Conecte-se conosco

Empregos

Dinâmicas de grupo, conheça todos os tipos

Fazer dinâmica Grupo

Conheça todos os tipos de dinâmicas de grupo, exemplos, conceitos, teorias e objetivos, brainstorming, técnica de penetração, ouvindo música, os corpos revelam uma posição social, dinâmica de integração, o trabalho em equipe.

Dinâmicas de grupo, técnica de penetração

Objetivos:

a) Vivenciar o desejo de merecer consideração e interesse;
b) Sentir a alienação, o isolamento, a solidão, sensação de estar excluído de um grupo.

Tamanho do grupo:

  1. Qualquer tamanho, uma vez que serão escolhidos membros para participar do exercício.
  2. Tempo exigido: Quinze minutos, aproximadamente.
  3. Ambiente físico: Uma sala suficientemente ampla para poder acomodar todos os participantes.

Processo:

I. O animador escolhe umas cinco a sete pessoas que serão identificadas como “de dentro” e que ficam de pé, no centro do grupo, formando um círculo apertado com os braços entrelaçados. Tanto podem ficar viradas para dentro como para fora;

II. A seguir, escolherá uma pessoa do grupo que será o “intruso” e que deverá tentar penetrar no círculo da maneira que puder, e os componentes do círculo procuram conservá-lo fora;

III. O “intruso” tentará abrir o círculo e toma seu lugar ao lado dos outros como um membro regular, podendo o animador indicar outro membro como “intruso”, já que essa atividade costuma despertar grande empatia;

IV. No final do exercício, os “intrusos” e os outros membros, que funcionaram como observadores, farão os comentários acerca da experiência. É importante observar se os “intrusos” tentaram penetrar usando a força ou o diálogo.

Dinâmicas de grupo, o trabalho em equipe

Objetivo:

  1. Ressaltar a importância do trabalho em equipe.

Forma de realização:

A aplicação da técnica, inicia-se com as pessoas reunidas em círculo e no centro uma bexiga para cada participante.Cada pessoa, pega enche a sua bexiga e após amarrá-la é dada a proposta de que o grupo deve mantê-las voando. Então, o monitor responsável pela dinâmica deve ir retirando os participantes lentamente, um por vez. O número de bexigas continuará o mesmo, porém o número de pessoas será cada vez menor, até chegar ao ponto de não mantê-las mais suspensas.

Dinâmicas de grupo, ouvindo música

Objetivos:

  1. Despertar a intuição e a criatividade;
  2. Criar um clima de liberdade que envolve os participantes, unindo-os;
  3. Proporcionar momentos de relaxamento estimulando a concentração;
  4. Despertar o senso de liderança.

Tamanho do grupo: Até 20 pessoas.

Tempo exigido: Cerca de uma hora, dependendo do tamanho do grupo.

Material: Toca fitas com boa potência. Música(s) de relaxamento.

Ambiente físico: Uma sala (opcionalmente com cadeiras), suficientemente ampla para acomodar todas as pessoas participantes.

Dinâmicas de grupo

Processo:

I. O grupo ouve música durante 10 ou 15 minutos;

II. Antes de pôr a música, o orientador avisa que devem ouvi-la imaginando uma história encenável;

III. Pára a música. O orientador pede a cada um que narre para todos a história imaginada;

IV. As histórias que despertarem maior interesse no grupo serão interpretadas pelos componentes. Interpretam-se quantas histórias o número de componentes permitir;

V. O diretor de cada história será a pessoa que a mentalizou inicialmente;

Dinâmicas de grupo, os corpos revelam uma posição social

Objetivos:

  1. Sentir que atrás de nosso corpo há a instituição (os organismos, os ritos, os direitos e os temores);
  2. Sentir que atrás da instituição há outras instituições;
  3. Sentir que atrás das instituições há pessoas, há decisões tomadas por elas, há relações que se estabelecem entre elas, e situações da primeira infância que se reproduzem.

Tamanho do grupo:

Até trinta pessoas.

Tempo exigido: Cerca de uma hora, dependendo do tamanho do grupo.

Material: Lápis ou caneta e folhas em branco.

Ambiente físico: Uma sala com cadeiras, suficientemente ampla para acomodar todas as pessoas participantes.

Processo:

I. O animador começa propondo ao grupo que cada qual se imagine em “situações passadas da vida em que não se sentiram à vontade nas comunicações com outras pessoas”. Ou ainda, situações em que as palavras não saíram facilmente, pelo acanhamento, medo ou outras dificuldades. Quase todas as pessoas passaram por tais situações, na vida.

II. Após uns seis ou sete minutos, todos, um a um leem suas anotações.

III. Geralmente se observa que as situações mais constrangedoras e apresentadas pela maioria dos grupos se referem à comunicação com os “superiores”, e não com iguais ou com “inferiores”.

IV. Diante dessa situação, o animador escolhe para o exercício uma secretária e dois protagonistas e propõe a dramatização do seguinte fato: Uma determinada pessoa foi procurar o chefe de pessoal de uma empresa para informar-se acerca de um emprego, antes de candidatar-se ao mesmo. O pretendente bate à porta. A secretária atende, convidando-o a entrar. Ao atender, saúda-o, pedindo que aguarde sentado, entra na sala do chefe para anunciá-lo. Enquanto espera, apressado e nervoso, procura no bolso um bilhete no qual anotara o seu pedido. Nisso aparece a secretária, o que não permitiu fosse lido o bilhete, antes de ser atendido pelo chefe.

O chefe pede para entrar, anuncia a secretária. Imediatamente ele se levanta, e, com um sorriso nos lábios, entra. Olha para o chefe, que continua sentado à sua mesinha, parecendo neutro, preocupado com seu trabalho, de escritório. “Bom-dia”, diz ele, e espera mais um pouco. Após alguns minutos, o chefe manda-o sentar. Ele se assenta na beirada da cadeira, ocupando só um terço da mesma. Acanhado, meio encurvado, a cabeça inclinada levemente para frente, começa a falar, dizendo ter lido um anúncio de que a empresa estava precisando contratar mais funcionários e que, antes de candidatar-se, desejava obter algumas informações a respeito do trabalho. Sua fala é fraca, tímida preocupando-se em não dizer demais. Sua cabeça está apoiada nas mãos, olhando sempre o chefe por baixo das sombracelhas.

Eis que o chefe, que até agora permanecia calado, diz ao candidato: “Fale-me primeiro algo a respeito de sua formação e de sua experiência”.

A esta altura, o candidato já não insiste em ter informações, procurando responder imediatamente à pergunta do chefe, continuando sempre sentado na beirada da cadeira;

V. Nisso, o animador aplica uma técnica usada em psicodramatização. Pára e inverte os papéis. O candidato se torna o chefe do pessoal, sentando-se no escritório, no lugar ocupado pelo chefe, e este ocupa a posição do candidato, fazendo o seu papel;

VI. É importante observar como o comportamento das pessoas muda radicalmente. O candidato toma uma posição reta, firme, sentando-se corretamente. Enquanto o chefe deixa seu ar de autoridade, e apresenta-se humilde, acanhado, falando com voz sumida. E o exercício continua.

VII. O animador pede aos observadores do grupo que façam uma lista das anotações de tudo o que constataram e a mensagem que os dois protagonistas deixaram na dramatização.

VIII. A seguir, cada observador lerá suas anotações, e segue a verbalização acerca da experiência vivida

Dinâmicas de grupo, integração

Objetivo:

  1. Oportunizar um maior conhecimento de si mesmo e facilitar melhor relacionamento e integração interpessoal.
  2. Material necessário: Lápis e uma folha de papel em branco para todos os participantes.
  3. Tamanho do grupo: Trinta a quarenta pessoas, aproximadamente.
  4. Tempo exigido: Uma hora, aproximadamente.
  5. Ambiente físico: Uma sala, com carteiras, suficientemente ampla, para acomodar todos os participantes.

Descrição da dinâmica:

1. O facilitador explicita o objetivo e a dinâmica do exercício.

2. Em continuação, pede que cada um escreva, na folha em branco, alguns dados de sua vida, fazendo isso anonimamente e com letra de fôrma, levando para isso seis a sete minutos.

3. A seguir, o facilitador recolhe as folhas, redistribuindo-as, cabendo a cada qual ler em voz alta a folha que recebeu, uma por uma.

4. Caberá ao grupo descobrir de quem é, ou a quem se refere o conteúdo que acaba de ser lido, justificando a indicação da pessoa.

5. Após um espaço de discussão sobre alguns aspectos da autobiografia de cada um, seguem-se os comentários e a avaliação do exercício.

Dinâmicas de grupo, brainstorming

Objetivo:

O Brainstorming ou tempestade cerebral, mais que uma técnica de dinâmica de grupo é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa do indivíduo, colocando-a a serviço de seus objetivos.

De autoria de Alex Osborn foi e é por este e por seus seguidores muito utilizada nos Estados Unidos, principalmente em atividade de treinamento do pessoal, em áreas de relações humanas e publicidade e propaganda.

Forma de realização:

O Brainstorming não visa a fixação de um conteúdo desenvolvido ou que conste de um texto qualquer.


Cansado de procurar emprego?
DEIXE O GOOGLE PROCURAR POR VOCÊ!
Aumente sua chance de conseguir emprego em 1000%. Clique e Confira

O princípio no qual se apóia o Brainstorming é o de solicitar aos participantes que aparentemente idéias, as mais diversas e até mesmo descabidas, sobre um assunto qualquer colocado pelo monitor. Sua participação, durante a apresentação dessa idéias, será a de registrá-las, independente de qualquer juízo crítico sobre sua validade, e estimular a rápida sucessão de outras mais. Um exemplo proposto é aproveitar-se uma reunião de executivos, por exemplo, na área de publicidade e apresentar-lhes desafios aparentemente ilógicos como:

  1. Qual a utilidade prática de uma lâmpada queimada?
  2. Que outros empregos poderemos dar a um clipes?
  3.  Como nos valer da palavras (chuva) e da palavra (matagal) para promover a venda de óleos de bronzear?

Colocando um desses problemas, cabe ao monitor, mais ou menos com um leilão, incentivar os participantes a apresentarem, em poucas palavras, as sua ideias e, eventualmente, associá-las a outras até que praticamente se esgote o manancial. Com inúmeras ideias expostas a registradas, deve então o monitor, com auxílio do grupo ir eliminando umas, aprimorando outras e assim chegar a um resultado prático.

Mais para você

Vagas Poa O Vagas Poa é um dos maiores portais de emprego e estágio da cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Com base nisso, neste artigo você irá conferir mais informações sobre o site Vagas Poa – principalmente considerando os sites, órgãos e instituições que disponibilizam oportunidades de emprego no site.   Site vagas poa   O ...
Vagas Se você está à procura da primeira oportunidade de emprego ou em busca de uma nova colocação no mercado de trabalho, esse artigo foi feito para você. Aqui terá informações de como conseguir uma vaga de emprego em pouquíssimo tempo. Nele você irá conferir quais são os principais sites, empresas e órgãos públicos que disponibilizam vagas de empregos...
TRT A Justiça do Trabalho através do TST (Tribunal Superior do Trabalho) e os TRT’s (Tribunais Regionais do Trabalho) é responsável pela conciliação e julgamento das ações judiciais que tratam da relação entre trabalhadores e empregadores, e tem como objetivo ajudar a esclarecer as principais controvérsias decorrentes destas relações trabalhistas tanto...
Trabalho em Equipe Fundamental para o desempenho saudável de empresas de todos os portes e segmentos, o trabalho em equipe ocorre quando todos os colaboradores do negócio cumprem cada qual a sua função para que a empresa funcione como um todo. Pense em um escritório, por exemplo. Para que ele funcione de forma adequada, é necessário trabalhar em equipe levando em co...
Trabalho O trabalho é uma atividade realizada pelos seres humanos com o intuito de atingir um objetivo. Quando é realizado em conjunto, trata-se de uma soma de esforços para cumprir tarefas e funções que contribuem para um panorama geral de uma determinada finalidade. A palavra “trabalho” advém do termo latino “tripalium”, que significa “três paus” (tri + p...
Trabalhe Conosco As grandes empresas disponibilizam o canal “trabalhe conosco” nos seus sites com o objetivo de possibilitar candidaturas online a vagas. Essa é uma excelente forma de enviar o currículo para diversas companhias com tradição no mercado sem precisar se dirigir a cada uma delas. Muitas empresas, além de possuírem uma sessão para o cadastro de currícu...
Sites de Emprego Procurar emprego por conta própria é uma tarefa trabalhosa. O tempo dedicado deve ser grande, a pesquisa imensa e a internet é uma excelente aliada neste momento. Mas ao mesmo tempo, ninguém quer pagar para encontrar vagas online, já que o desemprego diminui a renda. Pensando nisso, separamos aqui diversos sites de emprego grátis que podem ser aces...
Sine Goiânia O Sine (Site Nacional de Empregos) é um website composto por vagas e oportunidades de empregos em todas as áreas, estados e cidades brasileiras.  No que se refere às capitais de estado, as oportunidades costumam ser mais abrangentes – e incluem também a região metropolitana da mesma. E este é o caso do Sine Goiânia, que conta com milhares de o...
Sine BH O Sine (Site Nacional de Empregos) é considerado um dos maiores portais de empregabilidade de todo o território brasileiro. A razão é compreensível: o site abrange vagas de estágio, jovem aprendiz e oportunidades normais de emprego para todos os estados e cidades brasileiras. No que se refere às capitais, as vagas de emprego do Sine costumam ser d...
SINE – Sistema Nacional de Emprego O Sine (Sistema Nacional de Emprego) é um órgão integrado ao governo federal, que é coordenado pela Secretaria de Políticas de Emprego e Salário, instituição que pertence ao Ministério do Trabalho e Emprego.   Seu objetivo principal é realizar a intermediação de mão-de-obra através de suas agências espalhadas por todo o país. Entre suas resp...
Seguro Desemprego Previsto em lei desde a década de 1990, o Seguro Desemprego está entre os direitos mais importantes para o trabalhador brasileiro, já que é um benefício voltado para funcionários que foram demitidos sem justa causa. De forma geral, trata-se de uma assistência financeira temporária com duração máxima de 5 meses. O seguro desemprego pode ser solicit...
Se adaptar rápido em um novo emprego, dicas de especialistas Se adaptar a um novo emprego pode ser bem desafiador, especialista dá dicas de como vencê-los e acelerar a adaptação ao novo emprego, criar amizade, interagir com novos colegas de trabalho, conhecer a cultura da empresa. Se adaptar a um novo emprego, veja as dicas Um novo emprego é um motivo de satisfação e entusiasmo, mas também de muitas dúvidas....
Propaganda

Posts Recentes

Ganhar dinheiro com Blog Ganhar dinheiro com Blog
Dinheiro2 meses ago

Como ganhar dinheiro com blog

VEJA TAMBÉM:  Salário Mínimo 2019  -  Salário Família 2019  -  Tabela de Cargos e Salários 2019 Nos dias de hoje,...

Dinheiro Extra Dinheiro Extra
Dinheiro2 meses ago

Dinheiro Extra

VEJA TAMBÉM:  Salário Mínimo 2019  -  Salário Família 2019  -  Tabela de Cargos e Salários 2019 Na hora de organizar...

Dinheiro2 meses ago

Finanças Pessoais

VEJA TAMBÉM:  Salário Mínimo 2019  -  Salário Família 2019  -  Tabela de Cargos e Salários 2019 Finanças pessoais para muitos, tornou-se...

Crédito Pessoal Crédito Pessoal
Dinheiro2 meses ago

Crédito Pessoal

VEJA TAMBÉM:  Salário Mínimo 2019  -  Salário Família 2019  -  Tabela de Cargos e Salários 2019 O crédito pessoal nada...

Dinheiro2 meses ago

Empréstimo Pessoal Online

VEJA TAMBÉM:  Salário Mínimo 2019  -  Salário Família 2019  -  Tabela de Cargos e Salários 2019 O surgimento de muitas...

Gerenciador Financeiro Gerenciador Financeiro
Dinheiro2 meses ago

Gerenciador Financeiro

VEJA TAMBÉM:  Salário Mínimo 2019  -  Salário Família 2019  -  Tabela de Cargos e Salários 2019 Controlar com cuidado o...

Dinheiro2 meses ago

Simulador de Financiamento

VEJA TAMBÉM:  Salário Mínimo 2019  -  Salário Família 2019  -  Tabela de Cargos e Salários 2019 Simular um financiamento é...

Empréstimo Pessoal Empréstimo Pessoal
Dinheiro2 meses ago

Empréstimo Pessoal

VEJA TAMBÉM:  Salário Mínimo 2019  -  Salário Família 2019  -  Tabela de Cargos e Salários 2019 O empréstimo pessoal sempre...

Dinheiro2 meses ago

Como Juntar Dinheiro

VEJA TAMBÉM:  Salário Mínimo 2019  -  Salário Família 2019  -  Tabela de Cargos e Salários 2019 Muitas vezes nossos sonhos...

O que fazer para Ganhar Dinheiro O que fazer para Ganhar Dinheiro
Dinheiro2 meses ago

O que fazer para Ganhar Dinheiro

VEJA TAMBÉM:  Salário Mínimo 2019  -  Salário Família 2019  -  Tabela de Cargos e Salários 2019 Nem sempre a renda...

Propaganda

Trending