Empregos

Primeiro Emprego

 

 

 

By  | 25/09/2017

Um dos maiores desafios dos jovens é a conquista do primeiro emprego. Colocar-se no mercado de trabalho exige paciência, mas principalmente dedicação e mente aberta. O que isso significa? Que é preciso ter a consciência de que, talvez, a primeira oportunidade profissional não seja exatamente aquilo que você gostaria, mas vai lhe encaminhar em direção aos seus objetivos. Veja algumas dicas essenciais se você está nessa missão.

 

Currículo para primeiro emprego

 

O seu currículo é o seu cartão de visitas, é a forma como o empregador terá contato com você e saberá quem é. Muitos jovens ficam em dúvida sobre como montar um currículo para o primeiro emprego, visto que ainda não têm experiências profissionais para acrescentar no documento. Por isso, o foco deve ser a qualificação.

 

O documento deve abrir com os seus dados pessoais e informações de contato, como nome completo, idade, estado civil, endereço, telefone, e-mail. Logo em seguida, insira um tópico com os seus objetivos profissionais para que a empresa tenha esse conhecimento. Também é possível acrescentar um “resumo de qualificações”, em que você vai escrever, em formato de texto, uma síntese das suas habilidades e conhecimentos, pensando sempre no que seria interessante para aquele empregador.

 

O currículo para primeiro emprego deve conter a formação acadêmica, partindo do último grau de escolaridade concluído, ou que esteja em andamento. Coloque o nome da instituição de ensino, curso e o ano de término (ou previsão).

 

Apesar de não ter trabalhado, se você tiver experiência como trainee, tiver participado do grêmio estudantil, centro acadêmico da universidade ou mesmo de trabalhos laboratoriais realizados nas instituições de ensino, não deixe de colocar esses dados no currículo. Até mesmo as participações na escola ou faculdade são válidas, porque demonstram que a pessoa é interessada e procura aproveitar aquilo que o espaço em que ela está oferece. Além disso, essas são todas experiências que desenvolvem a capacidade de liderança, organização do tempo e trabalho em equipe.

VOCÊ VIU?  Global Empregos

 

Se você tiver realizado cursos complementares ou workshops em áreas que sejam úteis para o primeiro emprego, não se esqueça de colocá-los no currículo também! Cursos de idiomas são muito bem-vindos e incrementam o documento para a visão do empregador. Os cursos na área de informática devem ser inseridos, até porque, esse tipo de conhecimento costuma ser diferencial nas empresas!

 

Primeiro emprego – Jovem Aprendiz

 

O Programa Jovem Aprendiz é proporcionado pelo Governo Federal, justamente para ajudar os jovens a conseguirem o tão sonhado primeiro emprego! Ele é voltado para o público de 14 a 24 anos, que esteja cursando o Ensino Médio ou tenha concluído.

 

O governo firmou parcerias com grandes empresas, como bancos, lojas e outros setores, que recebem os jovens aprendizes, oferecem treinamento, integram-nos com os demais colaboradores e oferecem todas as condições para que eles aprendam uma profissão. O cadastro é feito diretamente nas empresas e, normalmente, o jovem precisa cadastrar o currículo para concorrer a uma das vagas.

 

Essa é uma forma de conseguir um primeiro emprego em uma empresa séria, ganhar um salário mínimo e ter diversos outros benefícios.

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *