Connect with us

Ideias de negócios

Como fazer batom – Saiba como montar fábrica de batons

Published

on

Fazer Batons

Saiba como montar uma fábrica de batons lucrativa gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro fazendo batom, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Fabricação de batons

  • Ficha Técnica
  • Setor da Economia: Secundário
  • Ramo de Atividade: Indústria de Cosméticos
  • Tipo de Negócio: Fabricação e comércio de artigos de perfumaria
  • Produto: Batom

A história do Batom

A boca perfeitamente desenhada, revestida de batons transparentes, brilhantes, opacos, rosado ou vermelho intenso, sempre foi, e sempre será, o ponto alto da beleza do rosto e da maquiagem, e um batom, tanto pela textura quanto pelo colorido exaltam a beleza. A palavra cosmético vem do grego kosmetikós, que significa “o que serve para ornamentar”. Os cosméticos surgiram no Oriente na Antiguidade e se espalharam pelo resto do mundo. Os pós faciais, que surgiram em 4000 A.C. na Grécia antiga, eram perigosos, por ter grande quantidade de chumbo em sua composição, e chegaram a causar várias mortes prematuras. O ruge era um pouco mais seguro. Embora fosse feito com amoras e algas marinhas, substâncias naturais, sua cor era extraída do cinabre (sulfeto de mercúrio), um mineral vermelho. O mesmo ruge era usado nos lábios, como batom, onde era mais facilmente ingerido e também causava envenenamento.

O batom é uma necessidade com ares de acessório. Fundamental para hidratação e proteção dos lábios, o batom é considerado a maquiagem que mais valoriza o rosto das mulheres. Deve ser usado todos os dias, especialmente por mulheres que têm lábios carnudos ou que se ressecam com facilidade, explicam os dermatologistas. Além de hidratar e embelezar, o batom forma uma camada que impede o contágio de alergias provocadas por partículas presentes no ar ou veiculadas pelas próprias mãos. Os lábios masculinos constituem a primeira região a ser atingida e danificada pela radiação solar. Estão expostos o ano inteiro sem a proteção que os batons femininos proporcionam. Além disso não possuem melanina e sua pele é fina.

Segundo estudos realizados pelas entidades, mundialmente vem se consolidando a tendência de crescimento do mercado de produtos para os cuidados pessoais. Esse fortalecimento advém do aumento da importância desses produtos, devido ao seu papel na saúde da pele e suas funções psico-sociológicas inerentes ao prolongamento da expectativa de vida, com a consequente necessidade de conservar uma aparência de juventude. A vida em sociedade é hoje encarada como um sistema de competição, sendo o corpo um elemento essencial de afirmação e de valorização da personalidade. Nesse moderno conceito, tais produtos extrapolaram sua condição de simples coadjuvantes no processo de embelezamento dos usuários, para virem a ser fundamentais na preparação das pessoas para um melhor desempenho social

Batom

O batom é constituído por um composto chamado de bala, sendo esta preparada da mesma maneira que os cremes untuosos, acrescentando apenas excitantes e corantes. A fabricação se resume na preparação das pastas, feitas através de um misturador. A substância principal é uma pomada ou um coldcream diversamente formulado com gorduras ceras, ésteres e álcoois com elevado ponto de fusão. A vaselina branca , a ceresina , a cera de abelhas branqueada, encontram-se entre os produtos mais utilizados. Devem-se empregar as substâncias num ponto de fusão por volta de 50ºC, para que possam espalhar-se com facilidade e ao mesmo tempo resistir ao calor do corpo humano.

Início do negócio – Fabricação de batons

Para um início de negócio, recomendamos ao empreendedor antes de mais nada uma produção em pequena escala , e para tanto não é necessário máquinas. Um tipo de ferramenta a ser utilizado seria a fôrma para os batons, além de vasilhas que possam ser aquecidas, e um misturador.

Matérias Primas – Fabricação de batons

Como ingredientes utilizam-se misturas de cera de abelhas, ceresina, parafina, espermaceti, lanolina, vaselina branca, óleo de rícino, manteiga de cacau, estearato de cetilo, álcool estearilico, óleos vegetais hidrogenados, etc. Convém lembrar que a cera de abelhas é cicatrizante e benéfica para os tegumentos; e que a lanolina, sendo muito untosa, é perfeitamente absorvida pela mucosa, nutrida por ela e por ela amaciada. Às vezes são introduzidasx pequenas quantidades de ceras sintéticas de elevado ponto de fusão, com as quais é possível corrigir a temperatura de amolecimento do batom.

Corantes do Batom. Os corantes são constituídos principalmente por derivados halogenados de fluoresceína, como a eosina, a eritrosina, a fluxina do vermelho de gerânio, a rodamina , o escarlate, o carmim e diversas lacas insolúveis.

Perfumes do batom. O perfume eventual deve ser efetuado com substâncias que não sejam desagradáveis ao paladar . Podem empregar-se os perfumes de frutas, etc.

Algumas formulações de batons.

FÓRMULA 1

  1. Carbonato de sódio muito puro – 48 gramas
  2. Eosina – 18 gramas
  3. Espermacete – 160 gramas
  4. Vaselina (de boa qualidade) – 3500 gramas
  5. lanolina hidratada – 1500 gramas
  6. Estearina – 930 gramas
  7. Anilina solúvel em óleo – quanto bastar

FORMULA 2

  1. Cera de abelhas – 20 partes
  2. Ácido esteárico – 10 partes
  3. Ozocerite – 10 partes
  4. Lanolina – 10 partes
  5. Vaselina líquida – 6 partes
  6. Óleo de rícino – 24 partes
  7. Vaselina – 10 partes
  8. Cor e perfume – 10 partes

FORMULA 3

  1. Óleo de rícino – 10 partes
  2. Álcool cetílico – 2 partes
  3. Cera de abelhas – 20 partes
  4. Ozocerite – 6 partes
  5. Lanolina – 10 partes
  6. Parafina líquida – 20 partes
  7. Estearato de butilo – 5 partes
  8. Óleo de rícino – 17 partes
  9. Cor e perfume – 10 partes

FÓRMULA 4

  1. Lanolina refinada – 20 partes
  2. Manteiga de cacau – 20 partes
  3. Cerade abelhas – 25 partes
  4. Parafina – 15 partes
  5. Óleo de rícino – 20 partes
  6. Corante e perfume – 10 partes

Põem-se todos estes componentes em uma vasilha esmaltada e leva-se ao fogo, moderado, ou melhor ainda, em banho-maria, para que se fundam, mexendo-se sempre o conjunto para transformá-lo numa massa igual. Quando tudo estiver dissolvido e bem misturado, retira-se do fogo, deixa-se abrandar um pouco a temperatura da mistura e , então, pode-se despejar nas formas ou moldes , dos quais só se retirará depois de totalmente frio.

Batom que deixa os lábios brilhantes

  1. Vaselina filante – 27 partes
  2. Parafina – 12 partes
  3. Cera de abelhas – 9 partes
  4. Cera de carnaúba – 4 partes
  5. Óleo de rícino – 30 partes
  6. Vaselina líquida – 8 partes
  7. Corante e perfume – 10 partes

Batom com protetor solar

Fase a)

  1. Óleo de rícino – 66,7%
  2. Álcool cetílico – 3,7%
  3. Metoxicinanato – 16%
  4. Corante – 7,0%
  5. Antioxidante – quanto bastar
  6. Preservante – quanto bastar
  7. Modo de Preparo: Misture o corante com pequena parte do óleo de rícino, até a mistura se tornar fina.
  8. Misture os demais ingredientes e aqueça até atingir 85ºC mexendo até a completar a fusão.

Fase b)

  1. Pigmento – Até a cor desejada
  2. Fragância – quanto bastar
  3. Modo de Preparo: Adicione vagarosamente os ingredientes com agitação para obter uma boa dispersão. Despeje nas formas ou embalagens.

Batom com ação Anti-Sético

Fase a)

  1. Cera de abelhas – 35 partes
  2. Vaselina líquida – 50,4 partes
  3. Vaselina ou petrolato – 10 partes
  4. Fluido de sillicone – 2 partes
  5. Modo de Preparo: Fundir a quente os igredientes.

Fase b)

  1. Fungicida, conservante – 0,1 partes
  2. Água – 1,0 parte
  3. Modo de Preparo: Dissolver o fungicida e o conservante na água.

Fase c)

  1. Emulsionante – 1 parte
  2. Modo de Preparo: Acrescentar o emulsionante, na mistura obtida na fase b. Misture aos ingredientes obtidos na fase a com agitação, mantendo a temperatura a 90ºC por 5 minutos.

Fase d)

  1. Aroma – 0,5 parte
  2. Modo de Preparo: Resfriar a 70ºC e adicionar o aroma. Colocar em formas.

CONTROLE DE QUALIDADE. Deve-se fazer alguns testes nas balas quando estão sendo moldadas, são eles:

1º) TESTE DE QUEBRA. Com a bala segura pelas duas mãos, fazer pressão para baixo, para efetuar a quebra da mesma aproximadamente ao meio. A aparência dessa quebra deve ter um formato cônico. Testar umas 5 unidades.

2º) TESTE DE FLAMBAGEM. Submeter a bala a temperatura e condição igual á da linha de montagem para observar se a aparencia da mesma terá um aspecto bom quando do momento da produção. Utilizar o equipamento da linha de flambagem para efetuar o teste. Testar umas 5 unidades.

3º) MEDIDA DA BALA. Na linha comercial de moldagem de batom, existe um parâmetro dos tamanhos mínimo, máximo ideais para balas moldadas. Checar umas 5 unidades.

Legislação Específica

Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.. Portaria nº 295, de 16 de abril de 1998

Institui como Regulamento Técnico – “Critérios para Inclusão, Exclusão e Alteração de Concentração de Substâncias utilizadas em Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes”

. Portaria nº 348, de 18/08/97.
Determinar a todos estabelecimentos produtores de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes, o cumprimento das Diretrizes estabelecidas no Regulamento Técnico – Manual de Boas Práticas de Fabricação para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes. Conforme o Anexo I da presente Portaria.

. Portaria nº 71, de 29/05/96.(teve alguns anexos revogados pela Resolução nº 79 de 28/08/2000) Aprovar a relação de documentos necessários à formação de processos para autorização, alteração e cancelamento de funcionamento de empresa, registro de produto, suas alterações, revalidação, cancelamento e outros procedimentos afins, conforme anexos.

Registro Especial

As normas e os procedimentos necessários para a obtenção do Registro de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes ou de alterações de registro são definidas na Resolução nº 79, de 28/08/2000. Esta resolução foi publicada considerando a necessidade de atualizar as normas e procedimentos constantes da Portaria 71, de 29/05/96, e com base na Lei 6.360, de 23/09/76 e seu Decreto 79.094, de 05/01/77. Também foi considerada a importância de compatibilizar os regulamentos nacionais e instrumentos harmonizados no âmbito do Mercosul.

FORNECEDOR DE EQUIPAMENTOS:

SEMCO S/A
Rua Dom Aguirre, 438 – Santo Amaro
São Paulo – SP
Tel: (0**11) 523-0055 Fax: (0**11) 522-9955
Produto: Misturadora para produtos pastosos .

FORNECEDOR DE MOLDES E FÔRMAS PARA BATONS:

FERRAMENTARIA FORMOTA
Rua Bacairis, 257 – Vila Formosa
São Paulo – SP
Tel: (0**11) 6671-0784
Contato: Sr. Reginaldo ou Ivaldo

FORNECEDOR DE EMBALAGENS:

IPEL
TEL: (0**11) 5517-0099
Contato: Sra. Maria José

FORNECEDORES DE MATÉRIA-PRIMA

BANDEIRANTE QUÍMICA
Av. Alberto Soares Sampaio, 1240
Mauá – SP – Cep: 09380-000
Tel: (0**11) 747-9999 Fax: (0**11) 747-9980
Produtos: cera de carnaúba, vaselina

ALQUÍMICA PRODUTOS QUÍMICOS E FARMACÊUTICOS
Rodovia BR 116, km 254,5
Rio Grande do Sul
Cep: 93270-000
Tel: (0**51) 473-6099 Fax: (0**51) 473-6096
Produtos: cera de carnaúba, carbonato de sódio, vaselina.

COREMAL COMÉRCIO E REPRES. MAIA LTDA
Av. da Recuperação, 2500
Pernambuco
Cep: 52091-010
Tel: (0**81) 441-1000 Fax: (0**81) 441-2000
Produtos: cera de carnaúba. Carbonato de sódio, cera de abelha

CASA AMERICANA
Rua Jaguaribe, 421
São Paulo – SP – Cep: 01224-001
Tel: (0**11) 221-8955 Fax: (O**11) 221-8646
Produtos: carbonato de sódio, vaselina, lanolina

ECIBRA IND. E COM. DE PRODUTOS QUÍMICOS LTDA
Rua Acari, 229
Cep: 04730-080
Tel: (0**11) 522-6406 Fax: (0**11) 521-0720
Produto: eosina

HIPPERQUÍMICA
Rua Oratório, 2579
Santo André – CEP: 09251-000
Tel: (0**11) 716-2426 Fax: (0**11) 716-2914
Produto: eosina amarela

FARBOM PRODUTOS QUÍMICOS LTDA
Rua Freire da Silva, 420
São Paulo – SP – Cep: 01523-020
Tel: (0**11) 279-7199 Fax: (0**11) 279-7636
Produto: espermacete

HERVAQUÍMICA IMP. E EXP. LTDA
Rua Visconde de Parnaíba, 3232
São Paulo – SP – CEP 03044-002
Tel: (0**11) 6694-4666 Fax: (0**11) 6693-8846
Produto: lanolina

CERALIT S.A IND. E COM.
Rodovia Anhanguera, km 103
Campinas – SP
Tel: (0**19) 240-1488 Fax: (0**19) 240-2942
Produto: estearina

CRODA DO BARSIL LTDA
Rua Croda, 580
Campinas – SP – Cep: 13001-970
Tel: (0**19) 225-6000
Produto: álcool cetílico

ENTIDADES PARA CONSULTAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COSMETOLOGIA
Rua Ana Catharina Randi, 25
Cep 04637-130 – Jd. Petrópolis – SP
Tel: (011) 240-5466 / Fax: (011) 240-5528

 

Endereços na Internet:

Site da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Neste site você encontra a legislação específica da área de cosméticos.
http://www.anvisa.gov.br/medicamentos/cosmeticos/legis/especifica.htm

http://www.abc-cosmetologia.org.br
 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Portal de notícias sobre o Mercado de Trabalho. Equipe de profissionais e colaboradores atualizam o portal diariamente com notícias relevantes sobre emprego, renda, empreendedorismo e qualificação profissional.

Continue Reading
Advertisement
2 Comments

2 Comments

  1. Mariana Bizerra Moreira

    22 de setembro de 2017 at 3:10 pm

    Quantos batons é possível fazer com cada fórmula

  2. Manuella

    5 de fevereiro de 2017 at 7:48 pm

    MUUUUUUUUUITO OBRIGADA!!! Essas informações me ajudaram demais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Em Destaque

Copyright © Emprega Brasil. Todos os direitos reservados.