Empregos

Entrevista de emprego, saiba como se destacar

 

 

 

By  | 15/11/2017

Entrevista de emprego, saiba como se apresentar. Confira aqui um roteiro completo para ter sucesso na entrevista de emprego e não deixar escapar nenhum detalhe importante durante a conversa com o entrevistador.

Entrevista de emprego

Ao apresentar-se na empresa para concorrer a uma vaga o candidato deve cuidar da aparência, com bastante capricho, pois neste primeiro contato será cuidadosamente observado pelo lecionador, sendo importantes os seguintes detalhes:

Higiene corporal

  1. Roupa limpa e bem passada adequada à situação, que goste de usar e sinta-se a vontade;
  2. Cabelos aparados, limpos e penteados;
  3. Unhas limpas e cortadas. No caso das mulheres evitar o uso de unhas muito compridas pois dificultam o trabalho de digitação por exemplo.
  4. Calçados limpos, aconselha-se evitar o uso de tênis; Joias, bijuterias e maquilagem sem exageros.

É importante ressaltar a necessidade de manter-se tranquilo e educado, sem excessos em todos os aspectos citados acima.

A aparência deve revelar autoconfiança e dignidade evitando permanecer em posição relaxada, com os ombros caídos e cabeça baixa, o que causa impressão de cansaço e descontentamento.

Além da aparência pessoal, observar o seguinte:

  1. Dirigir-se ao emprego sozinho e na hora exata sem se atrasar.
  2. Procurar informar-se antecipadamente do departamento correto e a pessoa que deverá procurar.
  3. Na entrevista falar somente sobre o assunto em questão (emprego).
  4. Não falar de suas dificuldades (reclamações em excesso)
  5.  Em caso de alguma duvida  fazer perguntas.
  6. Ter em mãos uma relação de tudo o que sabe fazer na função solicitada ou seja, um resumo de sua experiência profissional  (Curriculum Vitae).
  7. Carteira Profissional e número de todos os outros documentos.
  8. Responder todas as perguntas de maneira honesta e breve, falar com segurança.

Processo de seleção

Para quem vai procurar emprego, é importante saber que a seleção de pessoal é um trabalho sistemático, que tem a finalidade de escolher entre um determinado número de pessoas, os mais aptos para ocuparem determinados cargos pois, para concorrer à uma vaga é indispensável preencher vários requisitas que são  exigidos.

Ao apresentar-se na empresa o candidato deve informar-se sobre esses requisitos evitar perda de tempo.

Pré-requisitos são as qualificações, conhecimentos, experiência, que o indivíduo precisa ter para exercer uma determinada  função.

O candidato deve ter uma visão realista das suas qualificações, pois de nada adiantará mentir sobre as mesmas, pois serão verificadas nos testes.

Geralmente o processo de seleção compreende:

  1. Entrevista: para avaliar diversos aspectos: capacidade profissional, organização de ideias, postura, maneira de vestir, comunicação etc…
  1. Teste Psicológico: para verificar o potencial do candidato e sua possibilidade de adaptar-se ás  exigências do cargo (Esses testes são conhecidos como psicotécnicos).
  1. Prova Escrita: normalmente para verificar o nível de escolaridade e conhecimentos teóricos.
  1. Prova Situacional: onde será verificado o desempenho e experiência numa determinada função – espécie de dramatização de uma  situação de trabalho.
VOCÊ VIU?  Currículo

Entrevista de emprego

Na avaliação do candidato a um emprego, leva-se em conta além da capacidade profissional, vários aspectos, tais como: maneira de se vestir, boa organização de ideias, postura, objetividade. É importante ser honesto, falar o suficiente nem mais nem menos, dosando bem e tomando cuidado para não ser dispersivo.

O visual do candidato deve ser bonito, harmônico, mas sem exageros, devendo seguir razoavelmente  a moda porque isto demonstra preocupação em se atualizar.

Não deve ser “empetecado” nem sofisticado demais, O modo de sentar, também pode depor contra ou a favor. A postura involuntariamente relaxada pode dar a impressão de desinteresse. Debruçar-se sobre o entrevistador pode transmitir mais ansiedade do que está sentindo realmente.

Até jeito de relacionar-se influi, pois tratar o entrevistador com intimidade pode cariar uma barreira. O melhor comportamento é a formalidade.

Não discutir com a pessoa que o entrevistar.

Não criticar outras pessoas, inclusive antigos chefes ou colegas de trabalho.

Ser gentil demonstrando  cortesia e respeito para com a pessoa que o entrevistar se a mesma declarar não vai contratá-lo mas der sugestões a respeito de outros empregos, ouvir com atenção,  pois talvez seja uma boa pista para conseguir a colocação.

Não ser arrogante.

Se achar que não foi capaz de dar uma boa impressão na primeira entrevista devido ao nervosismo ou outras razões, não se preocupe, pois a  experiência adquirida nessa ocasião irá ajudá-lo a sentir-se melhor na  próxima entrevista.

Entre outras coisas, o entrevistador  poderá  perguntar:

POR QUE VOCÊ DEIXOU O ÚLTIMO EMPREGO?

É melhor você responder a verdade, mesmo que o motivo da saída seja desagradável. Mentir é ruim porque  muitas empresas checam os motivos. Mas atenção: o entrevistador quer saber, não só porque você teve um desentendimento  com seu ex-chefe, mas também se você conseguiu falar disso sem transmitir raiva ou parecer estar se justificando acima de tudo, sem avaliar nem o profissional nem a empresa onde trabalhava;

O QUE FAZIA NO TRABALHO ANTERIOR?

O entrevistador quer saber o que você já conhece. Quem pode mostrar resultados deve fazê-lo. Um concreto é bem mais satisfatório. – Eu preenchia 50 formulários por dia e atendia uma média de 140 pessoas;

O QUE ESPERA SER NA EMPRESA DAQUI A CINCO ANOS?

Esta  é uma pergunta importantíssima: O selecionador quer conhecer suas ambições, saber se vale investir em você. O entrevistador quer uma resposta objetiva, para avaliar sua segurança e autocrítica e  a visualização que você tem da própria carreira. Vai avaliar também, se você tem bons objetivos definidos. Dizer que não sabe o que pretende, demonstra insegurança e indefinição profissional;

VOCÊ VIU?  Como fazer um curriculo ou curriculum Vitae

O QUE FAZ EM SEU TEMPO LIVRE?

Muitos entrevistadores perguntam isso porque dessa maneira a pessoa revela mais sobre si mesma e cai em contradição se tiver falseado sua imagem. Alguém que diz gostar de lidar com o público e conta que seu passatempo predileto é isolar-se e ficar lendo, mostra uma contradição. O entrevistador estará preocupado em  avaliar você pelo que faz;

O QUE VOCÊ ESPERA DA EMPRESA?

O entrevistador avalia se o candidato fica numa posição muito passiva, aceitando qualquer coisa. O candidato deve  saber onde está entrando, que benefícios e obrigações terá, que tipo de chefe terá, etc. Se as  coisas não estiverem bem declaradas e o candidato não questionar, pode transmitir que está entrando na empresa por entrar;

QUAIS SÃO AS SUAS PRETENSÕES SALARIAIS?

O entrevistador dificilmente falará de salário, mas esperará que você fale e então avaliará se sabe o  seu valor e se  está bem informado sobre o mercado de trabalho. Ficar satisfeito com um salário igual ao último não é bom, pedir o dobro é disparate. Aliás, o candidato não deve fechar o salário na primeira entrevista, e que não estipule coisas do tipo “Não venho por menos de tanto”. Aliás, pode ser até válido aceitar um salário menor se a empresa compensar com dissídio integral dali a uns dois meses, ou com benefícios melhores. E o candidato deve ressaltar com precisão, que os ~o esses;

COMO VOCÊ SE VÊ?

Pergunta  muito comum, para avaliar se a pessoa se conhece bem, pois a auto-avaliação sempre oferece dificuldades. Uma pessoa pode pensar que não é conveniente confessar que é muito emotiva: só que provavelmente irá demonstrar na entrevista. Pode falar pouco o tempo todo e na hora de responder a esta pergunta dizer que é muito expansiva. Não adianta tentar demonstrar que é ótimo, você precisa ter as características que a empresa quer.  Por isso você pode responde esta pergunta com o que tem de positivo e também de negativo. Ë bom mostrar a consciência de suas limitações.

VOCÊ VIU?  Portal mais emprego, ministério do trabalho

FALE-ME DE VOCÊ…

O  entrevistador quer saber se você tem boa estrutura familiar, se você tiver problemas familiares, não procure disfarçá-los. A empresa não irá barrá-lo por causa de seus problemas, quer saber a verdade, para apurar se os seus problemas não irão interferir com seu trabalho.

 

Referências:

Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Associação Brasileira de recursos humanos – ABRH – Nacional, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME.

Artigos relacionados: dinamica de grupo, entrevista de emprego, entrevista de emprego em ingles, entrevista de emprego perguntas e respostas, entrevista de emprego redação, entrevista de emprego roupa, entrevista de estágio, entrevista de estágio arquitetura, entrevista de estágio como se vestir, entrevista de estágio de direito, entrevista de estágio de direito perguntas e respostas, entrevista de estágio perguntas, entrevista de estágio perguntas e respostas, entrevista de estágio roupa, perguntas de entrevista de emprego, respostas de entrevista de emprego.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *