Connect with us

Ideias de negócios

Como fazer batom – Saiba como montar fábrica de batons

Fazer Batons

Saiba como montar uma fábrica de batons lucrativa gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro fazendo batom, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Fabricação de batons

  • Ficha Técnica
  • Setor da Economia: Secundário
  • Ramo de Atividade: Indústria de Cosméticos
  • Tipo de Negócio: Fabricação e comércio de artigos de perfumaria
  • Produto: Batom

A história do Batom

A boca perfeitamente desenhada, revestida de batons transparentes, brilhantes, opacos, rosado ou vermelho intenso, sempre foi, e sempre será, o ponto alto da beleza do rosto e da maquiagem, e um batom, tanto pela textura quanto pelo colorido exaltam a beleza. A palavra cosmético vem do grego kosmetikós, que significa “o que serve para ornamentar”. Os cosméticos surgiram no Oriente na Antiguidade e se espalharam pelo resto do mundo. Os pós faciais, que surgiram em 4000 A.C. na Grécia antiga, eram perigosos, por ter grande quantidade de chumbo em sua composição, e chegaram a causar várias mortes prematuras. O ruge era um pouco mais seguro. Embora fosse feito com amoras e algas marinhas, substâncias naturais, sua cor era extraída do cinabre (sulfeto de mercúrio), um mineral vermelho. O mesmo ruge era usado nos lábios, como batom, onde era mais facilmente ingerido e também causava envenenamento.

O batom é uma necessidade com ares de acessório. Fundamental para hidratação e proteção dos lábios, o batom é considerado a maquiagem que mais valoriza o rosto das mulheres. Deve ser usado todos os dias, especialmente por mulheres que têm lábios carnudos ou que se ressecam com facilidade, explicam os dermatologistas. Além de hidratar e embelezar, o batom forma uma camada que impede o contágio de alergias provocadas por partículas presentes no ar ou veiculadas pelas próprias mãos. Os lábios masculinos constituem a primeira região a ser atingida e danificada pela radiação solar. Estão expostos o ano inteiro sem a proteção que os batons femininos proporcionam. Além disso não possuem melanina e sua pele é fina.

Segundo estudos realizados pelas entidades, mundialmente vem se consolidando a tendência de crescimento do mercado de produtos para os cuidados pessoais. Esse fortalecimento advém do aumento da importância desses produtos, devido ao seu papel na saúde da pele e suas funções psico-sociológicas inerentes ao prolongamento da expectativa de vida, com a consequente necessidade de conservar uma aparência de juventude. A vida em sociedade é hoje encarada como um sistema de competição, sendo o corpo um elemento essencial de afirmação e de valorização da personalidade. Nesse moderno conceito, tais produtos extrapolaram sua condição de simples coadjuvantes no processo de embelezamento dos usuários, para virem a ser fundamentais na preparação das pessoas para um melhor desempenho social

Batom

O batom é constituído por um composto chamado de bala, sendo esta preparada da mesma maneira que os cremes untuosos, acrescentando apenas excitantes e corantes. A fabricação se resume na preparação das pastas, feitas através de um misturador. A substância principal é uma pomada ou um coldcream diversamente formulado com gorduras ceras, ésteres e álcoois com elevado ponto de fusão. A vaselina branca , a ceresina , a cera de abelhas branqueada, encontram-se entre os produtos mais utilizados. Devem-se empregar as substâncias num ponto de fusão por volta de 50ºC, para que possam espalhar-se com facilidade e ao mesmo tempo resistir ao calor do corpo humano.

Leia  Como fazer doces dietéticos de frutas

Início do negócio – Fabricação de batons

Para um início de negócio, recomendamos ao empreendedor antes de mais nada uma produção em pequena escala , e para tanto não é necessário máquinas. Um tipo de ferramenta a ser utilizado seria a fôrma para os batons, além de vasilhas que possam ser aquecidas, e um misturador.

Matérias Primas – Fabricação de batons

Como ingredientes utilizam-se misturas de cera de abelhas, ceresina, parafina, espermaceti, lanolina, vaselina branca, óleo de rícino, manteiga de cacau, estearato de cetilo, álcool estearilico, óleos vegetais hidrogenados, etc. Convém lembrar que a cera de abelhas é cicatrizante e benéfica para os tegumentos; e que a lanolina, sendo muito untosa, é perfeitamente absorvida pela mucosa, nutrida por ela e por ela amaciada. Às vezes são introduzidasx pequenas quantidades de ceras sintéticas de elevado ponto de fusão, com as quais é possível corrigir a temperatura de amolecimento do batom.

Corantes do Batom. Os corantes são constituídos principalmente por derivados halogenados de fluoresceína, como a eosina, a eritrosina, a fluxina do vermelho de gerânio, a rodamina , o escarlate, o carmim e diversas lacas insolúveis.

Perfumes do batom. O perfume eventual deve ser efetuado com substâncias que não sejam desagradáveis ao paladar . Podem empregar-se os perfumes de frutas, etc.

Algumas formulações de batons.

FÓRMULA 1

  1. Carbonato de sódio muito puro – 48 gramas
  2. Eosina – 18 gramas
  3. Espermacete – 160 gramas
  4. Vaselina (de boa qualidade) – 3500 gramas
  5. lanolina hidratada – 1500 gramas
  6. Estearina – 930 gramas
  7. Anilina solúvel em óleo – quanto bastar

FORMULA 2

  1. Cera de abelhas – 20 partes
  2. Ácido esteárico – 10 partes
  3. Ozocerite – 10 partes
  4. Lanolina – 10 partes
  5. Vaselina líquida – 6 partes
  6. Óleo de rícino – 24 partes
  7. Vaselina – 10 partes
  8. Cor e perfume – 10 partes

FORMULA 3

  1. Óleo de rícino – 10 partes
  2. Álcool cetílico – 2 partes
  3. Cera de abelhas – 20 partes
  4. Ozocerite – 6 partes
  5. Lanolina – 10 partes
  6. Parafina líquida – 20 partes
  7. Estearato de butilo – 5 partes
  8. Óleo de rícino – 17 partes
  9. Cor e perfume – 10 partes

FÓRMULA 4

  1. Lanolina refinada – 20 partes
  2. Manteiga de cacau – 20 partes
  3. Cerade abelhas – 25 partes
  4. Parafina – 15 partes
  5. Óleo de rícino – 20 partes
  6. Corante e perfume – 10 partes

Põem-se todos estes componentes em uma vasilha esmaltada e leva-se ao fogo, moderado, ou melhor ainda, em banho-maria, para que se fundam, mexendo-se sempre o conjunto para transformá-lo numa massa igual. Quando tudo estiver dissolvido e bem misturado, retira-se do fogo, deixa-se abrandar um pouco a temperatura da mistura e , então, pode-se despejar nas formas ou moldes , dos quais só se retirará depois de totalmente frio.

Batom que deixa os lábios brilhantes

  1. Vaselina filante – 27 partes
  2. Parafina – 12 partes
  3. Cera de abelhas – 9 partes
  4. Cera de carnaúba – 4 partes
  5. Óleo de rícino – 30 partes
  6. Vaselina líquida – 8 partes
  7. Corante e perfume – 10 partes

Batom com protetor solar

Fase a)

  1. Óleo de rícino – 66,7%
  2. Álcool cetílico – 3,7%
  3. Metoxicinanato – 16%
  4. Corante – 7,0%
  5. Antioxidante – quanto bastar
  6. Preservante – quanto bastar
  7. Modo de Preparo: Misture o corante com pequena parte do óleo de rícino, até a mistura se tornar fina.
  8. Misture os demais ingredientes e aqueça até atingir 85ºC mexendo até a completar a fusão.
Leia  Montar Carro de Som para publicidade

Fase b)

  1. Pigmento – Até a cor desejada
  2. Fragância – quanto bastar
  3. Modo de Preparo: Adicione vagarosamente os ingredientes com agitação para obter uma boa dispersão. Despeje nas formas ou embalagens.

Batom com ação Anti-Sético

Fase a)

  1. Cera de abelhas – 35 partes
  2. Vaselina líquida – 50,4 partes
  3. Vaselina ou petrolato – 10 partes
  4. Fluido de sillicone – 2 partes
  5. Modo de Preparo: Fundir a quente os igredientes.

Fase b)

  1. Fungicida, conservante – 0,1 partes
  2. Água – 1,0 parte
  3. Modo de Preparo: Dissolver o fungicida e o conservante na água.

Fase c)

  1. Emulsionante – 1 parte
  2. Modo de Preparo: Acrescentar o emulsionante, na mistura obtida na fase b. Misture aos ingredientes obtidos na fase a com agitação, mantendo a temperatura a 90ºC por 5 minutos.

Fase d)

  1. Aroma – 0,5 parte
  2. Modo de Preparo: Resfriar a 70ºC e adicionar o aroma. Colocar em formas.

CONTROLE DE QUALIDADE. Deve-se fazer alguns testes nas balas quando estão sendo moldadas, são eles:

1º) TESTE DE QUEBRA. Com a bala segura pelas duas mãos, fazer pressão para baixo, para efetuar a quebra da mesma aproximadamente ao meio. A aparência dessa quebra deve ter um formato cônico. Testar umas 5 unidades.

2º) TESTE DE FLAMBAGEM. Submeter a bala a temperatura e condição igual á da linha de montagem para observar se a aparencia da mesma terá um aspecto bom quando do momento da produção. Utilizar o equipamento da linha de flambagem para efetuar o teste. Testar umas 5 unidades.

3º) MEDIDA DA BALA. Na linha comercial de moldagem de batom, existe um parâmetro dos tamanhos mínimo, máximo ideais para balas moldadas. Checar umas 5 unidades.

Legislação Específica

Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.. Portaria nº 295, de 16 de abril de 1998

Institui como Regulamento Técnico – “Critérios para Inclusão, Exclusão e Alteração de Concentração de Substâncias utilizadas em Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes”

. Portaria nº 348, de 18/08/97.
Determinar a todos estabelecimentos produtores de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes, o cumprimento das Diretrizes estabelecidas no Regulamento Técnico – Manual de Boas Práticas de Fabricação para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes. Conforme o Anexo I da presente Portaria.

. Portaria nº 71, de 29/05/96.(teve alguns anexos revogados pela Resolução nº 79 de 28/08/2000) Aprovar a relação de documentos necessários à formação de processos para autorização, alteração e cancelamento de funcionamento de empresa, registro de produto, suas alterações, revalidação, cancelamento e outros procedimentos afins, conforme anexos.

Registro Especial

As normas e os procedimentos necessários para a obtenção do Registro de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes ou de alterações de registro são definidas na Resolução nº 79, de 28/08/2000. Esta resolução foi publicada considerando a necessidade de atualizar as normas e procedimentos constantes da Portaria 71, de 29/05/96, e com base na Lei 6.360, de 23/09/76 e seu Decreto 79.094, de 05/01/77. Também foi considerada a importância de compatibilizar os regulamentos nacionais e instrumentos harmonizados no âmbito do Mercosul.

Leia  Como montar serviço de Alimentos Congelados - Passo a Passo

FORNECEDOR DE EQUIPAMENTOS:

SEMCO S/A
Rua Dom Aguirre, 438 – Santo Amaro
São Paulo – SP
Tel: (0**11) 523-0055 Fax: (0**11) 522-9955
Produto: Misturadora para produtos pastosos .

FORNECEDOR DE MOLDES E FÔRMAS PARA BATONS:

FERRAMENTARIA FORMOTA
Rua Bacairis, 257 – Vila Formosa
São Paulo – SP
Tel: (0**11) 6671-0784
Contato: Sr. Reginaldo ou Ivaldo

FORNECEDOR DE EMBALAGENS:

IPEL
TEL: (0**11) 5517-0099
Contato: Sra. Maria José

FORNECEDORES DE MATÉRIA-PRIMA

BANDEIRANTE QUÍMICA
Av. Alberto Soares Sampaio, 1240
Mauá – SP – Cep: 09380-000
Tel: (0**11) 747-9999 Fax: (0**11) 747-9980
Produtos: cera de carnaúba, vaselina

ALQUÍMICA PRODUTOS QUÍMICOS E FARMACÊUTICOS
Rodovia BR 116, km 254,5
Rio Grande do Sul
Cep: 93270-000
Tel: (0**51) 473-6099 Fax: (0**51) 473-6096
Produtos: cera de carnaúba, carbonato de sódio, vaselina.

COREMAL COMÉRCIO E REPRES. MAIA LTDA
Av. da Recuperação, 2500
Pernambuco
Cep: 52091-010
Tel: (0**81) 441-1000 Fax: (0**81) 441-2000
Produtos: cera de carnaúba. Carbonato de sódio, cera de abelha

CASA AMERICANA
Rua Jaguaribe, 421
São Paulo – SP – Cep: 01224-001
Tel: (0**11) 221-8955 Fax: (O**11) 221-8646
Produtos: carbonato de sódio, vaselina, lanolina

ECIBRA IND. E COM. DE PRODUTOS QUÍMICOS LTDA
Rua Acari, 229
Cep: 04730-080
Tel: (0**11) 522-6406 Fax: (0**11) 521-0720
Produto: eosina

HIPPERQUÍMICA
Rua Oratório, 2579
Santo André – CEP: 09251-000
Tel: (0**11) 716-2426 Fax: (0**11) 716-2914
Produto: eosina amarela

FARBOM PRODUTOS QUÍMICOS LTDA
Rua Freire da Silva, 420
São Paulo – SP – Cep: 01523-020
Tel: (0**11) 279-7199 Fax: (0**11) 279-7636
Produto: espermacete

HERVAQUÍMICA IMP. E EXP. LTDA
Rua Visconde de Parnaíba, 3232
São Paulo – SP – CEP 03044-002
Tel: (0**11) 6694-4666 Fax: (0**11) 6693-8846
Produto: lanolina

CERALIT S.A IND. E COM.
Rodovia Anhanguera, km 103
Campinas – SP
Tel: (0**19) 240-1488 Fax: (0**19) 240-2942
Produto: estearina

CRODA DO BARSIL LTDA
Rua Croda, 580
Campinas – SP – Cep: 13001-970
Tel: (0**19) 225-6000
Produto: álcool cetílico

ENTIDADES PARA CONSULTAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COSMETOLOGIA
Rua Ana Catharina Randi, 25
Cep 04637-130 – Jd. Petrópolis – SP
Tel: (011) 240-5466 / Fax: (011) 240-5528

 

Endereços na Internet:

Site da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Neste site você encontra a legislação específica da área de cosméticos.
http://www.anvisa.gov.br/medicamentos/cosmeticos/legis/especifica.htm

http://www.abc-cosmetologia.org.br

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba Artigos e Vagas por E-mail

Insira seu e-mail:

Click to comment

0 Comments

  1. Manuella

    5 de fevereiro de 2017 at 19:48

    MUUUUUUUUUITO OBRIGADA!!! Essas informações me ajudaram demais

  2. Mariana Bizerra Moreira

    22 de setembro de 2017 at 15:10

    Quantos batons é possível fazer com cada fórmula

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Posts Recentes

Ganhar dinheiro com Blog Ganhar dinheiro com Blog
Dinheiro5 meses ago

Como ganhar dinheiro com blog

Nos dias de hoje, ganhar dinheiro com blog, trabalhando unicamente no conforto de sua residência pode se tornar uma realidade....

Dinheiro Extra Dinheiro Extra
Dinheiro5 meses ago

Dinheiro Extra

Na hora de organizar as finanças, sabemos que qualquer adicional no final do mês já é capaz de fazer uma...

Dinheiro5 meses ago

Finanças Pessoais

Finanças pessoais para muitos, tornou-se sinônimo de pesadelo. A boa notícia é que não há nenhum segredo oculto para administrar essa...

Crédito Pessoal Crédito Pessoal
Dinheiro5 meses ago

Crédito Pessoal

O crédito pessoal nada mais é do que um empréstimo realizado para pessoas físicas. Diversas empresas e instituições bancárias oferecem...

Dinheiro5 meses ago

Empréstimo Pessoal Online

O surgimento de muitas empresas de crédito propiciaram vantagens ao trabalhador endividado. Uma delas é o empréstimo pessoal, que o...

Gerenciador Financeiro Gerenciador Financeiro
Dinheiro5 meses ago

Gerenciador Financeiro

Controlar com cuidado o próprio dinheiro é a melhor forma de saber onde os gastos estão indo, como melhorar e...

Dinheiro5 meses ago

Simulador de Financiamento

Simular um financiamento é a melhor forma de saber o quanto você terá que pagar em cada parcela, estabelecer a...

Empréstimo Pessoal Empréstimo Pessoal
Dinheiro5 meses ago

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal sempre é uma solução buscada em momentos de grande sufoco e apesar de ser uma alternativa muito...

Dinheiro5 meses ago

Como Juntar Dinheiro

Muitas vezes nossos sonhos demandam de certa quantia de dinheiro para serem realizados. No entanto, juntar esse valor parece ser...

O que fazer para Ganhar Dinheiro O que fazer para Ganhar Dinheiro
Dinheiro5 meses ago

O que fazer para Ganhar Dinheiro

Nem sempre a renda fixa do trabalho é o suficiente para alcançar objetivos financeiros. Por isso, muitas pessoas buscam uma...

Advertisement

Tendências