Ideias de Negócios

Como abrir uma Loja para surfista (Surf Wear)

 

 

 

By  | 10/11/2017

Como abrir uma Loja de Surf Wear 0  de sucesso, sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio
Tipo de Negócio: Comércio Varejista de confecções e acessórios de Surfwear

Artigos Relacionados:

Carioca surf wear, Catalogo overboard, Como abrir loja de surfwear, Como abrir uma loja de surf wear, Gostaria de abrir uma loja de surf , Loja de atacado de surf wear, Loja de surfwear ficha técnica, Loja surf wear online, Loja surfwear governador valadares, Loja surfwear online, Loja surfwear virtual, Lojas surf wear, Marola surf wear, Mormaii, O que significa surf wear, Osklen, Quiksilver, Surf shop, Wave surf wear, Wave surf wear marola surf wear,

Surf Wear

Histórico

Com origem nas disputas entre nobres e reis das ilhas do Pacífico, o surf daquela época guardava certas restrições a sua prática. Ao homem do povo era proibido equilibrar-se em pé sobre a prancha. Ele só tinha permissão para deslizar sobre as ondas deitado em pranchas menores e completamente nu.

As pranchas eram fabricadas segundo um ritual sagrado, praticado pelo sacerdote local, que ao pé da árvore de madeira especial a ser cortada, colocava oferendas para os deuses do mar. Todo esse aparato não impedia que a prancha medisse entre 5 e 6 metros e – feita com um material que a tornava pesadíssima após algum tempo dentro da água – chegasse a pesar 80 kg. Era o século XVIII, no Hawai, e o capitão James Cook acabara de transformar-se no primeiro europeu a ver um surfista deslizando sobre ondas.

Impressionado com aquela arte, Cook divulgou o esporte na Europa. A partir de então, e aos poucos, o surf começou a freqüentar outras praias. Em 1910 nos E.U.A, e em 1947 o Rio de Janeiro foi apresentado à famosa DC-4, assim conhecida por causa do seu peso e tamanho. No começo as pranchas eram de madeira, depois de compensados, e mais tarde, madeirite. As pranchas de fibra de vidro vieram na década de 1960.

Mercado

O mercado de Surfwear é semelhante ao mercado de moda, em termos de dinâmica. A diferença é que neste mercado o cliente é bastante específico: ou é alguém que surfa ou alguém que se identifica com as roupas usadas por surfistas.

Por tratar-se de um estilo de roupas intimamente ligado ao litoral e às praias, a melhor época de movimento de uma Loja Surf é o verão, fora da temporada, o movimento da loja tende a cair, porém o público mais fiel, os surfistas, continuam a freqüentá-la com a mesma avidez.

VOCÊ VIU?  Como montar serviço de Revelação de Fotos

Localização

Lojas como essa tem grandes chances de sucesso em Shopping Centers, ruas de comércio de roupas e pontos próximos à praias (no caso da cidade ser litorânea).

É válido lembrar que não se deve esqueçer de verificar nos contratos apresentados se existe a cobrança de luvas (que costumam ser cobradas em Shopping Centers e lojas de boa localização).

Estrutura

A loja deve ter um tamanho razoável (pelo menos entre 15 e 20 m²), e ter uma separação para o estoque geral e para a exposição e vendas dos produtos, sendo esta organizada da seguinte maneira:

  • A distribuição das araras (onde são pendurados os cabides com as roupas), pode ser feita em dois “lances”, um em cima e outro em baixo, caso as paredes externas sejam de vidro (vitrines), pode-se utilizar as araras que ficarem por trás delas para isolá-las do público que circulará pela loja;
  • Criar uma área de exposição para as pranchas, que ocupam bastante espaço, devendo criar uma armação para que elas fiquem bem posicionadas e não sejam atingidas pela passagem de funcionários ou clientes, o que poderia danificá-las;
  • Estantes para a organização das peças, além de móvel grande com gavetas para as peças menores, é aconselhável ter na loja um mezanino e deixá-lo à vista, pois as peças de Surfwear costumam ser bastante coloridas, e se bem organizadas em estantes reproduzem um belo efeito, além de poder ser utilizado como estoque;
  • Balcão para o caixa deve ter bastante espaço para dobrar roupas e expor momentaneamente as mercadorias;
  • Ter pelo menos dois provadores, com grandes espelhos dentro deles e se possível um grande espelho do lado de fora, para que os clientes possam se ver e também mostrarem aos seus acompanhantes;
  • Instalar caixas de som ambiente e um aparelho de som, para dar à loja um fundo musical condizente com a clientela.

Investimento

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, sendo que o custo do imóvel vai variar bastante com relação à localização, uma loja de rua sem ter uma localização muito privilegiada vai custar muito menos do que uma boa loja no Shopping Center mais movimentado da cidade.

VOCÊ VIU?  Como montar representação comercial de produtos de informática

Além deste gasto, deve-se pensar na reforma que deve ser feita na loja para o início das atividades, a loja deve ser decorada num estilo bem prático e colorido, ou seja, deve chamar a atenção a fim de atrair a sua clientela.

Equipamentos básicos

  • Balcões para exposição;
  • Prateleiras;
  • Materiais de escritório;
  • Caixas registradoras;
  • Computadores, etc.

Pessoal

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, sendo que a mão de obra mínima deve contar com pelo menos dois vendedores, um gerente, um estoquista e um caixa por período.
As lojas de surfwear costumam ter funcionários femininos, que atraem os clientes do sexo masculino e deixam as clientes do sexo feminino mais à vontade para experimentar biquínis, por exemplo.
É necessário que tanto o proprietário como os funcionários sejam bem informados com relação ao ramo para poderem conquistar cada vez mais a clientela e torná-la fiel, independente da alta temporada.

Produtos

Os produtos vão de roupas a pranchas, que são itens importantes.

Cativando clientes

Pode-se dar dicas de conservação de pranchas e acessórios aos clientes e aproveitar para oferecer os produtos que são utilizados na conservação, desse modo agrada-se ao cliente e ainda pode sair ganhando.

Oportunidades

Onde estão as chances, ou seja, o que os surfistas tem dificuldades de encontrar:

  • Pranchas para pronta-entrega: com ampla diversificação de tamanho e design – embora esse mercado tenha muitos fabricantes, boa parte das indústrias são pequenas, destinando significativa parcela da produção de encomendas. Nas lojas é mais fácil encontrar unidades standard, para o chamado tamanho médio brasileiro na relação comprimento X peso. A oferta de seminovas também é incipiente;
  • Variedade de roupas de neopreme com tecnologia de ponta: há fabricantes locais,  mas a oferta de modelos importados com detalhes de última geração (como titânio na composição do tecido emborrachado, a última palavra em conforto térmico) é insuficiente;
  • Confecção técnica: vestuário é o segmento com maior número de empreendimentos e, também, rotatividade, mas há espaço para quem é do ramo e entende as reais necessidades dos esportistas, oferecendo peças confortáveis, funcionais e principalmente resistentes.
VOCÊ VIU?  Pisos Cerâmicos - Saiba como fazer gastando pouco

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Sites afins

Associação Brasileira de Surfistas Profissionais: http://www.aspsurf.com.br/default1.asp

SurfWear Overboard:

Roupas de Surf Kanui: http://www.kanui.com.br/surf/roupas

Billabong: http://www.billabong.com.br/SHOP‎

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *