Empregos

Currículo

 

 

 

By  | 11/12/2017

Todos sabem que o currículo é a primeira apresentação à empresa em que se busca uma oportunidade de trabalho. Sendo assim, ele se torna um espelho de quem você é e o grande responsável pela primeira impressão que a instituição tem acerca de seu perfil.

 

Por isso, um currículo bem elaborado é fundamental para garantir uma boa vaga de emprego. Com base nisso, neste artigo separamos tudo o que você precisa saber sobre currículo: como fazer, modelos e quais são os mais adequados para o primeiro emprego. Vamos lá?

 

Como fazer um currículo

 

Na hora de fazer o currículo algumas dicas são essenciais. Para começo de história, seja o mais objetivo possível. Se você tem várias experiências profissionais, mantenha no seu currículo somente as três mais importantes com base em sua área de atuação. Além disso, só adicione foto se elas forem solicitadas pelo empregador, ok?

 

As informações que não podem faltar na hora de fazer um currículo são:

 

– Dados pessoais: ao invés de adicionar vários dados (e incluir até mesmo o número dos documentos), sintetize ao máximo as informações aqui. O essencial é: nome completo, endereço (com CEP) e telefone/e-mail para contato.

 

– Objetivo: em apenas uma frase, diga qual é o seu segmento de interesse (ou para qual função você está se candidatando).

 

– Formação: adicione só o último grau de formação. Isso porque se você estiver cursando o ensino superior, é óbvio que já finalizou o ensino médio, não é mesmo? Adicione apenas o título do curso, o nome da instituição e o ano de início e fim do curso.

VOCÊ VIU?  Entrevista de emprego, saiba como se destacar

 

– Experiências profissionais: quais foram as suas mais recentes/importantes experiências? Coloque-as em ordem decrescente com as principais informações sobre a carreira – data de início e fim do trabalho e principais atividades realizadas. Lembre-se de ser bem sucinto neste aspecto.

 

– Idiomas: que idiomas você fala? E qual é o seu nível de compreensão/conversação em cada um? Seja bem honesto neste aspecto, afinal, se a vaga realmente tiver essa exigência, é possível que o empregador teste o seu nível de conhecimento durante a entrevista.

 

Modelo de currículo

 

Geralmente os modelos de currículo são compostos pelos mesmos itens já citados anteriormente (no tópico como fazer um currículo). Se preferir, você pode acrescentar algo a mais – mesmo que isso só seja realmente necessário caso a empresa em questão peça.

 

Currículo pronto

 

Nos dias de hoje também é possível encontrar modelos de currículos já ‘prontos’ para preencher. Em uma breve pesquisa no Google você achará sites especializados em emprego que disponibilizam uma série de modelos (principalmente para quem precisa desenvolver um currículo para primeiro emprego).

 

Currículo para primeiro emprego

 

O currículo para primeiro emprego pode ser o mesmo do modelo citado anteriormente, porém, sem as experiências profissionais (obviamente). Em seu lugar, coloque outras experiências que você já tenha vivenciado: realizou intercâmbio? Morou fora? Fez trabalho voluntário? Trabalhou no centro acadêmico da faculdade? Fez projeto científico? Independentemente de qual seja a experiência, adicione-a para contar pontos e mantenha a tranquilidade: todos nós já passamos ou passaremos por isso.

VOCÊ VIU?  Vale à pena ser mais flexível com o salário em tempos de crise?

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *