para conseguir a tão desejada recolocação profissional.

Dicas para encontrar vagas de emprego na crise

Embora não haja uma fórmula pronta para o sucesso na busca de emprego, há algumas recomendações que podem ser seguidas para aumentar suas chances e deixar alguns passos mais perto da nova oportunidade. Algumas recomendações especiais são:

Cuidados na distribuição de currículos

Um dos primeiros impulsos de quem ficou desempregado é começar a distribuir dezenas de currículos. Embora não seja errado, esta não é a forma mais eficaz, nem ajuda a aumentar as chances de conseguir um emprego.

Para que a distribuição de currículos seja de fato eficiente, o ideal é começar consultando as exigências para a vaga e personalizá-lo de acordo com as exigências do cargo e expectativas do contratante.

Destaque-se dos concorrentes

Com mais de 10 milhões de desempregados buscando uma oportunidade, você precisa ter cuidado para não se tornar apenas mais um candidato ignorado. Tenha em mente que as empresas estão mais exigentes e que além da competência, a forma como apresenta sua personalidade pode fazer toda a diferença.

Para se destacar, quando estiver em contato com o entrevistador, apesar das dificuldades, mostre confiança, otimismo, seja carismático e apresente sua personalidade, sem ser agressivo demais, especialmente diante de outros concorrentes no momento de dinâmicas de grupo.

VOCÊ VIU?  SINE - Sistema Nacional de Emprego

Comece por onde tem mais experiência, mas não se limite

Em momentos de crise, como a disputa por vagas é grande, a tendência do contratante é optar por quem possui mais capacitação, logo, as chances de se destacar em uma futura carreira na qual você é um especialista, serão ainda maiores.

Apesar disto, também não se limite apenas a esta área, saiba que os recrutadores valorizam profissionais qualificados, mas também dão muita atenção e preferem pessoas com habilidades como a flexibilidade para se adaptarem e se tornam profissionais multitarefas, com vontade de aprender mais e desenvolver novas habilidades.

Seja mais ousado

A timidez infelizmente é um dos principais rivais para quem está buscando emprego. Se você é muito tímido, esforce-se para deixar esta característica de lado, pois pode fazer uma grande diferença no seu desenvolvimento profissional.

É importante estabelecer uma relação de igual para igual no contato com o entrevistador e ao logo do processo seletivo. Mostre que possui vontade de crescer, criatividades e ideias para se desenvolver e contribuir com a empresa, pois apresentar este tipo de motivação e ousadia extra, pode garantir sua seleção.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *