Empregos

Descubra agora como trabalhar na Oi

 

 

 

By  | 11/11/2017

Para quem está desempregado ou até mesmo para quem cansou de trabalhar em microempresas ou firmas familiares, uma boa opção é procurar emprego em uma grande companhia. Uma empresa genuinamente brasileira, que está sempre contratando pessoal, é a Oi. Por isso, se você quer trabalhar no setor de telecomunicações, descubra agora como trabalhar na Oi.

Trabalhar na Oi

O primeiro passo para trabalhar na Oi ou em qualquer outra grande empresa é colher informações sobre a contratante. Isso vai te ajudar bastante a se destacar na hora das dinâmicas de grupo ou entrevistas.

A Oi é a maior operadora de telefonia fixa do Brasil e a 4ª maior na área de telefonia móvel. A empresa possui mais de 60 milhões de clientes, por isso precisa estar sempre contratando pessoal para atender essa demanda. A empresa comercializa serviços de telefonia, televisão por assinatura e internet banda larga.

Crise financeira

Agora, uma informação que pode ser desanimadora para quem está querendo saber como trabalhar na Oi: a empresa é a companhia mais endividada do Brasil. Suas dívidas são superiores a R$ 64 bilhões. A empresa é muito criticada pela má qualidade dos seus serviços e, por isso, vem perdendo clientes.

Características necessárias para trabalhar na Oi

Com ou sem crise, a companhia sempre está contratando profissionais para sua força de trabalho. Cada cargo tem seus pré-requisitos, mas a Oi exige de todos os seus funcionários algumas características comportamentais importantes. Confira quais são:

  • Se sentir dono da empresa

A Oi espera que seus funcionários ajam como a empresa fosse deles, ou seja, que façam todo o possível para que a companhia cresça.

  • Foco em resultado

A empresa é bastante exigente com seus objetivos e metas.

  • Prestar atendimento excelente aos clientes

A companhia pede que sua equipe forneça soluções eficientes e adequadas aos clientes.

  • Controle de custos

Os funcionários precisam controlar os custos em suas atividades e ser responsáveis ao utilizar os recursos da companhia.

Apesar dessas exigências, o atendimento da Oi é muito criticado. A empresa é considerada, pela Anatel, uma das piores prestadoras de banda larga fixa, com índice de qualidade 4 vezes pior que a Net, por exemplo.

Na telefonia móvel a empresa é considerada pior que Claro e Vivo. Já na telefonia fixa e na TV por assinatura, é considerada a pior do Brasil.

Código de ética

Todos os funcionários da Oi são obrigados a seguir um rígido código de ética. Confira algumas orientações sobre como se comportar para trabalhar na Oi:

  • A Oi considera inaceitável qualquer manifestação de discriminação e preconceito referente a raça, origem, sexo, idade, religião, orientação sexual, deficiência física e mental, entre outras.
  • Não são admitidas conversas e atitudes que envolvam violência física ou verbal, assédio moral ou sexual.
  • A empresa proíbe a distribuição de qualquer material que envolva política ou religião.
  • A Oi permite que parentes e cônjuges de funcionários trabalhem na empresa, mas não é permitido contratar ou manter parentes (pai, mãe, filhos, irmãos e tios), cônjuges ou companheiros em funções em que haja uma relação hierárquica, ou em que respondam ao mesmo superior imediato.
  • Caso dois funcionários iniciem uma relação íntima, eles são obrigados a comunicar os fatos aos seus superiores. A Oi não demite os envolvidos, mas transfere-os para setores diferentes, de forma que trabalhem separadamente.
  • É proibido negociar produtos ou oferecer serviços no ambiente de trabalho da Oi, portanto, nada de vender doces e salgados para os colegas da empresa.
  • Os funcionários da Oi não podem receber presentes de valor superior a R$ 200. Essa restrição vale para presentes recebidos por causa do seu trabalho na empresa, oriundos de fornecedores e clientes. O receio da empresa é de que esses “presentes” possam ser usados como suborno ou moeda de troca por serviços.
VOCÊ VIU?  Empregos em Goiânia

Como é trabalhar na Oi

Loja da Oi

Apesar dos problemas financeiros, cerca de 80% dos funcionários da Oi dizem gostar de trabalhar na empresa. O principal atrativo da companhia são os benefícios oferecidos aos seus funcionários, considerados excelentes.

O ambiente de trabalho, por sua vez, é considerado “muito bom”.

Já nos critérios “oportunidade de carreira” e “qualidade de vida”, a empresa é avaliada como boa. O único critério que destoa dos demais é a avaliação da alta gerência e diretores da empresa. Eles são considerados “razoáveis”.

Apesar da avaliação majoritariamente positiva, a empresa registra, eventualmente, casos de assédio moral. Uma das denúncias que chegaram à Justiça do Trabalho informou que a empresa fixava, em um mural, “mandamentos da telefonia fixa”. Dentre esses mandamentos estavam incluídas frases como:

  • Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental
  • Não verás teu filho crescer
  • Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga
  • A pressa será teu único amigo e as tuas refeições principais serão os lanches, as pizzas e o China in Box
  • Dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás

 

Remuneração

Os desafios para se trabalhar na Oi são muitos. Será que o salário compensa? Descubra agora.

  • Vendedor: os vendedores da Oi recebem salários que chegam a ser 30% inferiores à média de mercado.
  • Supervisor de vendas: mesmo que você cresça na empresa, os salários ainda são ruins. O supervisor de vendas recebe 25% menos que a média do mercado.
  • Operador de telemarketing: um dos cargos com vagas abertas com mais frequência paga, na Oi, salários compatíveis com a média de mercado.
  • Assistente administrativo: nem tudo é má notícia na Oi. A empresa investe bastante na sua equipe administrativa. Um assistente administrativo da empresa chega a ganhar 50% mais que a média de mercado.
  • Gerente de contas: nos cargos mais altos os salários também são bons. Um gerente de contas ganha 20% mais que a média do mercado.
  • Atendente de loja: está interessado em trabalhar no varejo? Um atendente de uma loja da Oi ganha 25% mais que a média do mercado.
  • Gerente de loja: é possível ainda se destacar e alcançar o cargo de gerente de loja. Nesse caso seu salário será compatível com a média do mercado.
VOCÊ VIU?  Dicas de entrevista de emprego em tempos de crise

 

Carreiras e áreas disponíveis na Oi

Agora que você já conhece a cultura da empresa e a remuneração média, é hora de pôr a mão na massa e lutar por uma vaga em uma das maiores empresas do Brasil.

O primeiro passo é definir em qual setor você quer trabalhar. A empresa é dividida em “diretorias”, que ficam a cargo das seguintes áreas:

  • Jurídica
  • Administrativa e financeira
  • Auditoria interna (responsável por auditar processos e sistemas da companhia, de forma imparcial e transparente, na busca de melhores resultados para os negócios)
  • Negócios B2B (responsável por atender as necessidades de telecomunicações e de soluções de TI das empresas, desde microempreendedores individuais até grandes multinacionais)
  • Tecnologias de redes e sistemas
  • Operações
  • Relacionamento com clientes
  • Varejo
  • Regulamentação e assuntos institucionais
  • Gente e gestão
  • Comunicação corporativa

 

Apesar de serem chamadas diretorias, é evidente que os candidatos dificilmente entrarão na Oi já ostentando os cargos de diretores. Na empresa, as carreiras são divididas em três estágios:

  • Carreira de acesso

É a carreira indicada para profissionais com ensino médio completo. São os assistentes, auxiliares, técnicos, fiscais de planta e operadores.

  • Carreira profissional

Para quem tem ensino superior completo. É formada por analistas, especialistas, advogados, auditores, secretárias, médicos do trabalho, trainees, enfermeiros, engenheiros, executivos de canais, executivos de negócios e executivos de vendas.

  • Carreira executiva

Essa carreira também é voltada aos profissionais com pelo menos ensino superior completo e muita experiência no mercado. É formada por diretores, gerentes, gerentes de projetos, consultores e representantes institucionais.

 

Como trabalhar na Oi

Existem 5 formas de se conseguir a tão sonhada vaga na Oi. Confira:

  1. Site da empresa

A opção mais comum é se cadastrar no site da empresa, preencher o currículo e se candidatar às vagas disponíveis. O currículo será analisado e, caso seja aprovado, o candidato é chamado para participar de uma avaliação de potencial.

O último passo antes da contratação é uma entrevista com a área de RH da Oi e com o gestor da vaga.

O site da empresa conta também com uma área especialmente voltada aos portadores de deficiência.

  1. Estágio técnico

Estudantes de cursos técnicos com conhecimento em operações e tecnologia de redes e sistemas podem participar do programa de estágio técnico da Oi. O estágio tem duração de seis meses a um ano.

A empresa oferece bolsa-auxílio, auxílio-transporte, vale-refeição, seguro de vida e programa de desenvolvimento específico.

O processo seletivo envolve inscrição no site, análise de currículo, prova online, jogos de negócios com o RH e entrevista com o gestor.

  1. Aprendiz

Estudantes do ensino médio também podem ser contratados pela Oi, por meio do programa Aprendiz. A única exigência é ter conhecimento do pacote Office. A empresa oferece bolsa-auxílio, auxílio-transporte, assistência médica, vale-refeição, seguro de vida e programa de desenvolvimento específico.

VOCÊ VIU?  Mercado de Trabalho

O programa tem duração de um ano, sendo seis meses na Oi e outros seis meses no Senai.

O processo seletivo envolve inscrição no site, análise de currículo, prova e dinâmica de grupo.

  1. Estágio superior

Estudantes do ensino superior tem uma oportunidade de estágio mais robusto por meio do programa de “estágio superior” da Oi. Os candidatos precisam estar cursando administração, engenharia ou TI, e ter domínio do pacote Office.

A empresa oferece bolsa-auxílio, auxílio-transporte, vale-refeição, seguro de vida e programa de desenvolvimento específico. O programa tem duração de até dois anos.

O processo seletivo envolve inscrição no site, análise de currículo, prova online, jogos de negócios com o RH e entrevista com o gestor.

  1. Trainee

Estudantes ou recém-formados nas áreas de engenharia (telecom, elétrica, produção, eletrônica, computação), sistemas de informação, ciência da computação, rede de computadores ou administração podem participar do programa trainee da Oi.

É exigido experiência profissional anterior (pode ser estágio). Candidatos com inglês fluente têm prioridade.

O processo seletivo envolve inscrição no site, análise de currículo, prova online, entrevista virtual, jogos de negócios com o RH e uma entrevista presencial.

Agora você já tem todas as informações sobre como trabalhar na Oi. Para se candidatar às vagas, acesse o site do setor de recursos humanos da empresa.

Gostou do artigo? Conhece alguém que está desempregado ou quer trabalhar na Oi? Então compartilhe esse texto nas redes sociais, essas informações serão úteis  e pode ajudar muitas pessoas a iniciarem uma carreira na Oi telecomunicações .

Vagas de Emprego Pagando em Dólares

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *