Empregos

Trainee

 

 

 

By  | 25/09/2017

Trainee é o nome que se dá ao cargo ocupado por um jovem profissional recém-formado que é treinado para desempenhar funções de liderança em uma empresa. Em um processo de trainee existem diversas atividades que o profissional precisará desempenhar até que seja efetivado como um colaborador definitivo.

 

Muitas empresas utilizam o processo de trainee para encontrar jovens talentos, principalmente as grandes companhias. Devido a isso, milhares de jovens disputam por vagas, pois é uma chance de ascender rapidamente na carreira. Em algumas empresa pode haver uma concorrência de 100 por 1, ou seja, cem candidatos disputando uma única vaga.

 

Trainee Ambev

 

A Ambev é uma empresa que oferece programas de trainees industriais. Todo o processo dura 11 meses e possui 6 fases: Integração na Companhia (uma semana), Treinamento Pleno (4 meses), Treinamento Corporativo (um mês e meio), Treinamento Dirigido – On The Job (5 meses), Avaliação e Acompanhamento e Posicionamento.

 

A princípio, o jovem é apresentado à empresa e suas regras. Em seguida é iniciado o treinamento com o objetivo de dar uma visão sistêmica ao recém-formado. Ele conhece a estratégia da empresa e só então irá começar a trabalhar na sua área. Depois desse processo ele é avaliado pelos superiores para então entrar na fase de Posicionamento. O cargo ocupado será, no mínimo, de liderança, cuja posição será definida de acordo com a estrutura da unidade e seu desempenho.

 

Programa de trainee

 

Os programas de trainee variam de acordo com a empresa, pois cada uma foca em um perfil profissional. Mas há algumas exigências comuns na grande maioria dos casos. O jovem precisa ter concluído sua graduação há, no máximo, 4 anos, deve falar línguas estrangeiras (o inglês é exigência em quase todos os casos), precisa conhecer softwares básicos (como Office) e ter experiência em empresas juniores ou estágios.

VOCÊ VIU?  Cursos Online Grátis

 

É importante mencionar o fato de que um programa de trainee foca em jovens profissionais, normalmente entre 21 e 28 anos. Ou seja, se uma pessoa possui 40 anos e graduou-se recentemente, ela não possui um perfil para preencher uma vaga.

 

Vida de trainee

 

Embora a vida de trainee seja muito parecida em diversas empresas, cada uma possui uma rotina específica de trabalho e uma maneira de organização. Além disso, o cargo que o jovem irá desempenhar e os profissionais com os quais irá trabalhar são fatores que diferenciam cada caso.

 

O jovem precisa estar acostumado com mudança. Ele deverá se adaptar a uma rotina de rotação, que apresentará, constantemente, novos profissionais, novas tarefas, novos projetos e novas formas de organização. Será muito mais fácil se o jovem tiver contato com um líder que o oriente, como um gerente ou um diretor.

 

A vida de trainee é um processo contínuo que depende de regras específicas. A princípio o profissional pode ter contato direto com seus clientes, e só depois focará no trabalho interno. Em outros casos o processo é inverso. Ou seja, é o estilo da empresa e o cargo que o jovem ocupará que ditarão o processo de trainee do recém-formado.

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *