Ideias de Negócios

Como montar empresa de venda, recarga, manutenção de extintores

 

 

 

By  | 11/12/2017

Como abrir ou montar empresa de venda, recarga e  manutenção de extintores de sucesso, sem cometer erros. Aprenda tudo, investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…

Ficha Técnica
Atividade: Serviços
Tipo de Negócio: Manutenção de extintores de incêndio
Produtos: Recarga e manutenção de extintores, projetos de segurança.
Área mínima : 300 m²

Manutenção de Extintores

Mercado

A fiscalização mais rigorosa de edifícios, condomínios, pontos comerciais e industriais, nos últimos anos aqueceu as vendas equipamento de segurança, dentre eles extintores de incêndio, mangueiras, esguichos, luzes de emergência, alarmes, etc.

Este é um negócio que exige uma equipe de trabalho responsável, bons fornecedores de produtos químicos e muita técnica para lidar com os equipamentos de segurança, fundamentais em momentos de necessidade extrema, quando vidas ou patrimônios estarão em jogo.

Tradição no mercado também é fator de relativa importância, e a consolidação do negócio poderá ser apressada com a assinatura de contratos de fornecimento e manutenção desses equipamentos junto a condomínios, empresas comerciais, shopping centers e órgão públicos.

Exigência

Atuar neste segmento exige credenciamento, certificado e licenciamento da empresa pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial – INMETRO. A renovação destas autorizações, que conferem à empresa uma credencial para funcionamento, é exigida de dois em dois anos, sendo também necessária, semestralmente, uma inspeção de aferição dos equipamentos.

Também é necessária uma autorização do batalhão do Corpo de Bombeiros Militar responsável pela região que, normalmente, fornece esclarecimentos extras acerca de medidas, normas e padrões de segurança para proceder a vistoria e recarga
dos extintores.

Serviços

O empreendedor interessado em montar uma loja de comercialização desses produtos deve também oferecer os serviços de instalação e assistência técnica dos equipamentos.

Recarga extintores

A recarga é a principal atividade de um empreendimento do ramo de manutenção de extintores de incêndio. Ela é feita de acordo com o tipo do cilindro e a finalidade de aplicação.

A operação de recarga consiste no descarregamento da pressão residual, retirada da válvula, limpeza interna, e posterior recarga com água ou algum dos produtos químicos utilizados, seguida da reposição da válvula (aprovada nos testes de desgaste e integridade). Por fim, injeta-se a pressão, atentando-se para eventuais vazamentos provocados por imperfeições externas e internas do cilindro( tais como, ferrugem, trincas, soldas ou furos).

A pintura dos cilindros deverá ser sempre a vermelha (cor característica dos equipamentos de combate ao fogo) e deverá ser fixado na válvula um lacre com os dados da empresa responsável, data de recarga e validade da mesma.

Tipos de sistemas de extinção

Os sistemas de extinção de incêndios, podem ser assim classificados:

  1. Sistemas de ARREFECIMENTO, que consistem na retirada do “calor de reação”, reduzindo a temperatura do material em combustão, para níveis abaixo dos de auto-inflamação;
  2. SUFOCAÇÃO, que é a retirada do oxigênio ou a diluição dos vapores da substância combustível para um nível tal que a combustão não consiga se manter;
  3. SEPARAÇÃO MECÂNICA do produto combustível do ar. Recorrem-se às espumas que, criando uma cortina, evitam o contato entre a substância combustível e o ar.
VOCÊ VIU?  Estopa - Saiba como fazer

Produtos utilizados para recarga

  • água pressurizada, para extintores de classe A (próprios para combustíveis sólidos, como madeira, papel,tecidos,entulho);
  • dióxido de carbono (por não ser condutor de eletricidade, é utilizado no combate ao fogo em equipamentos elétricos energizados);
  • bicarbonato de sódio (pó que ao entrar em contato com o fogo, interrompe a reação em cadeia, extinguindo-o imediatamente),
  • fosfato de monoamônio (produto de aplicações bastante específicas).

Alternativas

Para aumentar o movimento, o empresário pode contatar fabricantes de extintores com o objetivo de tornar-se POSTO AUTORIZADO de recarga. A empresa poderá, também, fazer PROJETOS DE SEGURANÇA contra incêndios para seus clientes e ainda dar MANUTENÇÃO em mangueiras e hidrantes.

Tudo isso como parte de um sistema de acompanhamento do “pós-venda” pode ser um diferencial interessante.

Para tanto, a empresa deve manter um cadastro (constando data de compra, tipo de cilindro, aplicação e data para recarga) com o objetivo de utilizar, principalmente as datas para recarga, como “argumento” para contato com o cliente dono de extintores em vias de expirar prazos de recarga e manutenção do equipamento.

Propaganda

A mala direta é um meio de divulgação do negócio muito eficiente, e a visita a clientes uma boa estratégia de vendas. Outra forma de aumentar as vendas é a montagem de pequenos estandes em centros comerciais e postos de combustíveis.

Equipamentos

Equipamento para testes hidrostáticos, cabine para pintura, compressor de ar de grande capacidade pressurizadora, transferidor de gases, equipamento para limpeza interna do cilindro, bancada multiteste, balanças eletrônicas, transferidor de pó a vácuo, maquina de teste de mangueira hidrante e máquina de empatação. Exige, ainda, um veículo utilitário médio, telefone.

É possível optar pela aquisição de equipamentos mais simples (porém, devidamente aferidos), o que baixaria consideravelmente o custo inicial da montagem da empresa de manutenção de extintores. No entanto, deve-se lembrar que a empresa prestará serviços e fornecerá produtos de SEGURANÇA e, para tanto, a qualidade dos mesmos deve ser inquestionável.

É importante lembrar, que no caso de acidentes ocorridos em função de falhas na manutenção de extintores, a responsabilidade civil, e até criminal, recai sobre a empresa responsável pelo serviço.

Pessoal

O nº mínimo de pessoas trabalhando é 04: o proprietário na administração, atendimento e vendas, um auxiliar administrativo e dois operários.

Legislação Específica

.Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO, em sua Portaria Nº 35, de 18 de fevereiro de 1994, aprova o REGULAMENTO para a obtenção do CERTIFICADO de Capacitação Técnica para os Serviços de Manutenção de Extintores de Incêndio e o Regulamento Específico para Extintores de Incêndio.

VOCÊ VIU?  Como montar uma hidroponia

O QUE DIZ O REGULAMENTO. Diz que o “Termo Vistoriador” identifica empresas prestadoras de serviço de manutenção e que o “Termo Recarregador” identifica, unicamente,as prestadoras de serviço de recarga.

OBJETIVO. O objetivo do Certificado de Capacitação Técnica é atestar a conformidade do serviço de manutenção de extintores de incêndio com o Regulamento do INMETRO, bem como com as Normas da ABNT.

.A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) exige, também, o cumprimento de algumas normas, tais como as NBR’s: 10721, 11715, 11716, 11751, 11762, 12962, 7195, 9654, 9695, 11863, e NBR ISO 9002 e 9003.

Os serviços de VISTORIA (manutenção de terceiro nível)devem ser executados, conforme previsto no anexo, até que seja editada Norma Brasileira pertinente ao assunto.

Todo VISTORIADOR, que sob sua responsabilidade presta serviço de manutenção de extintores de incêndio em conformidade com esse Regulamento, e exerce ou faz exercer, sob sua responsabilidade, controles desse serviço, pode solicitar ao Organismo de Certificação Credenciado (OCC), o Certificado de Capacitação Técnica para execução do serviço de manutenção de extintores de incêndio.

A prestação do serviço de manutenção de extintores de incêndio está vinculado à concessão do Certificado de Capacitação Técnica e é o documento que dá ao Vistoriador o direito de apor nos extintores de incêndio a Identificação da Certificação.

O OCC se reserva o direito de divulgar a relação dos Vistoriadores com contrato em vigor, suspenso ou cancelado, ou qualquer outra informação que julgue pertinente.

O RECARREGADOR deverá firmar contrato com qualquer Vistoriador, detentor do Certificado de Capacitação Técnica,o qual assumirá as responsabilidades técnica, civil e penal em relação aos serviços prestados pelo recarregador, perante o OCC e terceiros.

Toda contratação ou rescisão deverá ser comunicada por escrito ao OCC. E o recarregador, em seus impressos e publicidade, deverá divulgar a cargo de quem (vistoriador) está entregue a responsabilidade técnica de seus serviços.

O Certificado de Capacitação Técnica, emitido em favor do vistoriador, não se estende aos seus contratos, que só poderão realizar serviços de recarga quando expressamente autorizados pelo Vistoriador.

Registro Especial

  • Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial – INMETRO;
  • Corpo de Bombeiros Militar.

Sites afins

Extintores de Incêndio Recarga, Testes, Venda e Aluguel‎:  http://www.engefogo.com.br
Extintor Veicular: http://www.idealextintores.com
Extintores de incêndio: http://www.recargadeextintores.com.br

 

Referências:
SebraeIBGEDIEESEIPTInstituto DatafolhaInstituto IBOPEWikipédia, Jornal EstadãoJornal Folha de S.PauloJornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA, MCTI, MDA, MDIC, MMA, MME, MTE.

VOCÊ VIU?  Carro adaptado para comércio ambulante, veja como fazer

Artigos relacionados: Cessar fogo comércio e manutenção de extintores, Como montar uma empresa de extintores de incêndio, Como montar uma empresa de venda e recarga de extintores, Consultoria para abertura de empresas de extintores, Equipamentos de segurança: recarga de extintores, Extintores manutenção são paulo, Manutenção de extintores, Manutenção de extintores abc, Manutenção de extintores de incêndio, Manutenção de extintores em santos, Manutenção de extintores em sp, Manutenção de extintores nbr, Manutenção de extintores nivel 1, Manutenção de extintores nível 1, Manutenção de extintores nivel 1 2 e 3, Manutenção de extintores rj, Manutenção de extintores sp, Manutenção extintores de incêndio, Manutenção extintores incêndio, Manutenção extintores legislação, Manutenção extintores rj, Manutenção extintores sp, Máquinas para empresas de extintores, Nbr 12962, Nbr 13485, Nbr extintores 12693, Nbr extintores de incêndio, Nbr extintores de incêndio portáteis, Nbr extintores dimensionamento, Nbr extintores pdf, Nbr extintores sinalização, Recarga de extintores – grande são paulo, Recarga extintores, Recarga extintores abc, Recarga extintores de incendio, Recarga extintores em salvador, Recarga extintores preço, Recarga extintores rj, Recarga extintores santo andre, Recarga extintores serra es, Recarga extintores zona leste, Tipos de extintores, Venda e recarga de extintores.

Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Receba vagas e artigos no email. É grátis!

Emprega Brasil

Emprega Brasil, site de empregos, trabalho e renda.

1 Comment

  1. MARILICE MELCHERT

    setembro 21, 2016 at 7:49 pm

    Tenho interesse de abrir uma empresa de recarga e revenda de extintor de incêndio.
    Resido em Curitiba e gostaria de saber se tem algum curso

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *