Conecte-se conosco

Ideias de negócios

Como fazer biscoitos – Veja como montar fábrica de biscoitos

Fazer Biscoito

Saiba como montar uma fábrica de biscoitos lucrativa gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro fazendo biscoitos, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Fabricação de biscoitos

Ficha Técnica
Setor da Economia: Secundário
Ramo de Atividade: Indústria de biscoito
Produto: Biscoito

Mercado – Fabricação de biscoitos

O mercado de biscoitos caracteriza-se pelo grande número de fabricantes de produtos similares, sendo a qualidade, boa apresentação e preço os principais diferenciais.
Apesar de ser um mercado concorrido, com um bom sistema de comercialização, a produção pode ser totalmente absorvida.

A opção pela produção de apenas um tipo de biscoito, visa baixar o custo do investimento inicial, sendo que a partir da penetração no mercado pede-se ampliar a variedade de produtos com aquisição de novos equipamentos. Mas nada impede que o empreendedor inicie as atividades oferecendo maior variedade de produtos.

Localização – Fabricação de biscoitos

O local a ser escolhido deve atender aos requisitos básicos de água, luz e telefone.

Investimento – Fabricação de biscoitos

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

Estrutura – Fabricação de biscoitos

A montagem da fábrica não é complexa, não requer mão-de-obra qualificada e as matérias-primas são de fácil acesso. A área produtiva deverá ser instalada num galpão de 300m² aproximadamente, já estando prevista a instalação de um segundo forno quando da expansão da produção. Seria interessante haver um sistema de circulação de ar, pois o forno aquece o ambiente demasiadamente.

Equipamentos – Fabricação de biscoitos

Os equipamentos básicos são:

– Masseira (recipiente onde se prepara os ingredientes);
– Esteira de 0,50m, mais cilindro e roseteira;
– Forno industrial;
– Máquina embaladora de mesa;
– Seladora de embalagens;
– Material e equipamentos de escritório e expediente, etc…

Mão de Obra – Fabricação de biscoitos

Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

Tipos de biscoitos

Antes de se descrever o processo industrial de obtenção de biscoito tentar-se-á fazer uma classificação do tipo de produto elaborado. Existem várias classificações usadas para esses produtos:

Biscoitos de massas duras (conhecidos como estampados): Neste tipo de produto o teor de proteína da farinha deve ser baixo.
Biscoitos de massas moles: Neste tipo de produto, o teor de proteína já pode ser médio, em torno de 9%;
Biscoitos de massas fermentadas: Neste tipo de produto, o teor de proteína já é mais elevado, em torno de 11%. São conhecidos como biscoitos cream cracker”, salgadinhos…

Matéria Prima – Fabricação de biscoitos

Os ingredientes estão divididos por funções principais, que são:

– Amaciador: Açúcar, gema de ovo e gordura;

* Açucar. Serve para fornecer a doçura; aumentar a maciez; contribuir para o volume; desenvolver cor de crosta agradável; agir como veículo para outros aromas; ajudar na retenção de umidade e dar um acabamento atrativo.

* Gordura. Esse ingrediente é um dos mais importantes no processamento do biscoito, e também um dos mais caros. A maioria das gorduras vegetais têm um aroma mais brando e uma ampla faixa de temperatura, além de possuir aditivos estabilizadores. Normalmente, a gordura num biscoito funciona como amaciador, contribuindo com o aroma e sabor, melhora a expansão, lubrifica a massa. Pode eventualmente funcionar como agente de crescimento pela retenção do ar.

* Gema de ovo. As gemas contribuem para a cor, o sabor e o efeito “shortening”, devido ao seu material gorduroso e à sua ação emulsificante. Contribui também às qualidades estruturais, que são expressas em características de textura e aparência.

– Estruturador: Farinha, leite, água e sal;
* Farinha de trigo. Este é o principal componente de aproximadamente quase todos os biscoitos. É responsável pela formação da rede de glúten, por isso é um ingrediente responsável pela estrutura do biscoito;

* Sal. O sal é um ingrediente que, além de contribuir para o sabor do produto, é responsável pelas características de desenvolvimento da proteína do trigo (glúten). O sal entra na composição de uma formulação em teores variando de 0,6 a 1,5% sobre a farinha de trigo. É sempre aconselhável uma uniformização do sal para que os seus equipamentos de distribuição não tenham problemas. Ela deve ser o mais puro possível, principalmente isento de cobre, para evitar a rancificação da gordura. Também deve-se evitar o excesso de alcalinidade, pois isso pode afetar o pH da massa do biscoito.

* Leite. O leite é um ingrediente que tem sido utilizado na formulação de biscoito há muito tempo. Pode-se usar o leite líquido ou em pó, sendo o último mais usado pelas facilidades de manuseio.

A proteína do soro é mais solúvel em água e possui um melhor poder amaciante da massa (o que facilita seu manuseio nos equipamentos) e do produto final. Por outro lado, pelo maior teor de lactose, o produto feito com adição de soro tende a se escurecer mais rapidamente na assadura.

* Água. É elemento importante na formulação e tem a função principal de dissolver os ingredientes, além de hidratar o glúten, possibilitando o seu desenvolvimento. Seu pH pode afetar de certo modo a qualidade da massa. Outro problema que pode eventualmente ocorrer é a presença de cobre ou outro metal associado ao aparecimento da rancificação de gordura.

Manuseio e pesagem dos ingredientes – Fabricação de biscoitos

O manuseio das matérias-primas numa indústria de biscoitos pode ser efetuado de diversas maneiras: sacos, a granel etc. O manuseio ou transporte dos ingredientes em grandes quantidades ou a granel tem suas vantagens e desvantagens:

– Vantagens. Necessidades menores de mão-de-obra; condições de armazenamento mais higiênicas e uniformes e melhores facilidades para rotação de estoque; chances de automatização melhores;

– Desvantagens. Maior custo do capital e problemas no processamento (ocorrência de alguma falha no equipamento de manuseio, além de necessidade de técnicas especiais para limpeza e manutenção do equipamento).

Processo de Produção – Fabricação de biscoitos

O processo de produção de biscoitos é bastante simples, compondo-se das seguintes etapas:
– Inicialmente é feita a mistura dos ingredientes;
– Essa mistura é transformada em uma massa homogênea através da masseira;
– A massa é laminada no cilindro de reversão;
– Em seguida é conduzida, através da esteira, para moldagem ou rosetagem onde serão elaborados os biscoitos;
– Após essa fase, a massa rosetada é conduzida ao forno;
– Ao sair do forno, os biscoitos são transportados para embalagem.

* Métodos de mistura. De modo geral, o processo de mistura de biscoito, seja ele do tipo que for e do creme usado no recheio, tem as seguintes funções:
– Homogeneização dos ingredientes para formar massa uniforme;
– Dispersão de sólido no líquido ou líquido no líquido;
– Formar soluções de um sólido num líquido;
– Desenvolver o glúten da farinha;
– Arear a massa, deixando-a menos densa.

* Etapas de fabricação.
– Mistura. Geralmente, a técnica utilizada é a de dois estágios:
No primeiro estágio é feito um creme de gordura, açúcar, xarope, leite em pó ou outro ingrediente enriquecedor ou emulsificante;
No segundo estágio, a farinha e os agentes de crescimento dissolvidos em água são adicionados ao creme. O tempo de mistura na primeira fase em misturador horizontal é de 3 a 5 minutos, ao passo que na segunda fase o tempo pode ser um pouco maior, a uma velocidade menor. A velocidade do misturador para o creme deve ser 86 r.p.m. e durante cinco minutos. Depois adicionam-se os demais ingredientes a baixa velocidade e durante cinco minutos.
– Assadura. Como o tamanho desses biscoitos é muito variável, é difícil estipular uma temperatura e tempo de assadura. Pode haver uma variação de cinco até doze minutos.

Quanto à temperatura, esta deverá ser maior no teto do que na base. Em relação à zonas do forno, a temperatura no meio deverá ser maior do que nas extremidades.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:

– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.

Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Algumas legislações que o futuro empreendedor deve ter conhecimento.
– LEI Nº 6.437/77 – Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências.
– DECRETO-LEI Nº 986/69 – Institui Normas Básicas sobre Alimentos.
– PORTARIA Nº 326/SUS/MS/97 – Aprova o Regulamento Técnico; Condições Higiênicos-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos

Produtores/Industrializadores de Alimentos .

Para maiores informações consultar o site da ANVISA.

Entidades

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
SEPN 515, Bloco B – Edifício Ômega – Brasília – (DF)
70.770-502
Tel. (61) 448 1326 / 1327 / 1303 / 1321

Ministério da Agricultura e do Abastecimento
Esplanada dos Ministérios, Bloco D – Brasília – (DF)
70043-000
Tel. (61) 218 2000 – Central de Atendimento ao Usuário – 0800.611995

Fornecedores

Equipamentos
Ariete Ind Com Mqs Fornos Ltda
Rua Mal Me Quer do Campo, 1313 – Itaquera – São Paulo – (SP)
08265-160
Tel. (11) 6521 7185

Sasib S/A
Rod. Regis Bittencout, Km 286 – Potuverá – Itapecerica da Serra – (SP)
06850-000
Tel. (11) 7948 7000

Matéria prima

Coparel
Av. Nova York, 707 – Porto Alegre – (RS)
90550-070
Tel. (51) 343 3222

Embalagens Flexíveis Diadema Ltda
Av. Fundibem, 184 – Micro Indústria – Diadema – (SP)
09961-390
Tel. (11) 4066 7833

Endereços na Internet:

Site da ANVISA: http://www.anvisa.gov.br

Ministério da Agricultura: http://www.agricultura.gov.br/

Ministério da Saúde: http://www.saude.gov.br/

Mais para você

Polvilho – Saiba como fazer gastando pouco Saiba como fazer Polvilho gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro fabricando polvilho, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais... Polvilho O polvilho é amido puro, extr...
Montar escola de culinária e Gastronomia gastando pouco Saiba como montar uma escola de culinária e gastronomia lucrativa gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro com atividade de ensino. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito ma...
Linguiça de frango – Saiba como fazer Saiba como fazer linguiça de frango gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro fabricando embutidos, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais... Fabricação de linguiça...
Confeitaria, Doceria – Saiba como montar gastando pouco Saiba como montar uma Confeitaria, Doceria gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais... Ficha Técnica Setor da Economia: Terciário Ramo de Atividade: ...
Como plantar Morango gastando pouco Como plantar morango gastando pouco e sem sem cometer erros, ganhe muito dinheiro cultivando morango. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais... Cultivo de morango O cultivo de mor...
Como fazer doces dietéticos de frutas Saiba como montar uma fábrica de doces dietéticos lucrativa, gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro fazendo doces, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais... Fabr...
Como fazer balas de coco – Montar fábrica de balas de coco Saiba como uma montar fábrica de balas de coco lucrativa gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro fazendo balas de coco, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais... ...
Como abrir um Abatedouro de Frango – Passo a Passo Ganhe muito dinheiro com abate de frangos, saiba como abrir um Abatedouro de Frango com pouco dinheiro e sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais... Ficha T...

Receba Artigos e Vagas por E-mail

Insira seu e-mail:

Propaganda

Posts Recentes

Ganhar dinheiro com Blog Ganhar dinheiro com Blog
Dinheiro4 meses ago

Como ganhar dinheiro com blog

Nos dias de hoje, ganhar dinheiro com blog, trabalhando unicamente no conforto de sua residência pode se tornar uma realidade....

Dinheiro Extra Dinheiro Extra
Dinheiro4 meses ago

Dinheiro Extra

Na hora de organizar as finanças, sabemos que qualquer adicional no final do mês já é capaz de fazer uma...

Dinheiro4 meses ago

Finanças Pessoais

Finanças pessoais para muitos, tornou-se sinônimo de pesadelo. A boa notícia é que não há nenhum segredo oculto para administrar essa...

Crédito Pessoal Crédito Pessoal
Dinheiro4 meses ago

Crédito Pessoal

O crédito pessoal nada mais é do que um empréstimo realizado para pessoas físicas. Diversas empresas e instituições bancárias oferecem...

Dinheiro4 meses ago

Empréstimo Pessoal Online

O surgimento de muitas empresas de crédito propiciaram vantagens ao trabalhador endividado. Uma delas é o empréstimo pessoal, que o...

Gerenciador Financeiro Gerenciador Financeiro
Dinheiro4 meses ago

Gerenciador Financeiro

Controlar com cuidado o próprio dinheiro é a melhor forma de saber onde os gastos estão indo, como melhorar e...

Dinheiro4 meses ago

Simulador de Financiamento

Simular um financiamento é a melhor forma de saber o quanto você terá que pagar em cada parcela, estabelecer a...

Empréstimo Pessoal Empréstimo Pessoal
Dinheiro4 meses ago

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal sempre é uma solução buscada em momentos de grande sufoco e apesar de ser uma alternativa muito...

Dinheiro4 meses ago

Como Juntar Dinheiro

Muitas vezes nossos sonhos demandam de certa quantia de dinheiro para serem realizados. No entanto, juntar esse valor parece ser...

O que fazer para Ganhar Dinheiro O que fazer para Ganhar Dinheiro
Dinheiro4 meses ago

O que fazer para Ganhar Dinheiro

Nem sempre a renda fixa do trabalho é o suficiente para alcançar objetivos financeiros. Por isso, muitas pessoas buscam uma...

Propaganda

Trending