Empregos

Entrevista de Emprego

 

 

 

By  | 21/09/2017

A entrevista de emprego é um dos momentos mais assustadores na hora de garantir o seu lugar no mercado de trabalho: você mandou seu currículo para a tão sonhada vaga, foi chamado e chegou a hora de ficar frente a frente com o entrevistador. Será que você está preparado(a)?

 

E se você não quer deixar nenhuma pendência de lado nessa etapa tão importante, confira neste artigo algumas dicas fundamentais para se sair bem na entrevista de emprego.

 

Como se comportar em uma entrevista de emprego

 

Se você tem dúvidas sobre como se comportar em uma entrevista de emprego, nossas principais dicas são:

 

– Seja pontual: marcou a entrevista às 14h? Então chegue às 13h55, o que demonstra logo de cara o seu compromisso com a empresa.

– Lembre-se que o seu corpo também fala: se você ficar sentado (a) todo largado (a) esperando o recrutador, suas chances já diminuem. O motivo é claro: a primeira impressão é a que fica. Além disso, cuidado para não parecer como um “robô”: estático e praticamente sem movimentos.

– Na hora de cumprimentar: o mais indicado é o famoso e clássico aperto de mão. Neste sentido, não é preciso ‘esmagar’ a mão do recrutador, mas algo muito ‘molenga’ é completamente dispensável.

 

Perguntas de entrevista de emprego

 

As principais perguntas de entrevista de emprego (e que consequentemente, você já deve ter as respostas na ponta da língua) são:

1. Porque você saiu do seu último emprego? Aqui, a sinceridade é tudo. Mas tome cuidado para não se comprometer, colocando a culpa na empresa, por exemplo.

2. Por qual razão você procurou a nossa empresa? Para responder essa questão, nada melhor do que a honestidade. Aqui o fundamental é mostrar que os valores e missões da empresa estão alinhados com a sua própria perspectiva de carreira.

VOCÊ VIU?  Empregos e Vagas

3. Quais são suas principais realizações profissionais? Muitos recrutadores podem se demonstrar interessados em ouvir de você quais foram, até então, os momentos mais marcantes de sua carreira profissional (mesmo que eles já estejam no seu currículo).

4. Quais são seus principais defeitos? E qualidades? Ambas as perguntas são de difícil resposta, certo? Por isso, é bom ter uma carta na manga. No que se refere aos seus pontos fracos, não tenha medo de abrir o jogo sobre suas principais dificuldades ou até mesmo problemas anteriormente enfrentados em outras empresas.

 

O que falar em uma entrevista de emprego

 

Antes da entrevista de emprego muitos de nós ficamos imaginando situações em nossa cabeça, planejando o que iremos responder diante de determinados questionamentos, por exemplo.

 

E se você também tem dúvidas sobre o que falar em uma entrevista de emprego, a nossa principal dica é: seja sempre objetivo, respondendo unicamente o que o recrutador tiver interesse. Não adianta se enrolar ou querer dar ênfase demais em alguma coisa se ele claramente não demonstrou interesse naquilo (como uma qualidade ou uma experiência vivida, por exemplo).

 

E agora que você já sabe como se comportar e o que falar em uma entrevista de emprego, é importante que treine, simule uma entrevista de emprego, peça ajuda a alguém para fazer o papel do entrevistador , dessa forma terá maior confiança nas respostas e poderá impressionar na hora de conseguir um novo empego.

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *