Connect with us

Empregos

Dicas para negociar com empregador em tempos de crise?

Published

on

Dicas para negociar com empregador em tempos de crise?

Muitos acreditam que diante da situação econômica atual do país, o poder de negociação está apenas nas mãos do empregador, cabendo ao empregado ou futuro contratado, apenas aceitar as condições impostas. Apesar do cenário estar difícil sim, não acredite totalmente nisto. É possível sim, negociar com o empregador, mesmo em tempos de crise.

Estas negociações podem compreender diversas situações como a definição da faixa salarial, possível promoção, mudanças na jornada de trabalho, mudanças de cargo e funções, entre muitas outras possibilidades.

Para conseguir confiança e poder negociar com o empregador, mesmo em tempos de crise, é preciso ter uma postura confiante, pró-ativa e um auto conhecimento realista, porque é necessário ter habilidades, conhecimentos e competências que justifiquem a negociação.

Recomendações para negociar com empregador

Muitas são as situações em que é possível negociar com empregadores, mas entre todas as possibilidades há pelo menos três situações principais e mais comuns na rotina do trabalhador, que envolvem acordos sobre o salário antes da seleção, faixa salarial para quem está empregado e também a mudança de cargos e funções.

Para saber como se preparar e conquistar os melhores resultados nestes principais casos de negociação, confira as dicas a seguir.

Para negociar o salário antes da seleção

1 – Faça uma pesquisa de mercado, analisando a média salarial praticada para a vaga que pretende concorrer.

2 – Pesquise notícias, artigos e entrevistas de especialistas e recrutadores falando sobre o valor e requisitos dos profissionais buscados no momento.

3 – Não seja agressivo questionando o salário nas primeiras entrevistas.

4 – Deixe claro seus diferenciais como profissionais, ressaltando especialmente resultados já obtidos em experiências anteriores.

5 – Mostre ao futuro empregador, como pode contribuir para o crescimento da empresa.

Para negociar salário quando já empregado

1 – Não é preciso ser um puxa saco ou estabelecer uma relação artificial de proximidade com o gestor, seja você mesmo e mantenha sua personalidade.

2 – Mantenha um bom relacionamento não apenas com as lideranças da empresa, mas também com seus pares e toda a equipe de trabalho.

3 –  Seja sempre pró-ativo e focado em resultados.

4 – Busque atualização e reciclagens periodicamente para valorizar seus conhecimentos e currículos.

5 – Analise o momento de desenvolvimento da empresa para criar abordagens no momento mais adequado.

6 – No momento de iniciar a negociação, valorize-se, mostrando seus resultados e planos de como pode ajudar a aprimorar processos e contribuir com o desenvolvimento da empresa.

Para negociar mudança de cargos e funções

1 – Antes da mudança, busque contato com profissionais da área para entender com clareza os novos desafios.

2 – Sempre que possível, tente realizar uma experiência prática no novo setor.

3 – Nunca pule a hierarquia, abordando gestores de outras áreas, sem antes falar com seu chefe imediato, isto pode gerar desconforto e minar suas chances.

4 – Antes de abordar seu gestor, tenha claro sua motivação para a mudança.

5 – Conheça bem a nova área, cargo ou função para o qual pretende concorrer.

6 – Mostre-se disposto e preparado profissionalmente para encarar o novo desafio.

7 – Assim como na negociação salarial, apresente ao gestor razões que justifiquem como poderá contribuir para o desenvolvimento da nova área.

8 – Para não trazer problemas para seu gestor, apresente a ele soluções para sua substituição, como um plano sucessório, indicação de um novo profissional e sugestão de treinamento e capacitação para facilitar o processo de transição.

Portal de notícias sobre o Mercado de Trabalho. Equipe de profissionais e colaboradores atualizam o portal diariamente com notícias relevantes sobre emprego, renda, empreendedorismo e qualificação profissional.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Em Destaque

Copyright © Emprega Brasil. Todos os direitos reservados.