Ideias de Negócios

Aluguel de carros, monte uma locadora de veículos

 

 

 

By  | 11/11/2017

Saiba como abrir ou montar uma locadora de veículos de sucesso, sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Locadora de Veículos

Apresentação

A locação de veículos é uma atividade comercial de prestação de serviços, cujo objetivo principal é atender às necessidades de locomoção de pessoas e empresas, com rapidez, facilidade e economia. Hoje, viajando a negócio ou a lazer, ficando sem o seu próprio veículo, ou necessitando de um maior e mais adequado, é comum encontrar pessoas que habituaram-se a alugar carros. A comodidade está cultivando este hábito. É muito simples alugar: é só escolher o veículo desejado e fazer a reserva.

Mercado

As locadoras estão dispostas a aproveitar o grande potencial do mercado brasileiro. Com suas operações ajustadas à nova realidade econômica, elas prometem ser diferentes. A estratégia está focada em alguns fatores que vêm estimulando os negócios das locadoras: empresas interessadas em enxugar gastos, o setor de turismo que avança e a globalização sinalizam o crescimento desse mercado.

Localização

A operação em aeroportos ou em suas proximidades é considerada estratégica pelos franqueadores, por dar visibilidade e mais competitividade ao negócio. Além de absorver o movimento de passageiros e clientes de empresas que começam a se instalar na região. Outra sugestão é a operação nas praias, que pode ser tão apreciada quanto a operação em aeroportos com a vantagem de gerar custos menores.

Equipamentos e Instalações

  • 10 carros, 1 aspirador, computador, 3 telefones e área de 150 m2

Segundo especialistas, financiar metade dos veículos da empresa através de consórcios ou leasing é uma boa estratégia para renovar a frota e aumentar o número de carros sem investir muito. Com os recursos do financiamento, as locadoras podem comprar das montadoras, pois são classificadas como frotistas.

Como funciona

Condições para locação

Com base em dados de empresas do ramo, para locar veículos elas adotam alguns critérios:

  • IDADE: mínimo de 21 anos, carteira de habilitação (a empresa pode exigir um tempo mínimo da emissão da carteira, por exemplo: 2 anos;
  • DOCUMENTOS EXIGIDOS:  carteira de identidade ou passaporte, CPF e cartão de crédito (Nacional ou Internacional).
  • PERÍODO: a diária do veículo será de 24 horas e Semanal de 7 dias;
  • HORA EXTRA DO VEÍCULO: ocorrendo atraso na devolução do veículo, a hora extra será cobrada no valor correspondente a 1/6 da diária.
VOCÊ VIU?  Como montar Lanchonete gastando pouco

Em caso de colisão, roubo, furto, incêndio ou perda total. é necessário a apresentação do Boletim de Ocorrência.

Tipos de locação

As locadoras de veículos oferecem aos seus clientes algumas opções diversificadas no aluguel de veículos:

. Diária com 100 Km de franquia;
. Diária + Km S/ franquia;
. Diária com Km livre;
. Diária com Hotel;
. Diária sem seguro;
. Diária seguro parcial;
. Diária seguro total.

Pagamento

Os serviços são pagos, normalmente, através de cartões de crédito, o que evita o preenchimento de fichas de cadastro e outras burocracias.

A frota

A empresa deve trocar os veículos após dois anos de uso e entregá-los sempre limpos para seus clientes. O empreendedor deve fazer seguro de toda a frota e firmar convênio com alguma oficina mecânica (a melhor forma de garantir rapidez e qualidade).

Veículo Adaptado

De acordo com empresários do ramo, a procura por veículos adaptados vem aumentando. O público (deficientes físicos e pessoas que estão com a perna ou com o braço temporariamente engessado) que utiliza esse tipo de serviço tem enfrentado alguns problemas na hora de locar carro. No mercado não existem muitas locadoras que ofereçam esse tipo de veículo.

Mão de obra

O número mínimo de pessoas para trabalho é quatro (o dono, 1 atendente, 1 motorista e 1 lavador de carros). É importante que cada um esteja compromissado com a garantia da qualidade do serviço oferecido, desse modo, é importante que a empresa busque sempre a excelência no treinamento e na formação técnica e ética de seus empregados.

Marketing

Algumas empresas do ramo estão adotando o marketing direto como arma principal. Desenvolvendo desde displays especiais até folhetos cooperados com outras empresas, principalmente no ramo de turismo. O objetivo dessas estratégias é levar – de maneira eficiente -as vantagens e os diferenciais dos produtos e serviços ao seu público. Dando continuidade a essa estratégia, as empresas também anunciam em revistas. O objetivo é claro: dar maior sustentação e fixar sua marca na lembrança do consumidor.

VOCÊ VIU?  Como abrir uma Loja para surfista (Surf Wear)

Suporte à gerência do negócio

As locadoras de veículos já podem contar com empresas que desenvolvem softwares para gestão de locação de veículos. Alguns softwares assumem completamente o controle operacional, administrativo e financeiro da locadora. Podendo, inclusive, gerar contratos diários ou mensais. Com módulos especialmente desenvolvidos para administradoras de locação de autos, esses sistemas contém procedimentos específicos para o controle de manutenção própria e/ou externa dos veículos de sua frota ou de terceiros.

Franquia

Forma de fazer negócio que mais tem crescido nestes últimos tempos, a franquia consegue unir, perfeitamente, empresas com marcas de produtos e/ou serviços de sucesso a empreendedores com grande capacidade e conhecimento de seu mercado local. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising – ABF – franquia pode ser definida como um sistema de comercialização de produtos e/ou serviços e/ou tecnologias, baseado em estrita e contínua colaboração entre empresas jurídicas e financeiramente independentes, através da qual o Franqueador concede o direito e impõe a obrigação aos seus Franqueados de explorarem uma empresa de acordo com o seu conceito.

Sites afins

Localiza Rent a car: http://www.localiza.com.br
Unidas rent a car: http://www.unidas.com.br
Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis – ABLA: http://www.abla.com.br
Associação Brasileira de Franchising – ABF: http://www.abf.com.br
Rent a Cars:http://www.rentcars.com.br/aluguel-de-carro‎
Aluguel de Carros Decolar: http://www.decolar.com/AluguelDeCarros‎

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

VOCÊ VIU?  Como montar um Escritório Virtual. Passo a Passo

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *