Conecte-se conosco

Ideias de negócios

Como montar Agência de Viagens e Turismo – Passo a Passo

Saiba como montar uma Agência de Viagens e Turismo lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviços
Tipo de Negócio: Agência de Turismo Receptivo

Agência de turismo receptivo

Histórico

A indústria, que durante anos foi a principal fonte de dinheiro, perdeu lugar para o setor de prestação de serviços. Dentro desse novo cenário, o turismo despontou como um negócio excelente que movimenta bilhões de dólares em receita em todo o mundo. A prestação de serviços de turismo receptivo é hoje uma das atividades mais atrativas do setor terciário. A verdade é que o foco dos grandes investimentos mundiais está mudando de direção.

Mercado

Essa nova indústria já rende mais do que a farmacêutica e está chegando perto de setores gigantes como informática e telecomunicações. Esse boom no turismo está acontecendo porque as pessoas, principalmente as que moram nos países em desenvolvimento, resolveram sair da toca e conhecer o mundo. O crescimento deste mercado é uma excelente notícia não só para quem está ligado diretamente ao negócio, como os hotéis e as empresas de transporte, mas também para outros cinquenta setores da economia que estão indiretamente envolvidos.
Por todo esse impacto, o turismo está sendo considerado o maior empregador mundial da atualidade. De cada nove trabalhadores no mundo, pelo menos um está ligado a esse segmento.

Estrutura

Para a abertura de uma agência é necessário ter uma estrutura mínima de 50m².

Equipamentos

Os equipamentos básicos são:

  • Móveis e materiais de escritório;
  • Telefones, computadores, etc.

Pessoal

O quadro funcional de uma agência, dependerá da estrutura da agência, sendo que para iniciar o empreendimento pode-se funcionar com apenas um funcionário nas funções de emissor de passagens e atendente. Em casos assim o empreendedor deve se dedicar integralmente à empresa. Em empresas maiores os funcionários podem ser polivalentes, ou seja, podem fazer reservas, emitir passagens, negociar descontos e atender clientes.
Ter pessoal capacitado na equipe é fundamental, além de:

  • Ter boa aparência, desenvoltura, bom nível cultural;
  • Falar de preferência mais de um idioma;
  • Ser pontual, para que a empresa possa prestar um serviço de qualidade e bom atendimento.

Serviços

A diversificação nos serviços oferecidos é de fundamental importância, existem várias modalidades de turismo que podem ser explorados, tais como:

  • Turismo Rural – tem como segmento o agroturismo, visa levar o turista a conhecer a zona rural;
  • Turismo Ecológico – voltado para passeios ligados a natureza;
  • Turismo Étnico – voltado para promover intercâmbio entre os grupos étnicos (Portugueses, Italianos, Alemães..);
  • Turismo Cultural – visitas aos pontos culturais, da região;
  • Turismo da Melhor Idade – organizar passeios/visitas voltadas para terceira idade.

Requisitos básicos

Hoje existe uma definição exata de como esse tipo de negócio é operacionalizado dentro do vasto mercado turístico com expectativas bastante promissoras para o ramo de turismo receptivo. Contudo, é necessário observar uma série de requisitos básicos, começando por um bom planejamento do negócio, alem de:

  • Conhecer bem o mercado – concorrentes;
  • Conhecer o núcleo turístico receptor, seja o Estado e o município – recursos naturais, culturais,históricos, infra-estruturas turística e básica, serviços e calendário de eventos;
  • Conhecer o perfil do turista que visita o núcleo – através de pesquisa de turismo receptivo;
  • Utilizar o inventário da oferta turística – documento do conjunto de atrativos, de serviços turísticos, de infra-estrutura e de equipamentos, para que se possa conhecer a real situação dos núcleos, ordenando de forma correta sua exploração, otimizando a utilização de seus recursos naturais e culturais, sem sobrecarregar o seu limite de ocupação;
  • Conhecer perfis e outras fontes para montagem dos roteiros;
  • Identificar o seu público-alvo;
  • Se especializar (a agência) em determinada modalidade de turismo (ecológico, 3ª idade, religioso, cultural, agroturismo, negócios, etc.) para diferencial do serviço dos concorrentes;
  • Ter preços competitivos e compatíveis com o mercado;
  • Possuir veículos bem equipados e seguros;
  • Ter boa rede de contatos.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;
– Registro no Sindicato Patronal;
– Registro da empresa turística na EMBRATUR / Brasília;
– Filiação à ABAV (para concessão de carta de capacitação técnica);
– Registro no Sindetur – opcional;
– Registro do meio de transporte ou frota de ônibus/carro no DER (Departamento Estadual de Rodagem) – no caso de trânsito em estradas estaduais do Espírito Santo (ver Registro Especial), e no DNER (Departamento Nacional de Estradas e Rodagem) para o caso de transporte e circulação em estadas interestaduais.

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.

Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Para maiores informações sobre a legislação consultar o site da Embratur.

Registro Especial

A primeira condição para uma agência de viagens funcionar legalmente é registrá-la, como qualquer empresa de natureza comercial, na Junta Comercial do Estado em que está sendo instalada.
Após registro na Junta, a sua empresa deverá obter o cartão CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CGC) – na Receita Federal (este documento é necessário para adquirir o alvará de licença expedido pela Prefeitura Municipal).
A partir de então, a empresa providenciará seu registro junto à Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, geralmente, cada estado possui uma entidade que responde pela EMBRATUR.

No Espírito Santo, os interessados poderão obter os formulários necessários e maiores informações na Secretaria de Turismo do Espírito Santo. Para obter o registro, basta apresentar a documentação legal da empresa, preencher alguns formulários e pagar uma taxa para adquirir o certificado (que deve ser renovada a cada ano).

É interessante, também, que a empresa se cadastre no SNEA – Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias. A agência que não se associar a esse Sindicato não consegue cadastro para pleitear crédito junto às companhias aéreas. E crédito é vital para uma pequena agência, já que as operações de compra de passagens envolvem grandes somas de recursos e prazos curtíssimos de pagamento.

Entidades

BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo: http://braztoa.com.br
EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo: http://www.embratur.gov.br
ABAV – Associação Nacional das Agências de Viagens: http://www.abav.com.br
SNEA – Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias: http://www.snea.com.br

 

Referências:
Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Mais para você

Saiba como ter sucesso na Atividade Comercial Saiba como ter sucesso na atividade comercial com pouco dinheiro e sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais... Requisitos essenciais para que um negócio tenha sucesso 1º. O...
Montar uma Colônia de Férias gastando pouco Saiba como montar uma Colônia de Férias lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro com atividades recreativas. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais... Colônia...
Montar Carro de Som para publicidade Saiba como montar uma empresa de Carros de Som para Publicidade gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro com serviço de publicidade. Aprenda tudo:  investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e m...
Como ser um Comerciante de Sucesso Saiba como ser um Comerciante de Sucesso  gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais... Como ser um comerciante de sucesso A legislação que rege o Comér...
Como montar uma Consultoria Saiba como montar um escritório de consultoria gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro com prestação de serviço. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais... Escritório d...
Como montar uma agência de Viagens e Turismo Ganhe muito dinheiro com passeios turísticos, saiba como montar uma agência de Viagens e Turismo com pouco dinheiro e sem cometer erros, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais... Fich...
Como montar uma Agência de Viagens – Passo a Passo Ganhe muito dinheiro com turismo, saiba como montar uma Agência de Viagens com pouco dinheiro e sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento,  atendimento e muito mais... Ficha técn...
Como montar uma agência de Intercâmbio – Passo a Passo Saiba como montar uma Agência de Intercâmbio lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro com Intercâmbio, aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, captação de cliente, financiamento, mão de obra especializada, atendimento e muito mais... Agência de In...
Como montar uma Agência de Empregos Online – Passo a Passo Saiba como montar uma Agência online de Empregos online lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro com agenciamento de empregos via internet, Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimen...
Como montar Agência de Publicidade e Propaganda – Passo a Passo Saiba como montar uma Agência de Publicidade e Propaganda lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais... Ficha Técnica Setor da econ...
Como montar Agência de Ecoturismo Saiba como montar uma agência de Ecoturismo lucrativa gastando pouco e sem cometer erros, ganhe muito dinheiro com turismo ecológico. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais... Agência ...
Comércio Ambulante lucrativo, saiba como montar Saiba como montar um Comércio Ambulante lucrativo gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro com venda a varejo de mercadorias, por conta própria. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, aten...

Receba Artigos e Vagas por E-mail

Insira seu e-mail:

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

Posts Recentes

Ganhar dinheiro com Blog Ganhar dinheiro com Blog
Dinheiro4 meses ago

Como ganhar dinheiro com blog

Nos dias de hoje, ganhar dinheiro com blog, trabalhando unicamente no conforto de sua residência pode se tornar uma realidade....

Dinheiro Extra Dinheiro Extra
Dinheiro4 meses ago

Dinheiro Extra

Na hora de organizar as finanças, sabemos que qualquer adicional no final do mês já é capaz de fazer uma...

Dinheiro4 meses ago

Finanças Pessoais

Finanças pessoais para muitos, tornou-se sinônimo de pesadelo. A boa notícia é que não há nenhum segredo oculto para administrar essa...

Crédito Pessoal Crédito Pessoal
Dinheiro4 meses ago

Crédito Pessoal

O crédito pessoal nada mais é do que um empréstimo realizado para pessoas físicas. Diversas empresas e instituições bancárias oferecem...

Dinheiro4 meses ago

Empréstimo Pessoal Online

O surgimento de muitas empresas de crédito propiciaram vantagens ao trabalhador endividado. Uma delas é o empréstimo pessoal, que o...

Gerenciador Financeiro Gerenciador Financeiro
Dinheiro4 meses ago

Gerenciador Financeiro

Controlar com cuidado o próprio dinheiro é a melhor forma de saber onde os gastos estão indo, como melhorar e...

Dinheiro4 meses ago

Simulador de Financiamento

Simular um financiamento é a melhor forma de saber o quanto você terá que pagar em cada parcela, estabelecer a...

Empréstimo Pessoal Empréstimo Pessoal
Dinheiro4 meses ago

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal sempre é uma solução buscada em momentos de grande sufoco e apesar de ser uma alternativa muito...

Dinheiro4 meses ago

Como Juntar Dinheiro

Muitas vezes nossos sonhos demandam de certa quantia de dinheiro para serem realizados. No entanto, juntar esse valor parece ser...

O que fazer para Ganhar Dinheiro O que fazer para Ganhar Dinheiro
Dinheiro4 meses ago

O que fazer para Ganhar Dinheiro

Nem sempre a renda fixa do trabalho é o suficiente para alcançar objetivos financeiros. Por isso, muitas pessoas buscam uma...

Propaganda

Trending