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Ideias de negócios

Como criar um sistema de Delivery – Passo a Passo

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Ganhe dinheiro com Delivery, saiba como criar um sistema de Delivery com pouco dinheiro e sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Histórico de serviço de entrega rápida

A ideia de entregar diferentes produtos em domicílio foi trazida por empresários que viajavam com frequência aos Estados Unidos, onde o conceito nasceu e de onde se propagou para a Europa e para o Brasil.

Na vida moderna o custo do tempo é fator fundamental no desempenho dos trabalhos, principalmente, quando esse trabalho é feito nas ruas e avenidas com trânsitos caóticos.
As contingências de tráfego hoje em dia conturbam toda e qualquer atividade de transporte.
Com base nessa situação surgem as empresas de entrega rápida, também denominado Serviço “Courier”. Os serviços de entrega rápida são serviços de transporte MULTIMODAL, porta a porta, que têm como objetivo a entrega de documentos ou encomendas, da maneira mais rápida possível.
A diferença entre o “courier” e o transporte tradicional de carga é a rapidez. No “courier”, o despacho, a documentação e o desembaraço alfandegário são facilitados por se tratar na sua maioria de documentos, amostras ou pequenas encomendas. Em alguns casos você poderá fazer uma importação simplificada usando esta modalidade de transporte.

Mercado

Os negócios que envolvem delivery cresceram entre 10% e 20% nos últimos três anos só na cidade de São Paulo.

Localidade

O Delivery funciona bem em cidades executivas, grandes cidades, onde há pessoas que preferem pagar um pouco mais por um produto a ter de ir comprá-lo na loja.

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Serviços prestados

A empresa poderá prestar os seguintes serviços:

  1. Coleta e entrega de pequenos volumes;
  2. Pagamentos em bancos;
  3. Serviços em cartórios;
  4. Distribuição de brindes e convites;
  5. Troca de malotes entre filiais;
  6. Coleta e entrega de documentos;
  7. Despachos aéreos;
  8. Apoio em área técnica;
  9. Cotações de preços, apoio ao setor de compras;
  10. Distribuição de produtos vendidos via telemarketing;
  11. Serviços diversos em despachantes;
  12. Serviços diversos em órgãos públicos;
  13. Despachos em correios;
  14. Entrega de propostas;
  15. Entregas de cotações de preços;
  16. Entregas de presentes;
  17. Entregas e coletas de documentos contábeis;
  18. Coletas de assinaturas em contratos.

Investimentos

Um bom conselho para quem está entrando no negócio é a montagem de uma empresa de courier local através de motoboy, onde os investimentos iniciais se restringiriam a montagem de uma central de atendimento, necessitando de telefones, fax, copiadora e computador para registro das entregas. Os motoboys podem ser contratados por serviço temporário, onde receberiam pelas entregas que fizerem. Conforme for crescendo a demanda a empresa poderá estabelecer convênios com empresas aéreas, rodoviárias, marítimas e fluviais. A partir daí surge a necessidade de postos avançados para recepção, coleta e entrega das encomendas, é importante investir na localização, no visual do empreendimento e na divulgação, sendo que, conforme for o crescendo o negócio, maior será a estrutura.

Mão de obra

Conforme for crescendo o empreendimento, maior será a necessidade de se ter um número maior de funcionários, sendo que o empresário deve oferecer a eles treinamento específico, com foco no atendimento ao cliente e no trabalho em equipe.
A maioria das empresas que oferecem delivery opta por terceirizar boa parte da mão de obra, como por exemplo os motoboys, onde são estabelecidos contratos mensais, que determinam o trabalho de um motoboy das 8:00 às 17:30 horas.

Como funciona

O monitoramento das entregas é feito através dos pontos de apoio que ficam em cada trecho de troca de transporte, sendo feito através da leitura de um código de barras e cadastrado em computador ligado a uma rede (por exemplo: a Internet), assim em todos os locais por onde a encomenda passar será registrado a sua passagem até o destino final.
Para o envio de encomendas para outros estados ou países é necessário a criação de convênios com companhias aéreas, marítimas e rodoviárias e em alguns casos fluviais, sem contar a abertura de postos avançados de coleta e distribuição de documentos.

Definição das rotas

Uma vez definida a demanda da região começa-se a traçar a estratégia de envio das encomendas, qual o caminho mais curto e viável economicamente, não esquecendo que existem empresas tradicionais no mercado atuando fortemente. Portanto a criação de um serviço personalizado se faz extremamente necessário.

Segredos do sucesso

  • Os fatores que ajudam a manter com sucesso o negócio são o atendimento, a rapidez na entrega da encomenda.
  • O empresário precisa ter cuidado na hora de optar pelo sistema. Em primeiro lugar, o delivery precisa estar determinado no estatuto da empresa, que deve ser uma prestadora de serviços;
  • O marketing, é fator fundamental para o sucesso do empreendimento, o visual precisa ser criativo.

Legislação Específica

O funcionamento da empresa de courier, juridicamente, é igual ao de uma empresa de prestação de serviços, onde é necessária a emissão de nota fiscal de serviços e recolhimento de impostos.
Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;
– Registro no Sindicato Patronal;
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar o seu negócio para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

 

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Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

 

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1 Comment

1 Comment

  1. victor hugo

    31/05/2015 at 14:09

    gostaria de receber informaçoes sobre moto boys.

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