Empregos

Descubra agora como trabalhar na Globo

 

 

 

By  | 10/11/2017

Glamour, fama, riqueza. Quem nunca sonhou em ser um astro da TV que atire a primeira pedra. Não é à toa que tanta gente enche a caixa postal da TV Globo em busca de uma vaguinha em suas novelas. Mas, mesmo que você não seja ator, a “Vênus platinada” tem oportunidades te aguardando. Quer trabalhar na mais poderosa empresa de mídia do Brasil? Então descubra agora como trabalhar na Rede Globo.

Rede Globo

Antes de mais nada, não comece a busca por uma vaga achando que você sabe tudo sobre essa emissora. Há na internet inúmeros mitos (e algumas verdades) sobre essa rede de TV, e pagar mico no processo seletivo comentando sobre algo que nunca aconteceu vai destruir sua chance de contratação.

Portanto, conheça agora alguns fatos importantes sobre a TV Globo.

Informações sobre a TV Globo

História da Rede Globo

A TV Globo afirma ser uma televisão aberta, plural e gratuita. Ela é gigantesca: trata-se do maior produtor de conteúdo da América Latina, com produtos exibidos em 190 países. A novela “Avenida Brasil”, por exemplo, foi exibida em 130 nações.

Sua força de trabalho é composta por 12 mil colaboradores. Achou muito? Essa é a quantidade de trabalhadores fixos da empresa. Em seus estúdios, circula muito mais gente. São três milhões de pessoas por ano.

Além dos programas de entretenimento, a Globo conta também com uma produtora de filmes. Desde sua criação, em 1998, a Globo Filmes já produziu mais de 175 longas-metragens.

Se você é jornalista, aqui vai uma boa notícia: a TV Globo tem mais de 700 equipes de reportagem espalhadas por todo o planeta. Cansou da violência do Brasil? A emissora carioca possui escritórios nos EUA, Inglaterra, Itália, Alemanha, Suíça e Japão.

Erros assumidos pela emissora

Ao longo de sua história a Globo movimentou o Brasil com seus programas de entretenimento e jornalismo. Algumas vezes, entretanto, a emissora foi acusada de manipular a opinião pública para atingir interesses escusos.

Em pelo menos três oportunidades a Globo reconhece que errou: durante a ditadura; nos protestos pela “Diretas Já”, em 1983; e durante a eleição presidencial de 1989.

As organizações Globo apoiaram o golpe militar de 1964, e a emissora reconhece isso abertamente. Além disso, em 1983, a Globo, em uma de suas reportagens, omitiu um grande protesto pela “Diretas Já” em São Paulo. De acordo com a TV, isso aconteceu por pressão dos militares.

VOCÊ VIU?  SINE - Sistema Nacional de Emprego

Já em 1989 a Globo editou um debate entre Lula e Collor para passar a impressão de que Collor tinha se saído melhor durante o confronto de ideias.

Golpes em quem procura emprego

Agora um alerta! Com tanto poder, é claro que a emissora é alvo de pessoas de má-fé que usam seu nome para “se dar bem”. Assim, fique de olho em falsas promessas de emprego.

Os golpes mais comuns são os de falsos produtores que dizem estar recrutando atores ou participantes de reality shows. Há ainda aqueles que se dizem à procura de pessoas comuns para quadros dos programas de auditório.

Não caia nesses golpes. As únicas formas de ser contratado pela TV Globo serão informadas nesse artigo.

Será que trabalhar na Globo é bom?

Todo mundo acredita que trabalhar na Globo seja como entrar no paraíso. Altos salários, glamour e felicidade eterna. Mas será que trabalhar na Globo é realmente tão bom?

Trabalhar na Globo é considerado “bom” pela maioria de seus funcionários. Cerca de 90% da força de trabalho da empresa a recomendaria para seus amigos, um número bastante significativo.

As maiores qualidades da empresa são a remuneração e benefícios, considerados “muito bons”. A cultura da empresa e a qualidade de vida no ambiente de trabalho são considerados “bons”. As oportunidades de carreira, entretanto, são classificadas apenas como “razoáveis”.

Remuneração

Como visto anteriormente, a maioria dos trabalhadores da TV Globo considera que a emissora paga bem. Mas será que isso é mesmo verdade? Confira a média salarial dos profissionais da TV Globo.

  • Ator: um ator da Globo, com um dos cargos mais cobiçados do Brasil, ganha cerca de 5% mais que a média do mercado.
  • Estagiário de nível superior: estagiários com nível superior ganham, na emissora carioca, remunerações compatíveis com o mercado.
  • Editor: os editores da Globo recebem um salário 20% maior que a média do mercado. Além disso, contam com benefícios como plano de saúde e vale refeição.
  • Engenheiros: um engenheiro da Globo recebe cerca de 5% menos que a média do mercado. Contam, entretanto, com plano de saúde.
  • Assistente de produção: um assistente de produção da Globo ganha mais que o dobro da média do mercado.
  • Jornalista: os jornalistas da Globo têm vencimentos 30% maiores que a média do mercado.
VOCÊ VIU?  Como fazer um Currículo

Como trabalhar na Globo?

Programa Estagiar na Globo

Existem 3 maneiras de se trabalhar na Globo. Uma delas é ideal para você. Confira:

1. Cadastro no banco de talento

A melhor maneira de se conseguir um emprego na TV Globo é cadastrando-se no banco de talentos da emissora. Após o cadastro, seu currículo ficará disponível para consulta pelo RH da empresa.

Não é preciso, entretanto, esperar o convite chegar. Os candidatos podem ver, no site, as vagas disponíveis e indicar o interesse pelo cargo. Depois disso é torcer para receber um email pedindo mais informações e agendando uma entrevista.

Portadores de deficiência também podem se cadastrar.

2. Programa estagiar

Uma grande porta de entrada da TV Globo é o programa Estagiar. Diversos líderes da empresa começaram justamente como estagiários e hoje ajudam os novos talentos a se firmarem na companhia.

Podem se candidatar estudantes dos cursos de administração, análise de sistemas, arquitetura, ciência da computação, cinema, comunicação social (jornalismo), publicidade e propaganda, rádio e TV, relações públicas, comunicação visual, estudos de mídia, desenho industrial, design gráfico e economia.

Os estudantes de engenharia costumam ter grandes chances. Há vagas abertas para estudantes de diferentes áreas da engenharia, como engenharia ambiental, civil, engenharia da computação, eletrônica, elétrica, engenharia de telecomunicações, engenharia de produção, engenharia de sistemas e engenharia mecânica.

Por fim, há oportunidades para estudantes de estatística, geografia, marketing, matemática, serviço social, sistemas de informação e turismo.

As vagas costumam contemplar as cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Recife. O processo seletivo envolve atividades online (matching de valores, avaliação de competência, vídeo-entrevista e redação) e atividades presenciais (painel com gestores e entrevistas individuais).

VOCÊ VIU?  Plano de Carreira

3. Oficinas profissionalizantes

Parece um sonho, mas é verdade. A TV Globo paga para algumas pessoas estudarem e, ao fim do curso, serem contratadas pela companhia.

Gostou da ideia? Então se cadastre nas oficinas da emissora. Uma delas é a oficina de unidade portátil. Os escolhidos aprenderão a montar um setting de gravação, auxiliando na iluminação, gravação e geração de matérias; montar sistema de comunicação, iluminação, áudio e vídeo para links ao vivo e matérias pré-gravadas; e auxiliar a gravação de reportagens externas.

Essa vaga exige formação técnica em eletrotécnica, eletroeletrônica, eletrônica ou telecomunicações. Estudantes de cursos superiores de engenharia elétrica, eletrônica ou telecomunicações, com carteira de habilitação, têm preferência.

A maioria das vagas é para São Paulo. A empresa oferece vale transporte, vale refeição e convênio médico.

Quer trabalhar na Globo? Então acesse o site de recrutamento. Boa sorte!

Gostou do artigo? Conhece alguém que está desempregado ou quer trabalhar na Globo? Então compartilhe esse texto nas redes sociais, essas informações serão úteis  e pode ajudar muitas pessoas a iniciarem uma carreira na Rede Globo .

Vagas de Emprego Pagando em Dólares

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *