Ideias de Negócios

Como montar empresa de Poços Artesianos – Passo a Passo

 

 

 

By  | 10/11/2017

Saiba como montar empresa de Poços Artesianos lucrativa gastando pouco e sem cometer erros. Ganhe muito dinheiro perfurando e construindo poços. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Poços artesianos

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviços
Tipo de Negócio: Construção de Poços Artesianos

Apresentação

Os homens já mataram por ouro, minério, petróleo e até por água. Especialistas do Banco Mundial e da ONU prevêem que as próximas guerras, envolvendo milhares de pessoas, terão como estopim a disputa por esse prosaico, porém vital, líquido. Se pelo lado social a falta de água representa um transtorno e uma séria ameaça à saúde pública, para um segmento empresarial o problema é sinônimo de novas oportunidades de expansão. É o caso das empresas que atuam na perfuração de poços artesianos.

Mercado

O mercado apresenta-se bastante concorrido, devido principalmente à proliferação de empresas do setor que não são regulamentadas, já que, toda perfuração precisa primeiro ser registrada junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica e, por ser considerada uma construção, está sujeita ao recolhimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Sem atender a essa exigências, essas empresas praticam preços menores que os negócios regulares. Apesar da concorrência desordenada, acredita-se que as perspectivas futuras são boas para as empresas regulares, pois o Brasil é privilegiado em termos de recursos hídricos subterrâneos.

Estruturas

A estrutura básica para este empreendimento deve contar com uma área para o depósito dos equipamentos e para o escritório.

Investimento

Irão variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

Equipamentos básicos

– Equipamentos de perfuração (Rotativa, Percussora, Roto pneumática, etc.);
– Compressores de ar;
– Equipamentos de bombeamento (Bombas centrífugas e de eixo vertical);
– Ferramentas (pás, enxadas, picaretas, etc.);
– Móveis e equipamentos do escritório.

Pessoal

Os funcionários podem ser divididos em dois grupos os do administrativo (atendentes) e os da análise e construção (Geólogo, engenheiro, pedreiros)

O que é um poço artesiano

O poço artesiano nada mais é do que um poço tubular profundo, que vai buscar a vazão do subsolo. Quanto maior a necessidade de vazão, mais profundo o poço deve ser.

VOCÊ VIU?  Como montar uma fábrica de Massa Plástica

Quem pode usar

A pessoa interessada em iniciar alguma atividade agrícola e que não possui água disponível em sua propriedade pode estar construindo um poço artesiano.

Construção do poço artesiano

A perfuração de um poço compreende desde a instalação do canteiro de obras, passando pela perfuração com lama (áreas sedimentares) ou ar comprimido (áreas de rochas), descida do revestimento (tubos e filtros) e colocação do pré-filtro, testes de produção e acabamento da obra.

Para a obtenção de bons resultados na perfuração de poços é preciso que ele seja feito dentro dos modernos recursos do mapeamento hidrogeológico e com utilização de tecnologia de ponta para evitar uma série de problemas construtivos, causando excessiva produção de areia, desmoronamentos, falta de proteção sanitária, posicionamento inadequado dos filtros, entre outros problemas que podem reduzir a vida útil do poço.

Além disso, é necessário uma equipe capacitada para desenvolver essas atividades utilizando um plano de trabalho tocado por técnicos especializados e de acordo com as características de cada região.

Custos

O custo deve ser calculado por metro de perfuração e engloba desde a mão-de-obra até o trabalho de geólogos, passando pelos materiais usados no revestimento.

Tempo de construção

Um poço, dependendo da profundidade e sua finalidade, poderá ser perfurado de 2 a 5 dias, em rocha e até 30 dias em terrenos sedimentares, para projetos de alta vazão e grande diâmetro.

Vantagens do poço artesiano

O poço permite uma independência com relação à rede pública e, se bem feito, pode ser usado durante 50 anos em média, oferecendo água totalmente livre de bactérias. Outras vantagens na extração da água subterrânea através da perfuração dos poços em comparação com o sistema tradicional, ou seja, o de captação superficial são: vazão necessária sempre atendida pelos poços, maior proteção contra agentes poluidores, melhor qualidade da água, quase sempre dispensando tratamento com a adição de produtos químicos e investimento pequeno em comparação com a captação da superfície.

Desvantagens do poço artesiano

Em regiões onde a água apresenta excesso de ferro, enxofre ou outros minerais, a construção desse tipo de poço é desaconselhável, já que ela estará imprópria para o consumo. Outro perigo são os poços domésticos, feitos sem orientação, que podem apresentar contaminação do lençol freático (uma camada de água mais próxima à superfície do que a utilizada nos poços artesianos).

VOCÊ VIU?  Montar empresa de engarrafamento de água de coco

Alguns lembretes importantes

– Procurar ofertar aos clientes um serviço completo, ou seja, dar toda assistência, mesmo com o término da construção;
– Investir sempre na melhoria dos equipamentos de trabalho (perfuradores, compressores, etc..);
– Todo poço requer um cálculo do balanço hídrico, a forma de determinar o volume de água que se pode retirar da reserva subterrânea sem esgotá-la nem causar danos ao solo.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.

Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990), como támbem é aconselhável a filiação imediata à Abas (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas).

Se faz importante que o futuro empreendedor tenha o conhecimento de algumas legislações específicas que regem esta atividade, tais como:
– LEI Nº 9.433/97. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
– LEI Nº 9.984/00. Dispõe sobre a criação da Agência Nacional de Águas – ANA

VOCÊ VIU?  Como montar uma fábrica de óleo de coco

Na ABNT

– NBR 12212. Projeto de poço para captação de água subterrânea.
Para maiores informações consultar a ABNT.
Registro Especial

Toda perfuração precisa primeiro ser registrada junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica e, por ser considerada uma construção, está sujeita ao recolhimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Entidades

ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Núcleo – Rio de Janeiro): http://www.abas.org/
ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas – Regional Leste RJ/ES/BA: http://www.abnt.org.br/

Referências:

SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *